Lendo agora
Dinheiro-em-penca: como cuidar da planta tostão

Dinheiro-em-penca: como cuidar da planta tostão

A dinheiro-em-penca ou tostão (Callisia repens) é uma planta de pequeno porte que marca presença na forração dos jardins!

É muito utilizada para preencher os espaços no entorno de plantas maiores ou trazer aquele toque de verde para canteiros de canto de muro. 

O motivo do sucesso é que, além de ser fácil de cultivar, exige pouca manutenção. Por isso, também é cada vez mais utilizada nas áreas internas, principalmente como planta pendente. 

→ Continue a leitura e aprenda qual o melhor lugar para cultivar a dinheiro-em-penca, como fazer as regas da maneira correta e qual o jeito mais fácil de adubá-la! 

Dinheiro-em-penca (tostão) em vaso de barro. Imagem: Plantei Garden Center.
Dinheiro-em-penca (tostão) em vaso de barro. Imagem: Plantei Garden Center.

Como cuidar da planta dinheiro-em-penca?

Escolher o tipo certo de substrato, entender sobre as condições de luminosidade ideal e garantir uma boa frequência de regas são cuidados essenciais para que as plantas cresçam de forma saudável.

A tostão não é extremamente exigente quanto ao tipo de solo, mas com um substrato rico em matéria orgânica e com boa drenagem, se desenvolve mais rápido e melhor. 

Para cultivo em vasos, use um mix de terra vegetal e algum composto orgânico, como húmus de minhoca. A areia fina é opcional, mas o acréscimo na composição contribui para que a água das regas ou da chuva não fique acumulada junto às raízes.

O melhor lugar para posicionar o vaso ou colocar as mudas de tostão a meia-sombra, com algumas horas de exposição ao sol da manhã. Outra opção são os locais com bastante claridade, mas sem incidência de luz solar direta. 

Tipos de vaso

Essa planta se adapta a vasos de diferentes tamanhos e vão crescendo conforme o espaço disponível.

Para mesas de escritório ou aparadores, use as mini-cuias. Se a intenção for cultivá-la como planta pendente, os modelos redondos são as melhores opções para centralizar em alças ou macramês. 

Plantas para ambientes internos - Guia prático para deixar sua casa mais verde

Regas

Quanto às regas, devem ser bem moderadas. O motivo é que substratos ou solos encharcados prejudicam o desenvolvimento dessa planta, afetando o desenvolvimento de suas raízes. 

A frequência ideal depende do clima da sua região, mas pode ser de uma a no máximo duas vezes por semana. Caso a tostão esteja em áreas externas sem cobertura, reduza as regas durante os períodos de chuva.

🪴 Dica da Plantei: utilize um palito de churrasco para conferir se o substrato dos vasos já secou completamente antes de colocar mais água.

Podas e adubação

Pouco exigente quanto aos cuidados, a tostão demanda apenas podas de limpeza – para retirada das folhas secas – ou de contenção, para impedir que cresça muito se não houver espaço disponível. 

“Se começar a ultrapassar muito o tamanho do vaso ou canteiro, faça uma poda e retire 30% de suas folhas”, explica Daniel Barreto, biólogo da Plantei Garden Center

Veja também
orquídea baunilha

A adubação pode ser feita a cada três meses e é indicada para que a dinheiro-em-penca fique com folhas saudáveis e tenha uma boa coloração. 

“Para que a dinheiro-em-penca fique bem verdinha e se alastre para o lado de sua preferência, faça uma boa adubação rica em nitrogênio. Utilize esterco bovino, ureia ou uma formulação NPK, em que o nitrogênio (N) seja maior que o fósforo e potássio”, orienta.

Se o cultivo for em vaso, utilize cápsulas de fertilizante mineral específicas para folhagens. 

Conheça a Plantei Garden Center

A Plantei Garden Center é especializada em casa & jardim e, desde 2013, oferece ao público uma grande variedade de produtos para facilitar o cultivo, a manutenção e a ornamentação de ambientes com plantas. 

Visite nossa loja física em Salto Grande (SP) ou acesse a loja virtual, compre online e receba em casa! 

A imagem mostra vasos autoirigáveis médios e jardineiras autoirrigáveis da marca Raiz.


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo