Foccacia com alecrim – Plantar e cozinhar, “terapias” que dão certo!

Hoje em dia quem não leva uma vida corrida e conturbada para poder acompanhar o mundo e seu constante estado de mudança, não é mesmo? Diante de todo esse caos queremos te lembrar das coisas simples e prazerosas da vida, como plantar e cozinhar, por exemplo.

Todos sentem a necessidade de melhorar a qualidade de vida, consumir alimentos mais saldáveis, reduzir o stress e viver mais feliz, o que todos esquecem é que geralmente isso é mais simples do que se imagina!

A cozinha é um ótimo lugar para relaxar e saborear um bom prato feito de ingredientes frescos, bora lá?

Foccacia com alecrim

Ingredientes

1 tablete de fermento biológico fresco
1/2 xícara de água morna
1 colher de café de açúcar demerara
1 xícara de farinha de trigo orgânica

Preparo

Coloque o fermento em um bowl, adicione a agua morna, o açúcar e a farinha de trigo. Cubra o bowl com um tecido e deixe fermentar (apenas durante a preparação da massa).

foccacia-discovery-mulher

Massa

Ingredientes

4 xicaras de farinha de trigo orgânica
1 1/2 xicara de agua morna
1 colher de café de açúcar demerara
1 colher de chá de sal
1/3 xicara de alecrim picado
Um fio de azeite de oliva

Preparo

Em um bowl, misture todos os ingredientes da massa. Adicione a mistura da esponja já fermentada e coloque farinha até que a massa não grude nas mãos. Coloque a massa em um bowl e cubra com tecido. Deixe descansar por aproximadamente 20 minutos, para fermentar. Unte uma forma com azeite e espalhe a massa com as mãos. Cubra com um fio de azeite, salpique sal grosso e folhas de alecrim. Leve ao forno por 35 minutos a 180 graus.

churrasco-familia-discovery-mulher

Lomo al trapo

Ingredientes

1 peça de file mignon ou outra carne magra
1 metro de tecido de algodão cru
2 kg de sal grosso
2 xicaras de orégano seco
1 maço de tomilho
1 maço de alecrim
Azeite de oliva

Preparo

Umedeça o tecido e torça. Abra o tecido sob uma mesa e espalhe uma camada de sal grosso (o tamanho deve ser suficiente para cobrir todos os lados do filé). Coloque o orégano, o tomilho e o alecrim sobre o sal grosso. Besunte o filé com o azeite de oliva e coloque sob as ervas. Enrole o tecido em volta do filé (o sal e as ervas devem envolvê-lo). Enrole o tecido e amarre as pontas entre si. Coloque o tecido em uma churrasqueira com carvão em brasas e mantenha por dez minutos de cada lado.

Créditos http://discoverymulher.uol.com.br/a-mesa-2/fome-de-que/receitas-da-neka-churrasco-em-familia/

legumes-gratinados-discovery-mulher

Você sabia?

Todos nós podemos ter temperos frescos em casa, apartamento e até no trabalho. Pensando na correria e falta de tempo das pessoas, a Raiz lança seus vasos auto irrigáveis, assim suas plantinhas estão sempre com o melhor desenvolvimento e na hora de cozinhar você já sabe, TUDO FRESQUINHO! Clique e confira!

plantei_temperos

Comments

comments

4 respostas para "Foccacia com alecrim – Plantar e cozinhar, “terapias” que dão certo!"

  • Gostaria que me informassem, porque minhas plantas de tempero (salsa, hortelã, cebolinha, manjericão, …) pegam um pulgão branco que não consigo eliminar. Já o alecrim não pega. Porquê?
    Grato pela atenção.

    • boa tarde, fiz aqui e deu certo: 100 gr de pimenta malagueta ou dedo de moça cortadinha, 100 gr de alho picado bem fininho, 1 barra de sabão de coco ralado, 100 gr de cravo. coloque cada ingrediente separo em 500 ml de alcool , tampe bem e guarde em local fresco por 10 a 15 dias,´apos esse tempo junte 4 colheres de sopa de cada infusão em 500 ml de agua. agora é só borrifar nas plantas a cada semana sempre no período da manha ou no cair da tarde, NUNCA AO SOL. pronto. repita a cada 5 dias até a “praga” sumir, e apos se vc achar que valeu a pena, continue o tratamento como um preventivo.
      Essa receita uso em minha horta organica e me livro de várias pragas.
      Espero ter ajudado. Abraços. Sonia Pacce

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *