Qual a maneira correta de montar um vaso para o plantio?

1 comentário

Ter a natureza pertinho de você está cada vez mais difícil com o crescimento urbano desordenado, ainda mais quando as áreas verdes são poucas ou estão distantes. Ter um jardim em casa é o sonho de muita gente, mas para quem mora em apartamento nem sempre isso é fácil. O negócio é usar a criatividade para espalhar vasos bem bonitos pela casa, dando vida a salas, escritórios e até à área de serviço.

Nas varandas, sempre há um jeitinho de fazer nem que seja um pequeno jardim bem colorido, mas para isso, o ideal é você saber como preparar um vaso para o plantio. Sim, porque mexer com a terra é uma delícia e você pode montar seu cantinho verde comprando várias mudas e plantando você mesmo nos vasos. Dessa forma, além de ficar mais em conta, você tem um jardim personalizado.

Além do mais, mesmo quando você compra os vasos já montados, com o passar do tempo é provável que você tenha que replantar as mudas ou mudar a terra para manter a planta saudável. A maneira correta de plantar, no entanto, influencia diretamente a vida planta, desde o momento em que ela é transplantada para o vaso para que pegue com mais facilidade, até o desenvolvimento de suas raízes, quando fica mais forte e bonita. Veja o passo a passo da maneira correta de montar um vaso para o plantio.

Uma forma de não precisar trocar a terra de seu vaso é corrigir sua deficiência em cálcio, você pode fazer isso utilizando o Forth Equilíbrio, veja: plantei.com.br/forthequilibrio

Garanta a drenagem do vaso: a planta precisa de água na quantidade certa e isso vai depender da drenagem – e a drenagem, por sua vez, depende do furo ou furos que o vaso tem. Só que é comum ele acabar entupido pela argila, o que faz com que a água não drene, ficando retida no fundo, e acaba apodrecendo a raiz. Para que isso não aconteça, pegue caquinhos telha e faça uma espécie de casinha sobre o furo, de forma que a água escoe, mas o furo não entupa. Depois, faça uma base de argila expandida ou brita, que também ajudarão para que a drenagem seja correta. Essa base deve cobrir o fundo do vaso.

Você também pode utilizar a manta de drenagem para garantir as melhores condições de sua planta, veja: plantei.com.br/manta

Previna doenças nas raízes: depois dos cuidados com o escoamento da água, coloque por cima uma camada de areia grossa para construção (aquela lavada, de rio. Nunca use areia de praia que tem a salinidade muito alta) ou uma mistura dessa mesma areia, terra vegetal e terra comum. Isso servirá para também garantir um escoamento perfeito, mas também para evitar que algumas doenças apareçam na raiz. A mistura deve ser feita fora do vaso, na proporção de 1:1:1, mas pode ser que haja alguma indicação específica de acordo com a muda que você for plantar.

Garanta mais nutrientes para a plantinha: na hora em que estiver fazendo essa mistura da terra, adicione um pouco de húmus de minhoca, que funciona como adubo orgânico. Uma boa dica é colocar também um enraizador, que vai ajudar a planta a se desenvolver no vaso. A medida deve ser de acordo com o especificado pelo fabricante e proporcional ao tamanho do vaso.

Um ótimo produto para retenção de água é o Forth Gel, utilize na mistura de sua terra para obter resultados diferenciados, ele tem alta capacidade de reter água e seu efeito dura pelo menos 6 meses, ou seja, a cada nova rega ele vai reter água novamente, mantendo as raízes sempre supridas, veja mais detalhes: plantei.com.br/forthgel

Coloque a muda: quando colocar a areia lavada ou a mistura no vaso, deixe espaço para a muda. Tire o plástico da muda com cuidado, de forma a não desmanchar o torrão, e coloque-o delicadamente no vaso. O ideal é que o topo do torrão acabe cerca de entre 0,5 cm e 1 cm abaixo da borda do vaso.

Faça a finalização: complete o espaço que sobrou com terra ou o composto orgânico que você fez com o húmus e o enraizador, cobrindo até a borda. A muda deve ficar bem firme, mas não aperte muito a areia, ela deve ficar um pouco fofa. Regue com um regador ou de forma que a água caia bem suave sobre a terra, até que saia pelo furinho. Se a terra se acomodar, complete com mais um pouco. Finalize colocando pedrinhas, folhas secas ou cascas de pinus sobre a terra, além de bonito, isso evita a compactação da terra e ainda ajuda a manter a umidade.

Viu como é fácil ter um jardim sempre bonito? Você tem mais dicas de plantio para que as mudas cresçam fortes e saudáveis? Compartilhe com a gente nos comentários!

Comments

comments

Uma resposta para "Qual a maneira correta de montar um vaso para o plantio?"