Lendo agora
O que é musgo e como usá-lo nas plantas?

O que é musgo e como usá-lo nas plantas?

musgo esfagno

O musgo esfagno pertence a família Sphagnaceae e é amplamente utilizado na jardinagem, principalmente no cultivo de plantas carnívoras ou orquídeas. Ele é conhecido por ser um substrato muito eficiente, que fornece água e nutrientes.

musgo esfagno

Na natureza, aparece sobre rochas e troncos, retendo água limpa e indicando que o ambiente está saudável. É uma espécie não cultivada, ou seja, que cresce espontaneamente em beiras de riachos e lagos.

No Brasil pode ser encontrado em áreas montanhosas, principalmente nos estados das regiões Sul e Sudeste.

Neste artigo explicamos os benefícios do musgo esfagno e como utilizá-lo nas plantas. Boa leitura!

Benefícios do musgo esfagno

Uma das características mais interessantes do musgo esfagno é que ele pode atuar como um tipo de substrato para as raízes da planta. É justamente por esse motivo que ele é tão citado no universo da jardinagem.

musgo

loja plantei

Sua principal função enquanto substrato é fornecer água e nutrientes, permitindo as trocas gasosas da planta e proporcionando apoio para um melhor crescimento.

Essa eficiência o torna muito útil para o cultivo de orquídeas, já que elas possuem raízes que precisam de ambientes úmidos para se apoiar e se desenvolver.

Quando utilizado na horticultura, o esfagno auxilia no condicionamento do solo, na cobertura de canteiro e como substrato para produção de mudas.

O que é substrato?

Substrato é tudo aquilo que serve de apoio para as raízes das plantas. As plantas precisam de um suporte que as sustente, onde elas possam se agarrar firmemente, para ter um crescimento estável e fixo.

O musgo esfagno é um tipo de substrato. Mas, atenção, é muito importante saber que ele não pode ser usado como único sustento das raízes. O ideal é que seja combinado com outras substâncias.

Como usar o musgo esfagno?

Para o cultivo de orquídeas a melhor combinação é a junção do esfagno com outros substratos que realizem o trabalho oposto, ou seja, possuam baixo fator de retenção de umidade. Esse tipo de mistura vai facilitar a ventilação.

Uma opção é combinar o musgo esfagno com a casca de pinus ou o carvão. Essa é uma ótima alternativa para retenção de água com aeração das raízes das orquídeas, porém, não é uma regra e depende das preferências da variedade cultivada.

Veja também

Outra forma de utilizá-lo no plantio de orquídeas epífitas – que crescem em troncos de árvores – é formar uma bola de esfagno úmido misturado com outro substrato e colocá-lo dentro de uma meia-calça.

Em seguida, faça um furo nessa bola de meia-calça com esfagno, plante a orquídea e amarre em algum tronco de árvore com barbante ou tiras de tecido. Com o tempo a orquídea começará a soltar raízes que se fixarão no tronco.

Para o cultivo de plantas carnívoras, o musgo esfagno não deve receber nenhum tipo de mistura. A camada de plantio perfeita para essa espécie é justamente o esfagno, porque recria o ambiente natural de crescimento dessas plantas, oferecendo muita umidade.

O esfagno é usado na composição de vasos de plantas, de bonsais e também atua como esponja para composição floral como um substrato alternativo ao xaxim.

👉 Veja as opções de musgo da Plantei Garden Center clicando aqui.

musgo esfagno

Comentários (3)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo