Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Como plantar e cultivar espada-de-são-Jorge

      A espada-de-são-jorge ou espada-de-santa-bárbara, também conhecida como língua-de-sogra, rabo-de-lagarto e sanseviéria, é uma planta herbácea de origem africana.

      Além do seu uso ornamental, as espadas-de-são-jorge são também conhecidas como plantas de proteção contra o mau-olhado.

      De acordo com pesquisa científica, a espada-de-são-jorge limpa do ar: benzeno, metanal (formol), tricloroetileno, xileno e tolueno. E produz oxigênio durante a noite. Sendo assim, muito utilizada e conhecida como uma das plantas que purificam o ar.

      Pelos motivos já citados, é recomendada como uma ótima planta para se ter em casa.

      As folhas normalmente apresentam cor verde, com manchas em verde escuro e amarelo, podendo em certas ocasiões produzir pequenas flores em tom branco amarelado.

      Como plantar a espada de são jorge então?

      O primeiro passo é fazer a muda. Para isso, será necessário separar uma touceira que contenha pelo menos uma folha com um pedaço de rizoma.

      Iremos então para o preparo do vaso (que fica a seu critério).

      É importante forrar o fundo do vaso com argila expandida e recobri-la com manta bidim, pois essa combinação ajuda muito na drenagem das regas. Feito isso, preencha 1/3 do recipiente com areia peneirada pois ela evitará que o composto orgânico encharque a raiz e apodreça.

      Coloque então sobre a areia, um pouco de composto orgânico (húmus de minhoca, compostagem de fundo de rio, entre outros) e compacte um pouco com as mãos. Adicione terra e posicione a muda, preenchendo as laterais com mais terra, de forma que a muda fique bem firme no centro do vaso. Não necessita de solo especial.

      Preencha as laterais do vaso com cascas de pinus, que mantém a umidade e servem como matéria orgânica. Ajeite com a mão para que fiquem distribuídas por igual.

      Outra forma de fazer mudas é cortar uma folha em partes com até 10 cm de comprimento e enterrá-las na areia úmida. Em seguida, cubra com um saco plástico para o substrato continuar úmido. Com este processo bem simples, as estacas emitirão raízes.

      Adubações de reposição de nutrientes poderão ser feita uma vez ao ano, colocando uma colher de sopa do granulado adubo NPK 10-10-10 em cerca de 2 litros d’água, dissolvendo bem e regando a planta que deverá estar com o substrato úmido.

      Quanto às regas, devem ser bem espaçadas, e sem excesso de água, pois isto pode levar ao apodrecimento das raízes. Antes de uma nova rega, é necessário se certificar de que a terra está seca.

      O cultivo deve ser realizado a meia-sombra, que é a forma ideal, porém a espada-de-são-jorge suporta bem o contato direto com a luz solar.

      A época ideal para o plantio é entre maio e julho.

      A espada-de-são-jorge apresenta resistência a solos áridos e ao calor tropical, e também é capaz de suportar clima frio. É uma das poucas plantas capazes de suportar ar-condicionado e fumaça de cigarro, por isso elas são perfeitas para o paisagismo no interior da casa.

      Por ser de fácil cultivo acaba se tornando uma planta ideal para as famílias que possuem uma vida corrida e não dispõem de muito tempo para cuidados básicos, como as regas frequentes.

      Podem ser cultivadas em interiores com luminosidade de lâmpadas, desde que haja bastante claridade.

      Vale lembrar que assim que as raízes preencherem todo o espaço do vaso, é necessário trocar a planta de recipiente.

      Pronto (a) para decorar sua casa com essa simpática planta que ajuda a purificar o ar? Então conte pra gente aqui nos comentários em quais cômodos pretende coloca-las! 😉

      Em nossa loja você encontra todos os produtos necessários para o cultivo. Clique aqui para conferir.

Comments

comments

121 respostas para “Como plantar e cultivar espada-de-são-Jorge”

  1. terezinha disse:

    eu tenho na garagem de vez em quando florecem um aroma adoravel.
    tinha visitas em casa e nao acreditaram que era flor da planta. acharam que eu havia colocado galhos de outras flores. pois diseram que ha muito tempo cultivam e nunca floreceram…mas as minha sao lindas e cheirosas

    • Loja Plantei disse:

      Olá amiga Terezinha!

      Que legal. Algumas realmente dão flores e são bem agradáveis.
      Não é muito comum florescer, por isso algumas pessoa ficam ainda mais admiradas.

      Parabéns pelas suas plantinhas lindas e cheirosas.
      Um abraço! 😉

      • leilane disse:

        Cheguei de férias e encontrei uma inflorescência na minha. Que susto, pensei que tinha caído semente de outra planta no vaso kkkk

      • gostaria de colocar encima de uma mesa de jantar fica bom ou não.

      • Luciana disse:

        As minhas sempre floresceram, mas essa vez quando as flores secaram apareceram umas bolinhas verdes no ramo das flores, elas amadureceram. Acredito serem sementes, mas ninguém havia visto ainda.

        • Cristina disse:

          Parabéns pelo Blog. Aconteceu exatamente isto com o meu vaso de lança de São Jorge e gostaria de saber se depois q o galho dessas bolinhas secam, se tenho que cortá-lo. Pode me ajudar com uma resposta ? Obrigada.

      • Dulci disse:

        Oi Terezinha por favor pode postar a flor. Nunca vi. Obrigada. Abs

        • Olá se me pudessem ajudar eu agradecia eu tenho espadas de são Jorge em casa desde o verão até agora estiveram bonitas mas com o frio que faz em Portugal liguei o aquecimento e não sei se foi disso as folhas começaram a ficar molhes e a apodrecer não sei o que fazer, alguém poderia me ajudar?

    • Wilson Santos disse:

      Tenho 6 exemplares que replantei na terra com adubação natural em meia sombra há um ano, daquela com uma faixa amarela nas bordas. Uma delas floresceu esse mes de maio, aqui em Campo Grande MS.

    • Tenho um vaso na laje e nasceram 2 brotos com bolinhas verde, do tamanho de um grão de bico. Vão se tornar flores ?

  2. Joana Izabel lobo muliterno disse:

    Eu queria colocar no quarto.

  3. Celio Lago disse:

    Oi preciso saber se vcs. tem para vender muda da arvore Cotonete

  4. Luci disse:

    Tenho um vaso há mais de oito anos embaixo de um pergolado, quase nunca toma sol, já floresceu algumas vezes. Enquanto ela tiver vida vai ficar no mesmo lugar, pois está sempre muito linda!

    • Loja Plantei disse:

      Que bacana!
      É possível cultiva-los à meia luz também, como consta no post. Provavelmente a claridade de forma indireta faz com que a planta se desenvolva.
      Imaginamos a beleza da sua planta, as variedades desta espécie são realmente lindas né?!

      Um abraço! 😉

  5. eunice gaspar disse:

    gostaria de saber como conseguir aquela que fica com as folhas torcidas e pequenas

  6. Ana paula disse:

    Ola gostaria de saber qual altura que esta planta cresce e se vcs tem para vender bem altas.
    Obrigada

    • Loja Plantei disse:

      Olá Ana Paula.

      A planta atinge geralmente de 80 cm a 1 metro.
      Infelizmente não temos esta planta para venda.

      Obrigado pela visita. Volte sempre.
      Um abraço! 😉

    • Helena Carneiro disse:

      Não tenho jeito para cuidar de plantas, mas num futuro próximo, seu post será muito válido! Amei as dicas! E as espadas de São Jorge tbem!

  7. Jaqueline disse:

    Excelente artigo!
    Estas dicas podem ajudar a complementar a informação:
    http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-plantar-espada-de-sao-jorge-20360.html

  8. Regina Toscano disse:

    Olá, minha planta está forte mas as folhas estão perdendo a cor , eu não sei se é falta de luminosidade, pois fica no hall social do meu apto sem luz do dia apenas luminosidade de lâmpadas? O q faço?
    Obrigada

    • Loja Plantei disse:

      Bom dia Regina.

      Um dos fatores pode ser realmente a falta de sol. Procure deixa-la um exposta por um tempo a luz solar direta.
      Recomendamos também um fertilizante 12-08-06 que é ideal para o uso em folhagens. É um fertilizante mineral composto, especialmente elaborado para o cultivo de folhagens. Devido a sua elevada concentração de nitrogênio, faz com que as folhas cresçam bastante e com um verde abundante; por possuir uma quantidade considerada de fósforo, promove um ótimo enraizamento da planta; e o potássio, auxilia no combate à doenças e no fortalecimento. Contém também enxofre e cálcio. Segue o link do produto http://www.plantei.com.br/fertilizantes/farelados/fertilizante-samambaias-12-08-06-150g-vitaplan

      Um abraço. 🙂

  9. claudimara disse:

    como posso mudar de vaso a espada de são jorge deixando ela em dois vasos se ela e toda unidas

    • Loja Plantei disse:

      Bom dia Claudimara.

      O recomendado é que mude a planta toda de vaso. Do que ela estava para um maior, quando preencher todo o espaço do vaso que ela ocupava.

    • Dina Almeida disse:

      Olá boa noite , posso plantar a espada de são Jorge num vaso nas traseiras da minha casa ? de manhã apanha sol daquele lado, por volta da uma da tarde o sol vem para a frente da casa , e no inverno cá em Portugal , nas minhas traseiras os meus vasos apanham muita chuva , na parte da frente não porque a varanda da vizinha cobre da chuva , quero por favor a sua opinião , espada de são Jorge dá- se bem na rua? e dentro de casa com pouca claridade ?

      • Loja Plantei disse:

        Olá Dina.

        Podem ser cultivadas em interiores sim, com luminosidade de lâmpadas, desde que haja bastante claridade. Elas não precisam necessariamente da luz solar. Mas precisam de luz para se desenvolverem.

  10. AMIGOS POSSO PLANTAR ESPADA DE SÃO JORGE VARANDA OU TAMBEM SALA?
    GOSTO MUITO DESTE SAITE. VISITO TRES VEZES POR SEMANA ADORO
    DEUS ILUMINE ESTA EQUIPE.
    VASSOURENSE RJ

    • Loja Plantei disse:

      Olá Zilda.

      Pode sim. O cultivo deve ser realizado a meia-sombra, que é a forma ideal, porém a espada-de-são-jorge suporta bem o contato direto com a luz solar. Sendo assim, é importante que ela recebe ao menos claridade.

      Ficamos realmente felizes que goste e acompanhe.

      Obrigado pela visita, ela é muito importante para nós.

      Volte sempre!

      Um abraço de toda a equipe Plantei. 🙂

  11. Bruno disse:

    Muito bom o artigo, bem escrito e com informações ótimas sobre a espada-de-são jorge. Equipe de parabéns, fez meu dia mais feliz =)

    • Loja Plantei disse:

      Olá Bruno. Boa tarde!

      Ficamos realmente felizes que goste do conteúdo. Conhecimento bom é conhecimento compartilhado.

      Obrigado pela visita e volte sempre, ela é muito importante para nós.

      Um abraço! 🙂

    • Vera disse:

      Eu deixo a minha no quarto durante a noite de discutir fica na janela tomando sol

  12. Abraão disse:

    Olá, eu moro na praia e o solo do meu quintal é de areia de praia. Gostaria de saber se posso cultivar espadas de são Jorge nesse tipo de solo.Se sim, gostaria de saber também se posso fazer vasos usando essa mesma areia. Obrigado e boa noite.

    • Loja Plantei disse:

      Olá Abraão.

      Não!
      O ideal é fazer canteiros com bastante terra vermelha ou húmus. Mesmo assim envolver a parte de baixo (da cova ou do espaço que abrirá para o plantio) com um plástico para não infiltrar muito sal nas raízes, pois, se ficar em contato direto com a areia, a planta morrerá devido a desidratação.

  13. maria helena lemes disse:

    Ola.. tenho dois vasos na minha garagem…
    estão cheios que não sei se devo replantar em outro vaso…
    eles aumentam muito…e com isso vai perdendo a cor..tenho uma vaso com listras amarelas..e outro que e são folhas verdes…!!

  14. maria helena lemes disse:

    Gostaria de colocar um vaso de Espada de S.Jorge no banheiro..
    sera que tem algum problema..
    ok obrigada..!!

  15. Leandro Freitas disse:

    Olá, eu tenho um vaso dessa planta no meu banheiro e outro no meu quarto. São super práticas de cuidar e demandam pouca atenção. Ótimo pra quem trabalha o dia todo e não quer abrir mão de uma casa decorada com plantas naturais…

  16. Simone disse:

    Olá gostaria de plantar espada e são Jorge no quarto da minha filha, porém ela tem rinite. Sera q tem alguma contra indicação?

    • Loja Plantei disse:

      Olá Simone.

      Não saberemos afirmar com total certeza, mas acreditamos que não.

      Até porque, a espécie é conhecida como uma das plantas que purificam o ar. A espada-de-são-jorge converte dióxido de carbono em oxigênio durante a noite. Efetiva na purificação de benzeno, tricloroetileno, formaldeído, xileno e tolueno. São plantas de interior não tóxicas para humanos.

  17. Angélica disse:

    Olá gostaria de saber oque está acontecendo com minha espada,pois saí pra viajar e quando voltei ela estava com as folhas todas roídas, não sei se são insetos ou oque poderá ser? Obrigada

  18. maria cristina disse:

    Tenho 2 vasos de espada de são Jorge junto da porta de entrada de minha casa e tenho um aquário redondo com a espada de santa Barbara e de são Jorge dentro de aguá, elas estão na sala, pensei que se iam perder, mas verificou que já tem rebentos novos posso separar umas das outras e fazer outro aquário para pôr no quarto e ficar com elas nos dois sitios? No quarto e na sala?

  19. Marilena disse:

    Olá, aprecio muito as dicas de voces, estou pensando em plantar manjericão santo, para utilizar na retirada do flúor da água, voces têm para vender?…

  20. Elen Simplício disse:

    Oi!
    Estou aprendendo a cuidar de plantas (gostando muito, ótimo como terapia) e tenho um dúvida: posso plantar espada de são jorge no mesmo espaço da lança de são jorge?
    Se não, pq?

  21. Rosângela Ribeiro disse:

    Olá, eu adoro espada de são jorge, tenho na entrada de casa, uma fileira junto ao muro, estão lindas! Gostaria de saber: a espada de são Jorge é a com listras amarelas nas bordas das folhas, e a de santa Bárbara não tem amarelo? Muito grata, estou adorando tudo!

  22. Cássia Port disse:

    Olá!
    Tenho um pedaço de folha é possível fazer ela criar raízes primeiro em um copo com água?

    Ou o único jeito seria a técnica da areia que você descreveu?

  23. Elda Zemma disse:

    Olá , gostei muito do blog, adoro plantas. Eu tenho uma espada de são Jorge na varanda, ela está com as folhas dobrando , parece que vão quebrar, as folhas maiores estão com mais de um metro.sera que preciso mudar de vaso?

  24. CELIA ALMEIDA DE GARAVITO disse:

    Bom dia!

    Esse blog é show! gostaria de saber se a espada de são jorge, e a de santa barbara, purificam o ar do mesmo jeito. Aguardo resposta

  25. Fernanda Capibaribe disse:

    Olá, Tenho um vaso com espada de sta bárbara que deu rápido e cresceu bastante desde que plantei. As raízes já estão aparentes, o que indica que devo replantar num vaso maior, não é isso? No entanto, em minha casa não tem muito espaço e receio não poder ficar frequentemente trocando para vasos cada vez maiores. Dessa maneira, gostaria de saber como posso podar as plantinhas. Corto no talo da folha, ou há algum outro método específico? Grata e abraços!

  26. Ireneu Antonio Siegler disse:

    Tenho uma touceira de espada-de-sao-jorge há trinta e quatro anos, desde que me separei. Já mudei de endereço diversas vezes e, sempre a levei comigo. Está linda. Sempre a deixei no parapeito das janelas da cozinha. Sempre esteve plantada em vidro de palmito, com água e um pouco de areia para não dar chance a nenhum mosquito. Nada de adubo. Só reponho a água que evapora. Fácil e prático. Viajo sem preocupação. Quando volto, continua linda… Gostei das ideias de vocês e dos comentários.

  27. Judy disse:

    Tenho elas e plantadas em uma jardineira, e elas estão caindo (deitadas ), não conseguem ficar mais em pé. O que devo fazer?
    Replanta-las ou será por causa da terra?

  28. Kamyla bianca disse:

    Ola ganhei uma dessas de presente mas tenho um filho pequeno e gostaria de saber se ela eh venenosa se existe algum risco se meu filho tiver contato com ela ?…nao quero me desvazer mas tambem nao quero arriscar…

  29. Simoni disse:

    Ola gostaria de saber o significado da flor da espada de sao Jorge pois minha sogra tem a anos e nunk floresceu ela nem sabia que ela dava flores e agora um vizinho faleceu e as mulheres falaram q qdo ela floresce e por que vai morrer alguem da familia e a do vizinho estava toda florecida e dai ela foi olhar a dela e tbem esta florecida pense como ela ponhou na cabeça isso agora como faço PAra explicar o significado dessa planta e qto tempo ela leva para florecer?!?

  30. Terezinha disse:

    Boa tarde!!! Pretendo colocar na sala.. e n quarto.. por enquanto está n garagem..

  31. Irene disse:

    Olá,
    Ela aguenta bem as intempéries de vento sol chuva em terraço aberto e em laje de 10 andar? Obg!

  32. Natalia disse:

    Replantei minha espada e dividi em dois vasos e ela está morrendo. As folhas estão ficando fininhas igual papel. O que será que houve? Há como salvá las? Replantei com terra nova e humos…

  33. Roseli Ferreira caldad disse:

    Posso colocar aquelas pedras brancas no vaso da espada de são Jorge para ficar bonito ou será que vai prejudicar a planta obrigada.

  34. Marilene disse:

    Olá, tenho um vaso grande com lança de São Jorge há uns 6 anos . No ano passado pra minha surpresa e alegria deu cachos de flores belíssimas , mas agora ela está com um amarelão nas pontas. Será excesso ou falta de alguma coisa?

  35. Renata disse:

    Olá, plantei uma muda em vaso em abril e já estão nascendo varias novas folhas. Porém, de algumas semanas para cá estão infestafas de mosquitinhos pretos. O que devo fazer?

  36. Rafaela disse:

    Olá, gostei muito da reportagem…!
    E estava querendo uma espada-de-são-jorge dessas pequenas, sabe? E hj mesmo ganhei uma mudinha dessas! Fiquei super contente!
    Eu não quero que ela cresça muito, queria que ficasse com no máximo 50 cm pq minha sala é pequena e não é minha intenção ter uma planta grande. Mas li aqui que temos que trocar de vaso qd ela o ocupa todo… Terei sempre que fazer isso? Não dá pra deixá-la num mesmo vaso qd atingir o tamanho que eu quero?
    Outra coisa, toda planta q aparenta ser uma espada-de -são-jorge, de fato, é? Eu achava que, por ser pequena, era uma outra planta.
    Posso usar as dicas que vcs deram aqui para todas?
    Obrigada!

  37. Karmel disse:

    Bom dia!

    Tenho um pequeno vaso com 3 mudas no meu quarto, com lascas de madeira para cobrir a terra.
    Fui aprender somente agora, que só devo regar a espada de são jorge quando a terra estiver seca! =/
    Mesmo assim, a planta vai bem e está nascendo um novo brotinho, porém está cheio de “micro bichos” na terra. Já tirei as madeiras e estou deixando o vaso no sol para secar.
    Mas o que posso fazer com os bichos? Recomenda algum tipo de “veneno” ou esses bichinhos não atrapalham a planta?

    Obrigada!

  38. Plínio Brauer disse:

    Bom dia, tenho uma saída de água de um ar-condicionado que cai em uma área dentro do meu apartamento, estava pensando em colocar uma espada de são jorge para aproveitar a água. Ele solta cerca de 1 litro de água por noite. Essa planta suportaria essa quantidade de água? Se não, qual planta vc indica?

  39. Maria Vieira disse:

    Tenho uma Espada de S.Jorge mas gostaria de dividi-la em 2 vasos como posso fazer?Posso cortar algumas folhas e plantar noutro vaso?

  40. Beatriz disse:

    Olá! Parabéns pelo blog em primeiro lugar. Sempre pego dicas boas por aqui…
    Queria ver se me ajudam mais uma vez. Tenho uma espada verde mais escura e outra com a borda amarela, em dois vasos. A segunda está fraca (um dos ramos não para de pé) e com as bordas amarronzadas (parecendo secas ou apodrecidas). Será que estou colocando muita água? Ponho nos dois vasos com a mesma frequência, mas depois de ler seu post estou supondo que a planta que está boa esteja conseguindo absorver toda a água porque já cobriu todo o vaso. Como a amarelada está numa vaso bem maior e acabou não se desenvolvendo tanto, acredito que tenha que diminuir a quantidade ou frequência da rega. Acha que pode ser isso?
    Muito obrigada!

  41. Olá, gostei muito do post, do blog e sigo vcs no Instagram. Tenho um vaso com Espada de São Jorge há 1 ano e nunca fiz fertilização. Agora percebi que as folhas que nascem, vêm mais finas, parece que mais fracas e a terra do vaso parece que baixou um pouco. Vi acima como fertilizar mas estou na dúvida quanto à terra. Com qual terra devo completar o vaso? É isso mesmo que devo fazer? Muito obrigada

  42. Olá, gostei muito do post, do blog e sigo vcs no Instagram. Tenho um vaso com Espada de São Jorge há 1 ano e nunca fiz fertilização. Agora percebi que as folhas que nascem, vêm mais finas, parece que mais fracas e a terra do vaso parece que baixou um pouco. Vi acima como fertilizar mas estou na dúvida quanto à terra. Com qual terra devo completar o vaso? É isso mesmo que devo fazer? Muito obrigada

  43. Pamela Queiroz disse:

    Tenho uma espada de sao jorge miniatura porém fiz o plantio separadamente pque o vaso teve muitas e teria que trocar d vaso. Mas a pergunta é a seguinte:
    Na replantagem o vasinho que adquirir para o plantio é sem furo embaixo tem algum problema de a raiz mofar. Eu deixo ela de dia no sol da minha janela. E a noite subo ela pro quarto. Tem algum problema ela ficar nesse vasinho. Se quiser mando a foto. Eh lindinha….

  44. Pamela Queiroz disse:

    Tenho uma espada de sao jorge miniatura porém fiz o plantio separadamente pque o vaso teve muitas e teria que trocar d vaso. Mas a pergunta é a seguinte:
    Na replantagem o vasinho que adquirir para o plantio é sem furo embaixo tem algum problema de a raiz mofar. Eu deixo ela de dia no sol da minha janela. E a noite subo ela pro quarto. Tem algum problema ela ficar nesse vasinho. Se quiser mando a foto. Eh lindinha….

  45. Marcia magno disse:

    Coloquei ne meu quarto uma espada de são jorge. Durmo com ar condicionado mperatur media. Depois de uma semana ela ficou com as palmas amareladas e flácidas. Tive que corta-las pois Parecia que a planta estava morrendo… O que acham que ocorreu?

  46. Marcia magno disse:

    Coloquei ne meu quarto uma espada de são jorge. Durmo com ar condicionado mperatur media. Depois de uma semana ela ficou com as palmas amareladas e flácidas. Tive que corta-las pois Parecia que a planta estava morrendo… O que acham que ocorreu?

  47. […] – Plantas Interior. – Astrocentro. – Revista Casa e Jardim – Plantei […]

  48. […] – Plantas Interior. – Astrocentro. – Revista Casa e Jardim – Plantei […]

  49. CLARA Belaciano disse:

    Ganhei um vaso com algumas plantas de de São Jorge. Mas no prazo de 02 semanas as folhas uma a uma começaram a tombar; ficaram caídas para os lados.

    Será por que molho diariamente ?
    Elas ficam direto no sol , na varanda ?

    O que vocês recomendam ?

    Obrigada
    Clarinha

  50. CLARA Belaciano disse:

    Ganhei um vaso com algumas plantas de de São Jorge. Mas no prazo de 02 semanas as folhas uma a uma começaram a tombar; ficaram caídas para os lados.

    Será por que molho diariamente ?
    Elas ficam direto no sol , na varanda ?

    O que vocês recomendam ?

    Obrigada
    Clarinha

  51. vera disse:

    Minha mãe me deu uma planta dessas e veio com três espadas,é linda dessa espécie de bordas amarelas.só que ela nunca aumenta continua sempre só com três espadas,fica em um vaso alto no quintal onde recebe luz solar toda manhã e a tarde fica na sombra,porque ela não aumenta?O que posso fazer pra ela ficar cheia?

  52. vera disse:

    Minha mãe me deu uma planta dessas e veio com três espadas,é linda dessa espécie de bordas amarelas.só que ela nunca aumenta continua sempre só com três espadas,fica em um vaso alto no quintal onde recebe luz solar toda manhã e a tarde fica na sombra,porque ela não aumenta?O que posso fazer pra ela ficar cheia?

  53. Jorge Pardim disse:

    Olá, parabéns pelo artigo!
    Conteúdo muito bom e de fácil entendimento!
    Grande abraço!
    Ps. Se precisar, conte conosco para dicas e informações sobre tipos de
    grama nos links abaixo.
    Grama Esmeralda
    Grama Batatais
    Grama São Carlos
    Grama Bermudas
    Grama Santo Agostinho
    Grama Coreana

  54. Diego Lannes disse:

    Olá, plantei recentemente a espada de são jorge com as bordas amarelas.
    Gostaria de saber, se existe alguma forma de estimular para que a planta fique com o tom amarelo mais vivo.
    Parabéns pelo blog, muito interessante!

    Obrigado!

  55. Priscila disse:

    Olá,
    Gostaria de colocar uma planta na entrada do meu apartamento. No corredor do prédio. Como é fechado e não possui luz solar .. gostaria de saber qual planta posso colocar. Será q a espada de São Jorge resiste ????

  56. Marta disse:

    Plantei duas mudas em jarros separados, coloquei pedras no fundo do vaso areia por cima um pouco de adubo a muda e areia. Coloquei uma na sala e a outra no quarto. Gostaria de saber se elas sobrevive nesses ambientes?

  57. Maria Ninfa de Lima disse:

    tenho espada de são jorge da toda verde, nunca colocou flores, agora ganhei da que tem a lateral amarela. O que está faltando para colocar flores, pois fiquei encantada, não sabia q colocava flor.Obrigada

  58. Shirley disse:

    Preciso de ajuda…
    Hoje, molhei um pouco a minha planta, pouco tempo depois vi as folhas caídas… Vi que elas se soltaram da raíz… Eu não molho muito. Será que apodreceu? Dá pra recuperar quando isso acontece?
    Nunca tinha visto isso. São tão resistentes. Todas as folhas saíram na minha mão.

    Obrigada

    Shirley

  59. isa disse:

    Eu gostaria da plantamas mini. Tenho muitas mas e grande. Como consigo nimi espada de Sao Jorge?

  60. liquido disse:

    gostei muito das dicas vou fazer o meu agora

  61. lucas disse:

    Muito boa sua dicas parebens pelo conteudo que seu site seja abencoado 🙂

  62. Silas disse:

    Olá, a minha espada de são jorge de borda amarela esta com as folhas inclinando pra dentro como se estivessem se fechando.
    O que poderia ser ?

  63. Marcia disse:

    Boa noite Me mudei ja faz um ano e trouxe uma espada de sao jorge .coloquei num vaso pqno e agora ja estao as outras espadas como faço pra coloca- las em um vaso maior ?

  64. Carlos Ferreira Furnkranz disse:

    Tenho 75 anos e nunca vi uma flor de espada de São Jorge, tenho varias especies em minha casa, quase nunca dou atenção a elas, mas ha alguns dias vi uma florzinha branca, e olhando de perto vi que saia do meio da espada, fiquei curioso e retirei com cuidado outras plantas em volta, e a haste da florzinha vinha exatamente da espada, tirei fotos e enviei a meus amigos, familiares e vizinhos, que responderam estarem indignados, pois também nunca imaginavam que a espada davam flores, em vista disto, fiquei deveras interessado, e vou fazer uma reforma nas minhas espadas e
    torna-la lindas, gradeço a oportunidade, e as instruções de cultivo que vi no site.

    Obrigado

  65. wander disse:

    Olá bom dia,,
    achei fantástico a espada de são jorge com aroma e flores, gostaria de saber, se é uma planta que nescessita muita lus, e se adapta região fria.
    obrigado por dividir, seus conhecimentos.

  66. Olá eu tenho desde o verão dois vasos de espadas de são Jorge e estavam lindas acontece que com o frio que está em Portugal liguei o aquecimento e elas começaram a ficar moles e a apodrecer não sei o que fazer poderiam me ajudar, obrigada.

    • lojaplantei disse:

      Olá, Maria.
      Sem dúvidas tem relação com o aquecedor. Elas gostam de clima ameno, mas também se adaptam bem a regiões com bastante sol.
      No entanto altas temperaturas amolecem as folhas mesmo, fazendo com que elas apodreçam.
      O ideal seria deixar a planta em temperatura ambiente.

  67. Eu tenho uma espada de São Jorge que está num vaso grande. Ela fica na minha sala e quando faço a rega, de 14 em 14 dias, eu deixo na varanda. De uns tempos para cá as folhas foram envergando, é algumas se dobram como se estivesse formando um tubo e se abrem na parte superior. Eu gostaria de saber o que posso fazer para melhorar as folhagens dela ou o que está acontecendo?

  68. Rosana disse:

    Esqueceram de avisar que trata-se de uma planta tóxica, principalmente para crianças , cães e gatos, por isso deve-se ter cuidado para não haver ingestão acidental e/ou contato com a pele.

  69. Cíntia Valéria disse:

    Eu pretendo colocar a minha espada de São Jorge no terraço ou patio.

  70. Amanda Nunes disse:

    Esqueceram de avisar que trata-se de uma planta tóxica. E precisa ter cuidado com crianças. É linda, mas tóxica.

  71. Mariana Ribeiro disse:

    Gostaria de saber mais informações sobre a replantagem com a areia úmida, que menciona no texto.
    Por quanto tempo deixo ela lá?

  72. Talita disse:

    Olá, bom dia! Eu quero plantara lança de São Jorge na minha sala. Como o vaso vai ficar bem distante da janela da janela, eu estou pensando em reforçar com luz artificial. Poderiam me recomendar qual lâmpada é mais adequada ?
    Obrigada!

  73. Myna Costa disse:

    Bom dia, Tenho um vaso que fica na área externa da minha casa e as plantas estão muito amareladas o que devo fazer/ O local bate sol e 1/2 sombra como tenho gato fico com receio de colocar qualquer planta em casa e por curiosidade ingerir e adoecer por conta da planta!

  74. Samanta Stelo disse:

    Oi minha espada de são Jorge eu ganhei dá minha sogra,só que ela não tem folhas grandes elas estão cortadas mais ou menos 3 dedos dá raiz,como eu faço pra crescer é ficar as folhas altas

  75. Ágata disse:

    Olá! Adorando tudo neste blog, conteúdo incrível!
    Poderiam me ajudar numa questão?
    Adquiri a uma semana uma mini espada de Santa Bárbara. Completei o vasinho em que veio com um dedo de terra adubada. Havia sido regada no dia que a trouxe e desde então, não fiz rega. Mas as folhas vêm ficando côncavas com as pontinhas secas. Tenho deixado na mesa de centro da sala, na qual é clara durante o dia mas sem sol direto.
    Devo regá-la ou colocá-la no Sol para melhorar a aparência da minha neném? Grata desde já

    • lojaplantei disse:

      Olá, Ágata.
      Ficamos felizes que esteja gostando de nosso Blog.
      O ambiente para ela está ideal. Elas não apreciam muito contato direto com o sol, então um local onde recebam claridade/iluminação, mas sem contato direto, é perfeito.
      No entanto, uma semana sem rega é um tanto quanto significativa. Acredito que possa estar assim por falta de água.
      Você pode colocar o dedo no solo, ou um palito de churrasco ou sorvete se preferir, e verificar se ele sairá sujo e úmido. Caso o solo esteja seco, pode realizar uma nova rega.
      Faça isso periodicamente para que mantenha o solo úmido, mas nunca encharcado.
      Provavelmente notará uma melhora nas plantas.
      A aparência da folha pode estar relacionada também com a troca de ambiente. Às vezes ele ainda está se adaptando ao novo espaço, que no caso é sua sala.
      Espero que ela fique bem!

  76. Rebeca disse:

    Pessoal, temos uma lança de São Jorge no trabalho mas ela está parecendo uma lula, com umas hastes muuuuuuito grandes.
    Posso podar?
    Além disso, ela está seca e encurvada? Será que precisa de água?
    Ela já fica na janela, então não acho que seja falta de luz.

    • lojaplantei disse:

      A aparência da planta pode ser por excesso de nitrogênio ou falta de luz direta. Como já disse que ela fica na janela, procure usar um NPK 10-10-10 para equilibrar os nutrientes da planta.
      Pode podar, sim. E cada um desses pedaços que será retirado pode se transformar em uma nova muda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio