Lendo agora
Primavera Bougainvillea: como cultivar e fazer mudas

Primavera Bougainvillea: como cultivar e fazer mudas

primavera bougainvillea

A primavera (Bougainvillea spectabilis  e Bougainvillea Glabra) é um arbusto trepadeira de origem brasileira que apresenta porte médio e está presente em vários países da América do Sul.  

Neste artigo explicamos o passo a passo para cultivá-la em quintais ou vasos e quais são os cuidados necessários para mantê-la sempre saudável.

E para falar sobre esse tema convidamos quem entende do assunto: Daniel Barreto, biólogo da Plantei Garden Center. Confira! 

Primavera Bougainvillea 

O nome científico desta planta é uma homenagem ao explorador Francês Louis Antoine de Bougainville, que foi o responsável por levá-la para a Europa, contribuindo muito com a popularização da espécie. 

Então, a primavera tornou-se uma planta cosmopolita, nome utilizado no reino botânico para descrever uma espécie que se adapta bem em quase todos os cantos do mundo e ficou mundialmente conhecida pelo nome da espécie: Bougainvillea Glabra e B. Spectabilis

Primavera Bougainvillea: folha pink e branca.
A primavera apresenta folhas de várias cores: vermelha, laranja, branca, rosa e em tons mesclados. Imagens: Plantei Garcen Center.

Primavera em vasos

Além do estilo bonsai, a primavera também pode ser cultivada como arvoreta em vasos, desde que tenham, no mínimo, 20 litros, porque as raízes são bem espaçosas, embora não sejam agressivas.

Primavera bougainvillea: pink e laranja,
As flores da primavera surgem no centro das brácteas, que possuem colorido marcante. Imagem: Plantei Garden Center.

Ao longo dos anos, essa planta cosmopolita foi passando por inúmeros melhoramentos genéticos, resultando em várias formas e cores, com folhas simples ou dobradas, que surgem em cores vivas, como vermelho, roxo, amarelo e cor de rosa, além de outras tonalidades mais claras de híbridos, que também chamam a atenção se destacando em qualquer jardim. 

“Esse colorido maravilhoso das Bougainvilleas está, na verdade, em suas folhas modificadas e não nas flores. A parte da planta de cores mais chamativas são as folhas modificadas conhecidas como brácteas. A flor em si é aquele pontinho cor creme bem claro ou branco que está no centro das bráctea”, explica Daniel Barreto.

Como fazer mudas de primavera? 

A primavera se propaga facilmente por meio de estaquias. Confira o passo a passo! 

1 – Prepare o solo utilizando uma mistura de substrato Carolina, areia fina e um pouco de húmus de minhoca.

substrato para mudas de primavera
Preparo do substrato com substrato Carolina, areia e húmus de minhoca. Imagens: Plante Garden Center.

2- Corte galhos de, aproximadamente, 15 centímetros e coloque no vaso;

muda de primavera
Corte dos galhos para mudar de primavera. Imagens: Plante Garden Center.

3 – Posicione o vaso em um local que receba exposição de luz indireta ou sol nas estaquias apenas pela manhã; 

4 – Depois de 20 dias, os galhos apresentam enraizamento ou, no mínimo, calos radiculares, que são os queloides ou gemas se formando. 

mudas de primavera
Corte dos galhos para mudar de primavera. Imagens: Plante Garden Center.

Sobre o processo de enxertia, Daniel explica que “é possível fazer enxertos de várias cores em uma só planta, transformando-a em um show de cores”. Ele conta que elas “podem ser de cunha simples, gemas ou contato, usando fitas de plástico ou até mesmo com clipe para enxertia, fixando e pressionando na planta-mãe o galho da cor desejada a ser enxertado”. 

Cultivo

As primaveras são de fácil cultivo e, de um modo geral, vão melhor em um solo e/ou substrato mais ácido do que outras flores com as mesmas tonalidades de suas brácteas. Portanto, evite uso de elementos que podem tirar a acidez do solo, como cascas de conchas, calcário, cinza, casca de ovo, farinha de osso, entre outros. 

Procure deixar o substrato do vaso ou solo com pH entre 4 e 4,5. Uma boa opção para adubação seria 04 14 08 (NPK), húmus de minhoca combinado à areia e esterco de frango (1 parte de 10) na mistura.

substrato carolina

Veja também
Ficus Elastica Burgundy

Regas 

Faça regas somente quando o substrato do vaso ou solo estiver totalmente seco. A primavera não gosta de substratos encharcados, apenas úmidos.

Além disso, apreciam estresse hídrico (falta de água) para produzir. Então, observe as folhas: se murchou, é hora de regar. 

primavera bougainvillea coloridas

Como podar a primavera?

Este arbusto aceita podas em todas as épocas do ano, seja para controle de tamanho ou para dar formato desejado à sua Bougainvillea.

“Não tenha dó das flores. A poda proporciona vários benefícios, inclusive estimula belas floradas que podem até durar quase o ano todo dependendo da região na qual está sendo cultivada”, afirma Daniel. 

ferramentas de poda

Quintal florido 

Gostou das dicas sobre a primavera? Aqui no blog da Plantei você vai encontrar várias ideias e inspirações para deixar o seu quintal ou espaço de lazer ainda mais colorido! 

Confira:

cupom loja plantei garden center

Comentários (0)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo