Lendo agora
Como preparar o solo para cultivar hortaliças

Como preparar o solo para cultivar hortaliças

solo para o cultivo de hortaliças

Ao pensar em ter uma horta em casa, o solo deve ser uma das principais questões para se observar!

Afinal de contas, ele é a base da produção: isso acontece porque é no solo que as plantas se desenvolvem e é dele que elas retiram os nutrientes necessários para um bom desenvolvimento.

Neste artigo explicamos a importância do solo para o cultivo de hortaliças e como manejá-lo corretamente. Boa leitura!

Formação do solo

solo para cultivar hortaliças

Considerado um sistema complexo, o solo é formado por três partes: a parte sólida, composta por argila, areia e matéria orgânica; a parte líquida, composta por água, e a parte gasosa, composta por ar.

Seu correto manejo é fundamental para que se mantenha produtivo, saudável e capaz de promover o crescimento e desenvolvimento das plantas, sem que se degrade.

Escolhendo o local

Quem decide fazer uma horta em casa nem sempre dispõe de muitas opções de local. Por isso, acaba tendo que se adaptar à área disponível. Mas alguns pontos devem ser observados nessa escolha: o terreno deve ser plano e não reter água da chuva ou da irrigação.

Outro fator que precisa ser observado é que o espaço deve receber iluminação solar e ventos moderados. O solo deve ser solto, profundo e rico em matéria orgânica.

Trabalhando com o solo

terra sendo preparada para o cultivo por meio de um ancinho - solo para cultivar hortaliças

Solo solto é o mais adequado para o plantio e traz facilidade para o cultivo de hortaliças. Isso facilita não só o preparo da terra, mas também o plantio ou transplante de mudas, assim como o próprio desenvolvimento das plantas.

Então, evite construir sua horta em local de solo muito compactado e cascalhento, pois estes são fatores difíceis de contornar.

Para ajudar no plantio de algumas espécies, uma dica em relação ao manuseio com o solo também é o preparo de canteiros. Isso porque eles evitam o acúmulo excessivo de água, principalmente quando se faz o plantio em baixadas ou várzeas. Além disso, eles trazem facilidade aos trabalhos, sobretudo quando há necessidade de capinas.

cultivar em pequenos espaços

Quando é necessário adubar?

Como nem sempre é possível contar com um solo de fácil manuseio ou que disponha dos nutrientes necessários para as plantas completarem seu ciclo de vida, existe a possibilidade de trabalhá-lo para que ele fique em condições adequadas de cultivo.

Por meio da adubação é possível adicionar ou repor nutrientes ao solo, uma vez que eles são elementos químicos essenciais ao crescimento e desenvolvimento das plantas cultivadas.

Veja também
adubos para jardim

Mas, sempre surge a dúvida: como reconhecer que o solo precisa de melhorias?

A resposta para a pergunta costuma estar nas próprias plantas. Ao observá-las é possível identificar se elas e, consequentemente, o solo possuem alguma deficiência nutricional. A imagem abaixo ajuda a identificar a ausência de determinados nutrientes.

sinais de deficiência nutritiva nas folhas das plantas - solo para cultivar hortaliças

Por exemplo, folhas novas sem crescimento e retorcidas, bem como frutos deformados e manchados podem ser sinal da falta de cálcio

Para solucionar carências no solo e garantir que as plantas cresçam de forma saudável, uma opção são os adubos organominerais. Eles são adubos orgânicos enriquecidos com nutrientes minerais que ajudam a melhorar a fertilidade do solo e suas propriedades físicas.

horta vertical

Dicas extras

Listamos outros artigos aqui do nosso blog que podem ajudar no manejo e na produção da sua horta. Confira:

 

Conheça os substratos para uso doméstico e profissional da marca Carolina Soil disponíveis na Plantei Garden Center. Compre online e receba em casa!

Comentário (1)
  • Tenho um jardim que recebe luz solar direta durante seis meses (no verão), e que fica seis meses na sombra de um muro (no inverno). O que plantar? Gosto muito de flores.

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo