Mês a mês – O que devo plantar na horta

14 Comentários

      Ter uma horta em casa tem se tornado cada vez mais um hábito e uma grande realização. Além do prazer de cultivar os seus próprios alimentos, você tem a garantia de alimentos colhidos diretamente para o seu prato. O sucesso de uma horta tem total relação com o momento certo do plantio das ervas, legumes e vegetais. Cada mês tem suas adequações para determinadas espécies.

      Cada planta é diferente das demais em relação ao tipo de solo e temperaturas que prefere para seu desenvolvimento. Então, é importante conhecer quais são as opções adequadas para o inverno, outono, verão e primavera.

      Cada mês do ano lhe rende um cultivo diferente.

horta-organica-no-quintal-4

Janeiro: alface, agrião, aipo, couve, rabanete, almeirão, nabo, beterraba, rúcula, chicória, espinafre, batata-doce, salsa e coentro.

Fevereiro: agrião, alface, chicória, espinafres, feijão, salsa, rabanetes, repolho (na terra); beterraba, couves diversas, ervilhas, espinafres, feijão (em estufa).

Março: cenoura, almeirão, salsa, alho, alface, chicória, espinafre, salsão, couve-flor, brócolis e repolho.

Abril: agrião, almeirão, beterraba, nabo, salsa, alho, rúcula, chicória, salsão, chicória, salsão, couve-flor, brócolis e repolho e espinafre.

Maio: rabanete, cenoura, almeirão, nabo, beterraba, rúcula, salsa, chicória, salsão, espinafre, couve-flor, brócolis, e repolho de inverno.

Junho: almeirão, cenoura, nabo, beterraba, rúcula, alho, chicória, agrião, couve-flor, brócolis e repolho de inverno.

Julho: almeirão, rúcula, alho, alface, rabanete, chicória, beterraba.

Agosto: jiló, berinjela, pimenta, pimentão, tomate.

Setembro: alface, rabanete, cenoura, couve-flor, brócolis, jiló, berinjela, pimenta, pimentão, tomate, abobrinha, feijão de vagem, pepino, maxixe, salsa e coentro.

Outubro: cenoura, couve-flor, brócolis, repolho, pimentão, tomate, berinjela, jiló, abobrinha, feijão de vagem, pepino, maxixe, mandioquinha, salsa, batata-doce, coentro.

Novembro: alface, rabanete, cenoura, brócolis, repolho, couve-flor, batata-doce, coentro.

Dezembro: abobrinha, feijão de vagem, pepino, cenoura e repolho.

lajehortamenor

      Pronto para iniciar o cultivo destas delícias em sua horta? Então mãos à terra! 😉

14 respostas para "Mês a mês – O que devo plantar na horta"

  • Sofro muito com caracóis e lesmas nas plantas, o que devo usar que seja eficiente pro combate desses moluscos? Beijos e obrigada.

    • Uma colher de sopa em um litro d’água. Misturar bem e aplicar nas plantas.

      Caso tenha cloro (usado para limpeza de piscinas) melhor ainda. Diluir na mesma proporção que o sal.

  • Isto,é para o Brasil ou hemisfério Norte? Se for Brasil, qual a região? As regiões são muito diferentes entre si! Estou no Sul, é diferente do Nordeste, por exemplo!

    • Fizemos uma pesquisa de forma geral, de maneira que comparássemos as regiões e seus climas para que pudéssemos colocar as plantas que se sairiam bem em todas as regiões.

      No entanto, estamos localizados no Sudeste e por aqui funciona muito bem!

    • Fizemos uma pesquisa de forma geral, de maneira que comparássemos as regiões e seus climas para que pudéssemos colocar as plantas que se sairiam bem em todas as regiões.

      No entanto, estamos localizados no Sudeste e por aqui funciona muito bem!

  • Eu moro no Sul, comecei a plantar em agosto ,não estou precisando comprar chuchu, abobrinha,alface,couve, milho verde, cheiro verde,vagem , tomate,beterraba, quiabo, pimentão, estou bem feliz com minha horta.

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *