Lendo agora
5 tipos de jiboias para cultivar

5 tipos de jiboias para cultivar

A imagem mostra três tipos de jiboias: a jiboia branca (folhas mesclam verde e branco), a jiboia amarela (folhas amarelas) e a jiboia njoy (folhas menores e mais firmes, em verde e branco). Imagens: Plantei Garden Center.

As jiboias marcam cada vez mais presença no paisagismo das áreas externas e na decoração de ambientes internos porque podem ser integradas aos espaços de diferentes formas. 

As folhas em formato de coração são a marca registrada dessa espécie, que se adapta facilmente dentro e fora de casa e costuma se adaptar bem a sombra parcial ou meia-sombra. 

São plantas indicadas até para iniciantes, porque não demandam cuidados complexos. Se a muda for posicionada no lugar certo, é muito provável que o crescimento será rápido e saudável. 

E uma outra vantagem é que há muitas variedades para escolher, que se diferenciam pelas cores, formato ou tamanho das folhas. Quer conhecê-las?

Continue a leitura e conheça 5 tipos de jiboias para ter no seu jardim ou na sua selva urbana!

1 – Jiboia verde 

A jiboia verde é a mais conhecida e a mais cultivada no Brasil.

Essa variedade aparece bastante nos ambientes internos, principalmente nas salas de apartamentos. O motivo é que se adapta bem a meia-sombra ou locais de luz indireta. Além disso, é de baixa manutenção.

Jiboia verde em vaso. Imagem: Plantei Garden Center.
Jiboia verde em vaso. Imagem: Plantei Garden Center.

Nas áreas externas é muito comum vê-las forrando canteiros sombreados. Inclusive, elas podem crescer verticalmente junto ao caule das árvores ou de outras plantas de grande porte. 

🍃 Compre online na loja Plantei clicando aqui

Conheça os kits completos para cultivar plantas em ambientes internos e externos. Compre online, receba em casa e crie sua selva urbana!

2 – Jiboia branca

Com folhas variegadas, que mesclam tons de verde e de branco, a Epipremnum aureum n’joy se destaca nos ambientes pelo visual marcante. 

Popularmente conhecida como jiboia branca, é uma planta trepadeira e pendente que fica incrível na composição dos ambientes internos, como escritórios e salas de estar.

Jiboia branca em vaso suspenso. Imagem: Plantei Garden Center.
Jiboia branca em vaso suspenso. Imagem: Plantei Garden Center.

O crescimento pode ser tutorado para contornar móveis ou a própria parede, criando uma sensação de aconchego e frescor. 

Os cuidados são muito similares aos de outros tipos de jiboias: coloque o vaso em um espaço de luz indireta ou sombra parcial e mantenha o solo sempre úmido. 

🍃 Compre online na loja Plantei clicando aqui

3 – Jiboia prata 

A jiboia prata, que atende pelo nome científico de Scindapsus Argyraeus, é a melhor opção para quem procura por plantas ornamentais para ter dentro de casa.

O nome popular vem das características das suas folhas, que surgem em verde-bandeira com pontinhos prateados. Assim como as outras variedades de jiboias, também é resistente e perene.

Jiboia prata. Imagem: Plantei Garden Center.
Jiboia prata. Imagem: Plantei Garden Center.

O melhor lugar para colocar o vaso é perto das janelas ou em varandas, em locais bem iluminados, mas sem incidência de luz solar direta. 

O cultivo pode ser feito em vasos de plástico tipo cuia ou nos de fibra de coco natural, que facilitam a adaptação e o desenvolvimento das mudas. 

🍃 Compre online clicando aqui.

Plantas para ambientes internos - Guia prático para deixar sua casa mais verde

4 – Jiboia amarela

Esse tipo de jiboia é tão fácil de cuidar como as que mencionamos anteriormente. Como gosta de solo úmido, as regas devem ser de uma a duas vezes por semana. 

Nas regiões mais quentes, a jiboia amarela pode demandar regas mais frequentes. O sinal vêm das próprias folhas, que ficam um pouco enroladas. 

Veja também
bambu-da-sorte

Jiboia amarela. Imagem: Plantei Garden Center.
Jiboia amarela. Imagem: Plantei Garden Center.

Para evitar esse tipo de situação, confira algumas soluções:

  • Faça o plantio da muda em um vaso autoirrigável
  • Coloque um gotejador acoplado a uma garrafa PET;
  • Borrife água nas folhas da planta nesses períodos. 

E atenção a qualidade do substrato, que deve ser rico em matéria orgânica e ser bem drenante. Uma receita simples para garantir essas condições é fazer uma mistura de terra vegetal e húmus de minhoca. 

🍃 Compre online na loja Plantei clicando aqui

A imagem mostra vasos autoirigáveis médios e jardineiras autoirrigáveis da marca Raiz.

5 – Jiboia Njoy

A Njoy é um dos tipos de jiboias que também tem folhas de duas cores: mescla tons de verde-bandeira e de branco.

A principal diferença está na espessura, já que tanto as folhas como o caule da planta são mais firmes do que os da jiboia branca.

O crescimento também é pendente, por isso é indicada para vasos suspensos do tipo cuia. Os galhos podem ser verticalizado com tutores, principalmente em vasos de chão ou que estão em suportes.

Jiboia Njoy, que tem folhas verdes e brancas. Imagem: Plantei Garden Center.
Jiboia Njoy. Imagem: Plantei Garden Center.

O principal cuidado com essa variedade é a escolha do local. A preferência da jiboia Njoy é pela luz natural indireta, porque o sol pode queimá-la. 

🍃 Compre online na loja Plantei clicando aqui

Dicas para cuidar de jiboias

Gostou de conhecer esses 5 tipos de jiboias? Agora, confira dicas práticas para cuidar delas corretamente:

  • As mudas de jiboias que foram compradas online passaram pelo estresse do transporte. Portanto, desembale com cuidado, faça uma boa rega e mantenha as plantas na sombra por até 3 dias.
  • Depois desse período, faça o replantio para um vaso que tenha duas vezes o tamanho do recipiente de origem. Assim, elas vão ter mais espaço para crescer.
Jiboia verde em vaso autoirrigável e suporte. Imagem: Plantei Garden Center.
Jiboia verde em vaso autoirrigável e suporte. Imagem: Plantei Garden Center.
  • A adubação é fundamental para que a planta continue saudável. Aplique opções foliares (NPK 30-10-10), pastilhas para folhagem ou use esterco bovino.
  • Retire as folhas secas, danificadas ou amareladas. 
  • As podas são indicadas para conter o crescimento, se necessário. Aproveite os galhos que forem retirados para fazer novas mudas ou cultive-os na água
  • Clique aqui e confira nossa série em vídeos com dicas sobre jiboias.

Conheça a Plantei Garden Center

A Plantei Garden Center é especializada em casa & jardim e, desde 2013, oferece ao público uma grande variedade de produtos para facilitar o cultivo, a manutenção e a ornamentação de ambientes com plantas. 

Visite nossa loja física em Salto Grande (SP) ou acesse a loja virtual, compre online e receba em casa!

Conheça os tripés e suportes de chão para vasos! Clique aqui e decore e cultive com estilo.


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo