Lendo agora
Horta em casa ou apartamento? Veja como fazer!

Horta em casa ou apartamento? Veja como fazer!

horta em casa

O cultivo doméstico vem ganhando cada vez mais espaço e, convenhamos, não é pra menos. Não tem nada mais prazeroso e satisfatório do que saber que os legumes, hortaliças e temperos presentes em seu prato foram cultivados por suas próprias mãos.

Com o aumento da procura por uma alimentação saudável e livre de agrotóxicos, ter uma horta em casa se tornou a opção ideal. E quem acha que é preciso de muito espaço para cultivar, com certeza ainda não conheceu as diversas soluções que a Plantei tem.

São várias opções que facilitam a criação e manutenção de hortas em casas e apartamentos, disponíveis no maior garden center online do Brasil. Se você deseja criar uma horta doméstica, confira nossas dicas e mãos à terra! 💚

Materiais para horta

Você já sabe que existe a possibilidade de cultivar em sua casa e ter uma linda horta em vasos ou jardineiras, mas o que é preciso para montá-la?

Essa pergunta é muito relativa e varia de acordo com a sua pretensão de estilo e tamanho de horta. No entanto, os itens básicos para cultivo são poucos, e a montagem, descomplicada. Você precisará de:

Horta em casa: como fazer?

A escolha de cada item irá fazer toda a diferença no resultado da sua horta, seja de parede, chão ou suspensa. Saiba mais sobre cada um deles!

Vasos

O primeiro passo é a escolha dos vasos. Atualmente, não faltam opções de vasos dos mais variados tamanhos, formatos, cores e estilos. Nesse caso, a escolha é pessoal e irá variar de acordo com o ambiente em que a horta será instalada.

horta em casa
As hortas verticais otimizam espaços e decoram ambientes internos e externos.

Uma opção útil, prática e inovadora são os vasos autoirrigáveis, desenvolvidos para quem ama cultivar, mas não dispõe de muito tempo para regas diárias. Além de facilitarem a tarefa de cultivo, os diferentes modelos possibilitam uma decoração charmosa no ambiente escolhido.

horta em casa
Processo de funcionamento do vaso autoirrigável.

O funcionamento é muito simples: os vasos autoirrigáveis contam com uma espécie de raiz artificial que, através do processo de capilaridade, permite que o solo permaneça úmido por dias. Esse processo favorece o crescimento das plantas em hortas simples em casa e assegura que os cultivos não morram por excesso ou falta de água.

Substrato

O substrato é a base que servirá de suporte aos organismos vivos, ou seja, o solo. Diferentemente da terra comum, eles são enriquecidos com nutrientes favoráveis para o crescimento da planta e podem ser encontrados nas mais variadas formas.

Para um crescimento seguro, são recomendados substratos de alta qualidade, que possuam matéria orgânica em sua composição.

A grande maioria pode ser usada para o plantio direto das mudas ou sementes, ou pode ser misturada a outros tipos de solo, como terra, areia, entre outros. Veja aqui como prepará-lo.

Argila expandida

A argila expandida é muito utilizada na jardinagem e em projetos de paisagismo, por ser o único agregado leve capaz de manter a umidade adequada da terra.

Esse produto permite que a drenagem de água ocorra de forma rápida e por igual, contribuindo para que as plantas tenham um desenvolvimento completo.

horta em casa
A argila expandida é indispensável para construir uma boa camada de drenagem, responsável por evitar o apodrecimento das raízes da planta.

Muitas pessoas costumam substituir a argila expandida por pedrisco de construção ou isopor picado. De fato, são paliativos. Mas sem dúvidas, a argila expandida é o produto mais recomendado para essa tarefa tão importante.

A drenagem evita o apodrecimento das raízes por excesso de água/umidade, ponto extremamente relevante quando o assunto é desenvolver uma horta em casa.

Sementes ou mudas

Existem duas maneiras de iniciar o cultivo de hortas em casas ou apartamentos. Você pode optar por sementes, ou então adquirir mudas já formadas. A diferença é que, ao decidir cultivar por sementes, é importante saber que haverão mais etapas.

O primeiro passo do plantio através de sementes é a germinação. Para realizá-la, você precisa fazer covinhas rasas (de aproximadamente 3 cm) e depositar, no máximo, quatro sementes por cova.

horta em casa
O cultivo doméstico em hortas pode ser feito pelo plantio de sementes ou de mudas já desenvolvidas.

Não é interessante colocar muitas sementes no mesmo buraquinho, pois pode acontecer de todas germinarem. Caso isso ocorra, elas começarão a disputar nutrientes, fazendo com que algumas se sobressaiam, sugando toda a energia das outras mudas.

Após cultivadas, o processo de germinação irá iniciar. O tempo de germinação varia de acordo com a espécie plantada, mas, no caso das hortaliças e temperos, não costuma passar de 20 dias. Após esse período, as mudinhas começarão a se desenvolver, e pouco a pouco tomarão forma e continuarão o processo de crescimento.

Se você decidir realizar o plantio com mudas, toda essa fase será pulada. Você não precisará acompanhar a germinação e nem esperar a mudinha crescer. Elas estarão no porte ideal para transplante, podendo ser plantadas no local definitivo para crescimento.

Os cuidados do plantio por mudas são relacionados apenas à manutenção, para que você possa colher em um curto espaço de tempo. Para saber o que plantar em horta em casas, mês a mês, clique aqui.

Local ideal para a horta

Independentemente do estilo da horta que será cultivada em casa, existe uma única regra para que ela se mantenha saudável: o espaço deve receber luz solar. Privar os cultivos do contato com a luz do sol acarretará num crescimento fraco ou até mesmo na morte das plantas.

horta em casa

Veja também
plantar no verão

Pode acontecer da espécie crescer, mas especialmente no caso das aromáticas, se desenvolverão com sabor e aroma amenizado. Mas quem não quer um manjericão bem cheiroso, perfumando o ambiente, não é mesmo? Por isso, escolher um espaço iluminado é tão importante!

Pode ser uma área, sacada, varanda, quintal, lavanderia… Qualquer canto é canto. Desde que esse espaço seja invadido pela luz solar por pelo menos 3 horas por dia.

Muitas pessoas não possuem em suas casas locais baixos que recebam luz solar, mas possuem paredes que sim. Então, por que não adaptar uma horta de parede? As plantinhas receberão a iluminação necessária, e você poderá desfrutar da colheita sem nenhum tipo de problema.

horta em casa
Horta vertical de parede.

Para essa alternativa, existem as treliças de madeira que, junto a vasos e suportes, formam as famosas hortas verticais, também conhecidas como hortas de parede.

Outras opções são as hortas de chão, com capacidade para até 10 vasos autoirrigáveis. Com pintura eletrostática e tratamento anticorrosivo, o produto é ideal para ambientes externos, harmonizando facilmente também em locais internos.

horta em casa
Horta vertical de chão.

Como adubar?

A adubação é um passo importante para que suas plantas recebam todos os nutrientes que precisam. Esse processo é feito das mais variadas formas, utilizando adubos líquidos, orgânicos, farelados, entre outros.

Uma adubação sem erro pode ser feita com húmus de minhoca, por exemplo. Esse composto orgânico é ótimo e supre as deficiências nutritivas das plantas, fazendo com que cresçam de forma vigorosa.

Existem milhares de adubos no mercado, tanto orgânicos, quanto químicos e minerais, mas já que o assunto é cultivar o próprio alimento, nada melhor que apostar em adubos ou fertilizantes orgânicos.

A adubação irá variar de acordo com as espécies cultivadas e com o crescimento da planta. É importante acompanhar de perto o desenvolvimento de cada uma delas para saber o momento certo de repor os nutrientes necessários. Geralmente, a reposição é feita de forma quinzenal ou mensal, de acordo com a situação da planta.

Viu como ter uma horta em casa não é nenhum pouco difícil? As possibilidades são tantas que você pode apostar em qualquer modelo: vertical, suspenso, de parede, em vasos no chão… qualquer tipo é válido!

O importante é desenvolver esse contato com a natureza, que é benéfico não só para nossa alimentação, mas para nossa saúde como um todo. É hora da sua vontade de ter uma horta em casa sair do papel, e a Plantei te ajuda nessa tarefa!

A loja virtual da Plantei reúne as melhores soluções para cultivo doméstico, e o melhor de tudo é adquirir o que você precisa sem sair de casa. Todos os produtos citados no post você encontra por lá. Clique no banner abaixo para conferir!

horta em casa

Comentário (1)
  • Olá! Cada plantinha tem uma necessidade diferente de insolação. Umas preferem sol direto, outras preferem indireto. Umas preferem o solo mais arenoso. Gostaria de saber esses detalhes sobre as plantinhas de horta q vcs vendem. Por exemplo: alecrim, salsa, coentro, tomilho, orégano, cebolinha…

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo