As jiboias marcam cada vez mais presença no paisagismo das áreas externas e na decoração de ambientes internos porque podem ser integradas aos espaços de diferentes formas.
As folhas em formato de coração são a marca registrada dessa espécie, que se adapta facilmente dentro e fora de casa e costuma se adaptar bem a sombra parcial ou meia-sombra.
São plantas indicadas até para iniciantes, porque não demandam cuidados complexos. Se a muda for posicionada no lugar certo, é muito provável que o crescimento será rápido e saudável.
E uma outra vantagem é que há muitas variedades para escolher, que se diferenciam pelas cores, formato ou tamanho das folhas. Quer conhecê-las?
Continue a leitura e conheça 5 tipos de jiboias para ter no seu jardim ou na sua selva urbana!
1 – Jiboia verde
A jiboia verde é a mais conhecida e a mais cultivada no Brasil.
Essa variedade aparece bastante nos ambientes internos, principalmente nas salas de apartamentos. O motivo é que se adapta bem a meia-sombra ou locais de luz indireta. Além disso, é de baixa manutenção.
Nas áreas externas é muito comum vê-las forrando canteiros sombreados. Inclusive, elas podem crescer verticalmente junto ao caule das árvores ou de outras plantas de grande porte.
🍃 Compre online na loja Plantei clicando aqui.
2 – Jiboia branca
Com folhas variegadas, que mesclam tons de verde e de branco, a Epipremnum aureum n’joy se destaca nos ambientes pelo visual marcante.
Popularmente conhecida como jiboia branca, é uma planta trepadeira e pendente que fica incrível na composição dos ambientes internos, como escritórios e salas de estar.
O crescimento pode ser tutorado para contornar móveis ou a própria parede, criando uma sensação de aconchego e frescor.
Os cuidados são muito similares aos de outros tipos de jiboias: coloque o vaso em um espaço de luz indireta ou sombra parcial e mantenha o solo sempre úmido.
🍃 Compre online na loja Plantei clicando aqui.
3 – Jiboia prata
A jiboia prata, que atende pelo nome científico de Scindapsus Argyraeus, é a melhor opção para quem procura por plantas ornamentais para ter dentro de casa.
O nome popular vem das características das suas folhas, que surgem em verde-bandeira com pontinhos prateados. Assim como as outras variedades de jiboias, também é resistente e perene.
O melhor lugar para colocar o vaso é perto das janelas ou em varandas, em locais bem iluminados, mas sem incidência de luz solar direta.
O cultivo pode ser feito em vasos de plástico tipo cuia ou nos de fibra de coco natural, que facilitam a adaptação e o desenvolvimento das mudas.
🍃 Compre online clicando aqui.
4 – Jiboia amarela
Esse tipo de jiboia é tão fácil de cuidar como as que mencionamos anteriormente. Como gosta de solo úmido, as regas devem ser de uma a duas vezes por semana.
Nas regiões mais quentes, a jiboia amarela pode demandar regas mais frequentes. O sinal vêm das próprias folhas, que ficam um pouco enroladas.
Para evitar esse tipo de situação, confira algumas soluções:
- Faça o plantio da muda em um vaso autoirrigável;
- Coloque um gotejador acoplado a uma garrafa PET;
- Borrife água nas folhas da planta nesses períodos.
E atenção a qualidade do substrato, que deve ser rico em matéria orgânica e ser bem drenante. Uma receita simples para garantir essas condições é fazer uma mistura de terra vegetal e húmus de minhoca.
🍃 Compre online na loja Plantei clicando aqui.
5 – Jiboia Njoy
A Njoy é um dos tipos de jiboias que também tem folhas de duas cores: mescla tons de verde-bandeira e de branco.
A principal diferença está na espessura, já que tanto as folhas como o caule da planta são mais firmes do que os da jiboia branca.
O crescimento também é pendente, por isso é indicada para vasos suspensos do tipo cuia. Os galhos podem ser verticalizado com tutores, principalmente em vasos de chão ou que estão em suportes.
O principal cuidado com essa variedade é a escolha do local. A preferência da jiboia Njoy é pela luz natural indireta, porque o sol pode queimá-la.
🍃 Compre online na loja Plantei clicando aqui.
Dicas para cuidar de jiboias
Gostou de conhecer esses 5 tipos de jiboias? Agora, confira dicas práticas para cuidar delas corretamente:
- As mudas de jiboias que foram compradas online passaram pelo estresse do transporte. Portanto, desembale com cuidado, faça uma boa rega e mantenha as plantas na sombra por até 3 dias.
- Depois desse período, faça o replantio para um vaso que tenha duas vezes o tamanho do recipiente de origem. Assim, elas vão ter mais espaço para crescer.
- A adubação é fundamental para que a planta continue saudável. Aplique opções foliares (NPK 30-10-10), pastilhas para folhagem ou use esterco bovino.
- Retire as folhas secas, danificadas ou amareladas.
- As podas são indicadas para conter o crescimento, se necessário. Aproveite os galhos que forem retirados para fazer novas mudas ou cultive-os na água.
- Clique aqui e confira nossa série em vídeos com dicas sobre jiboias.
Conheça a Plantei Garden Center
A Plantei Garden Center é especializada em casa & jardim e, desde 2013, oferece ao público uma grande variedade de produtos para facilitar o cultivo, a manutenção e a ornamentação de ambientes com plantas.
Visite nossa loja física em Salto Grande (SP) ou acesse a loja virtual, compre online e receba em casa!