Lendo agora
Conheça o Xaxim de Palmeira: 96% similar ao antigo Xaxim de Samambaiaçu

Conheça o Xaxim de Palmeira: 96% similar ao antigo Xaxim de Samambaiaçu

xaxim de palmeira

O xaxim de palmeira é um produto totalmente natural feito a partir de fibras orgânicas e livre de qualquer substância química ou tóxica. As fibras naturais chegam a 96% de similaridade as fibras do antigo xaxim de samambaiaçu, que tem venda proibida, devido à ameaça de extinção.

O xaxim de palmeira se destaca por sua alta capacidade de absorção de água e nutrientes, e a construção dessa estrutura única permite um bom enraizamento. Esse produto supera a capacidade de qualquer outro substrato ou artefato de fibra de coco já conhecido.

xaxim de palmeira
Xaxim de palmeira: alta absorção de água e nutrientes.

Benefícios do xaxim de palmeira

  • Solo: o xaxim de palmeira reproduz as condições de um solo ideal;
  • Drenagem: evita o acúmulo de excesso d’água, sem poças dentro do vaso, assim as raízes não apodrecem;
  • Retenção de umidade: as fibras retêm 70% de umidade disponibilizando água na medida certa para as plantas;
  • Retenção de nutrientes: quando uma planta é regada a água leva junto os nutrientes presentes no solo. As fibras do Xaxim de Palmeira retém esses nutrientes que a água levaria e depois os disponibiliza para as raízes à medida que as plantas necessitam;
xaxim de palmeira
O xaxim de palmeira permite uma boa oxigenação das raízes das plantas.
  • Ventilação e troca gasosa: um solo ideal tem estruturas que permitem a oxigenação das raízes, geralmente elas são feitas pelas minhocas e outros organismos presentes no solo. O xaxim de palmeira tem estruturas semelhantes que permitem a ventilação das raízes.
  • Fixação de raízes: uma planta só está saudável e gera flores e frutos quando suas raízes estão firmes e bem fixadas. As paredes do xaxim de palmeira possuem características que convidam as raízes a permearem por dentro delas, pois nelas encontram tudo o que precisam;
  • Isolante térmico: a fibra utilizada no xaxim de palmeira aliada com a espessa e proporcional parede do vaso, serve como um isolante térmico para a raiz da planta, impedindo que a mesma sofra com temperaturas elevadas. O aumento de temperatura excessiva pode ocasionar problemas no ciclo de crescimento da planta.

xaxim de palmeira

suportes para plantas

Substituição do xaxim de samambaiaçu

O uso do xaxim de samambaiaçu é proibido por ser considerado um extrativismo vegetal agressivo ao meio ambiente. O xaxim de palmeira o substitui com eficiência e evita o desmatamento de áreas e espécies protegidas.

Além disso, há em sua composição rejeitos agrícolas, evitando descartes e acúmulos no meio ambiente. Também é feito sem aditivos químicos na aglutinação das fibras e não apresenta qualquer tipo de toxina para plantas.

Desenvolvimento de flores

Espécies raras de bromélias da América do Sul, importadas para o Brasil por aficionados colecionadores, só conseguiram se desenvolver com plenitude inclusive com inflorescência quando cultivadas nos xaxins de palmeira.

Veja também

Também destacamos os resultados alcançados por produtores profissionais de orquídeas e outros formadores de opinião. Veja as nossas dicas sobre orquídeas clicando aqui.

Informações do fornecedor

A Biosolvit, nossa fornecedora de xaxins de palmeira, realizou vários estudos e testes em laboratórios durante 3 anos. Após esse período, o produto passou por teste de cultivo em vivo por cerca de mais 3 anos, com uma vasta variedade de espécies de plantas, em todas as regiões do Brasil, contemplando os diversos climas e variações.

plantas que perfumam

Comments

comments

Comentários (8)

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo