Lendo agora
O que plantar no inverno: dicas por região

O que plantar no inverno: dicas por região

O que plantar no inverno: veja a lista de hortaliças por região e dicas de flores.

No Hemisfério Sul, o inverno começa no mês de junho e segue até setembro. O clima frio, temperaturas baixas, variação na incidência de chuvas e ventos fortes são algumas das características da estação no Brasil. 

Mas, na hora de semear e plantar mudas, é preciso entender as especificidades de cada região e quais cultivos favorecem. Continue a leitura e descubra o que plantar! 

Inverno no Sul: o que plantar na horta

Na região Sul o inverno apresenta queda significativa na temperatura, chuvas bem distribuídas e, em algumas localidades, é comum haver geadas.

Por isso, na hora de escolher o que plantar na horta é importante verificar quais hortaliças se desenvolvem melhor em clima ameno. Confira 3 opções:

Agrião

Dicas de plantio: prepare solo/substrato úmido e faça regas abundantes. 

Profundidade: 0,5 cm

Germinação: de 5 a 7 dias

Colheita: dois a três meses após semear

Beterraba

Dicas de plantio: prepare um solo leve, com boa drenagem e rico em matéria orgânica. O clima ameno favorece o desenvolvimento. 

Profundidade: 1 cm

Germinação: de 3 a 4 dias

Colheita: dois a três meses após semear

Mostarda

Dicas de plantio: aprecia temperaturas frias e, inclusive, pode ser semeada em todo o Brasil de abril à agosto. Prepare um solo úmido e acrescente húmus no canteiro ou jardineira. 

Profundidade: 0,5 cm

Germinação: de 4 a 6 dias

Colheita: em 40 – 45 dias após semear

Inverno no Sudeste: o que plantar na horta

Já na região Sudeste, as chuvas diminuem e as temperaturas ficam amenas ou frias durante o inverno.

Períodos secos demandam mais atenção aos cultivos, portanto, capriche nos cuidados: observe se o solo drena bem e faça uma cobertura morta orgânica (com folhas, serragem, etc) na horta para ajudar com a retenção da umidade.

Confira 3 opções para semear: 

Chicória

Dicas de plantio:  fã de clima ameno, a chicória faz sucesso na horta durante o inverno. Utilize sementeiras e faça o transplante para o local definitivo quando as mudinhas alcançarem 5 centímetros. 

Profundidade: 1 cm

Germinação: de 5 a 7 dias

Colheita: 70 – 80 dias após semear 

Couve-manteiga

Dicas de plantio: inclua húmus no preparo do substrato ou solo para deixá-lo mais fértil. Após a germinação, aguarde o surgimento de 4 a 6 folhas para transplantar para a horta ou vaso definitivo. 

A couve manteiga da Geórgia pode ser semeada em todos os Estados do Brasil nos meses de maio e junho. 

Profundidade: 1 cm

Germinação: de 3 a 5 dias

Colheita: 60 – 150 dias após semear

Rabanete

Dicas de plantio: o rabanete precisa de bastante luminosidade para se desenvolver.  prepare o local de plantio revolvendo o solo e adicionando húmus (na proporção de 10%).

 

Profundidade: 1 cm

Germinação: de 4 a 6 dias 

Colheita: 20 – 25 após semear

Kit de sementes: temperos e folhas para cultivar na horta.

Inverno no Centro-Oeste: o que plantar na horta

O clima fica mais seco, há menos chuvas e a temperatura fica um pouco mais amena. 

Berinjela

Dicas de plantio: prepare um solo argiloso e escolha um espaço que receba sol forte durante o dia todo. A berinjela gosta do solo sempre úmido, portanto, capriche nas regas.

Profundidade: 0,5 cm

Germinação: de 7 a 10 dias

Colheita: 100 – 140 dias após semear

Espinafre

Dicas de plantio: o espinafre é uma planta rasteira que propaga-se facilmente por sementes, por isso, faça o plantio no local definitivo. Prepare o solo bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. 

Profundidade: 1 cm

Germinação: de 7 a 10 dias

Colheita: 40 – 50 dias após semear

Pepino

Dicas de plantio: prepare um solo argiloso e faça regas sempre que a superfície estiver seca. Coloque as sementes de pepino no local definitivo e prepare-se para a colheita, que é bem rápida! 

Profundidade: 1 ou 2 cm de profundidade (verifique a indicação no pacote de sementes) 

Germinação: 4 a 6 dias

Colheita: 30 a 70 dias após semear

Inverno no Norte: o que plantar na horta

Na região Norte, o inverno é marcado por um clima mais úmido e menor incidência de chuvas.

Cenoura

Dicas de plantio: atente-se ao espaçamento indicado entre os cultivos antes de começar a cultivar cenouras na sua horta. Revolva o solo do canteiro e adicione húmus à composição. As regas são frequentes, mas tome cuidado para não encharcar o solo. 

Aqui no blog nós já explicamos as especificidades sobre o plantio de cinco variedades de cenouras: Baby, Brasília, Nova kuroda, Planeta e Verão Caraíbas. Clique aqui e confira na íntegra!

Profundidade: 0,5 (meio) centímetro

Germinação: 7 a 10 dias

Colheita: 80 e 110 dias após a semear

Melancia

Dicas de plantio: prepare um solo arenoso, sem torrões e com bastante matéria orgânica na composição. Mantenha-o úmido durante a fase de crescimento e favorece a presença de polinizadores, como abelhas, que vão ajudar na produção de flores e frutos. 

Profundidade: 2 cm

Germinação: 5 a 7 dias

Colheita: 85 – 90 dias após semear 

Veja também
como plantar pepino

Repolho

Dicas de plantio: prepare um solo misto e faça regas sempre que a superfície secar. Quer uma colheita rápida? O repolho 60 dias aprecia clima ameno e se desenvolve rapidamente. 

Profundidade:  0,5 (meio) centímetro

Germinação: de 3 a 5 dias

Colheita: 85 – 100 dias após semear

Inverno no Nordeste: o que plantar na horta

O inverno no Nordeste é marcado pelas chuvas e por um clima um pouco mais ameno. 

Abóbora

Dicas de plantio: abóbora menina, mini paulista, moranga coroa, sergipana… são tantas opções para escolher que a horta vai ficar pequena! Atente-se ao distanciamento entre as linhas e às recomendações de raleio.

Clique aqui e confira dicas de preparo do solo, regas, período de colheita e muito mais.

Profundidade: 2 cm

Germinação: de 3 a 5 dias

Colheita: 90 – 100 dias após semear

Alface

Dicas de plantio: já pensou em cultivar alface em vaso? É simples: prepare o substrato (50% de húmus de minhoca e 50% de substrato Carolina) em uma jardineira, coloque-a em um local de meia-sombra e faça regas frequentes. 

Profundidade: 0,5 (meio) centímetro

Germinação: 3 a 10 dias

Colheita: 70 – 90 dias após semear (depende da variedade)

Coentro

Dicas de plantio: o coentro cresce rapidamente e pode ser cultivado em vasos ou canteiros. Tolera vários tipos de solo e de climas, e demanda cuidados pouco complexos, como regas moderadas e colheitas de, aproximadamente, um terço da planta.

Profundidade: 1 cm

Germinação: 4 a 7 dias

Colheita: 30 – 35 dias após semear

Flores de inverno

Quer ter canteiros coloridos no inverno? Algumas plantas preferem as temperaturas mais baixas para se desenvolverem e produzirem flores. Confira as dicas: 

Dália

A dália (Dahlia pinnata) pode ser cultivada por sementes ou bulbos e produz flores com diferentes cores e formatos de pétalas. Além de fazer sucesso na ornamentação de canteiros, podem ser cultivadas em jardineiras. 

Algumas variedades são indicadas para plantio durante o ano todo. Porém, durante os dias mais rigorosos de inverno, é preciso protegê-las das geadas. 

Dica de plantio: coloque as sementes a 0,7 cm de profundidade e aguarde de 25 a 30 dias para fazer o transplante para o local definitivo. 

Calêndula

Além de enfeitar os canteiros de jardins, a calêndula (Calendula officinalis) é uma flor comestível de sabor e aroma bem característico e tem propriedades medicinais.

Há inúmeras variedades e cores, mas as mais comuns para cultivo doméstico são em tons de laranja e amarelo. A floração acontece durante o ano todo, mas é mais abundante no final da primavera. 

Dica de plantio: coloque as sementes a 0,8 cm de profundidade em sementeiras preparadas com substrato para plantio. Faça regas com borrifador e proteja o recipiente de ventos fortes.

Flor-de-Cardeal   

A Flor-de-Cardeal (Salvia Splendens) é uma ótima opção para ornamentar os jardins, já que tolera temperaturas mais baixas e pode ser semeada durante o ano todo.

Dica de plantio: proteja as sementeiras de ventos fortes e geadas. A germinação acontece entre 7 e 21 dias e você pode transplantá-las para o local definitivo quando estiverem firmes e saudáveis. 

Escola Plantei

Agora que você já sabe o que plantar no inverno, continue aprendendo sobre as outras estações! Aqui no nosso blog disponibilizamos mais de 450 artigos com dicas de cultivo e ideias de plantio, além de e–books gratuitos. Clique aqui e confira!

escola plantei - horta em vasos

Comments

comments

Comentários (0)

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo