Lendo agora
Como montar vasos para plantio? Passo a passo

Como montar vasos para plantio? Passo a passo

como montar vasos

O cultivo em vasos é a alternativa para quem quer ter plantas nos ambientes, mas possui pouco espaço, seja em casa ou no apartamento.

Inclusive, a crescente tendência do urban jungle mostra que não há limites para o cultivo indoor, desde que haja cuidado na hora de escolher as espécies e montar os vasos. 

Neste artigo explicamos como montar vasos para plantar suas variedades favoritas e qual a importância da camada de drenagem. Confira! 

1 – Escolha um vaso com furos

É imprescindível que o vaso tenha furos. Caso não haja, é preciso fazê-los.  Ao permitir que o excesso de água escoe e não fique retida no fundo, as raízes não apodrecem.

2 – Pesquise sobre o porte da planta 

Pesquise sobre o porte do cultivo escolhido antes de escolher o vaso. Folhagens grandes com raízes longas e frutíferas necessitam de vasos com, no mínimo, 20 litros. 

Já os temperos podem ser cultivados até mesmo em vasos pequenos, desde que tenham mais de 15 centímetros de profundidade. Já hortaliças de raízes longas, bulbos e tubérculos precisam de vasos com maior profundidade.

Atenção: a montagem do vaso influencia diretamente na vida da planta. Vasos já montados, que podem ser adquiridos em floriculturas e lojas especializadas, também exigem replantios futuros ou novos mix de substratos.

O transplante é indicado quando o desenvolvimento está lento por falta de espaço e para o crescimento e fortalecimento das raízes. 

3 – Faça a camada de drenagem

Escolha um vaso para plantio que tenha furos no fundo (exceto se for autoirrigável) e que tenha o tamanho adequado para a planta que você quer cultivar. 

O primeiro passo é fazer a camada de drenagem, que é fundamental para garantir que as raízes das plantas não apodreçam e que o solo não fique compactado em torrões.

como plantar em vasos
A camada de drenagem é fundamental para garantir que as raízes das plantas não apodreçam.

Utilize pequenos cacos de telhas, argila expandida ou brita e faça uma camada no fundo do vaso, preenchendo toda a circunferência. Observe atentamente se esses elementos não estão tapando os furos e obstruindo a passagem da água. 

Dica extra: a manta de drenagem de solo pode ser colocada após a primeira camada, mas é opcional.  Este item auxilia na retenção de nutrientes e evita o entupimento dos drenos.

4 – Prepare a terra ou substrato 

Uma receita muito comum para plantio em vaso é um mix combinando areia, terra vegetal e terra comum, na proporção de 1:1:1. O húmus de minhoca também pode ser acrescentado na proporção de 10% do mix, para fornecer mais nutrientes à planta. 

como plantar em vaso
A preparação e colocação da terra devem ser feitas com cautela, até que o vaso esteja pronto para receber a muda.

No entanto, algumas plantas precisam de cuidados específicos no preparo do substrato, como as rosas do deserto, que demandam compostos de alta drenagem. Isso significa que a areia é essencial e deve corresponder a 40% da mistura.

Clique aqui e veja 3 opções de mix de substratos para rosa do deserto.

Nos plantios por sementes, há substratos prontos excelentes, como os da marca Carolina Soil, que fornecem nutrientes necessários para favorecer a germinação e desenvolvimento.

frutíferas em vaso
Jabuticaba, acerola e manga cultivadas em vasos. Imagens: mudas e vasos da Plantei Garden Center.

Para ter um pomar em vaso, pesquise sobre as preferências de solo das frutíferas escolhidas. A maioria aprecia solo fértil, portanto, acrescente húmus de minhoca no preparo e lembre-se de fazer podas e adubações frequentes.

Confira:

Na Plantei Garden Center você encontra o substrato certo para cada cultivo do seu jardim. Clique no banner e veja as opções! 

substrato para plantas

5 – Coloque a muda

Retire o plástico ou recipiente da muda com cuidado, para não desmanchar o torrão, e coloque-a delicadamente no vaso. O ideal é que o topo do torrão fique entre 0,5 cm e 1 cm abaixo da borda do vaso.

Complete o espaço que sobrou até a borda utilizando terra vegetal, composto orgânico feito com húmus de minhoca e enraizador ou o mix de substrato de preferência da variedade.

Ao montar vasos para cultivos, a muda deve ficar sempre bem firme! 

como plantar em vaso
Para evitar que o torrão se desfaça, manuseie a muda com cuidado ao retirá-la do plástico e colocá-la no vaso.

Faça uma irrigação generosa, molhando até que a água escoe pelos furos do vaso. Quando a terra acomodar, adicione um pouco mais, até chegar a borda do vaso. 

Se o método de plantio for por sementes, leia os artigos:

jardim vertical
Vasos autoirrigáveis e suportes disponíveis na loja virtual Plantei. Clique na imagem e confira no site!

O que posso plantar no mesmo vaso?

Antes de montar vasos com mais de uma espécie, pesquise para saber se elas são plantas companheiras ou antagônicas.

Os temperos e hortaliças com as mesmas necessidades de luminosidade, água e época de plantio quase sempre podem ser considerados plantas companheiras. 

Uma espécie alta, por exemplo, é uma boa companhia para aquela que não pode receber sol direto, pois a protege com sua sombra. Clique aqui e veja algumas opções para cultivar lado a lado em canteiros ou em jardineiras!

Já as plantas-antagônicas são espécies de plantas que competem por nutrientes ou que são suscetíveis ao mesmo tipo de praga,  ou seja, se uma for atacada, acaba favorecendo a infestação da outra.

kit horta em vasos

6 – Faça o acabamento

Finalize a montagem do vaso colocando pedrinhas decorativas, folhas secas ou cascas de pinus sobre a terra. Além de um visual incrível, isso evita a compactação da terra e ainda ajuda a manter a umidade, principalmente em regiões muito quentes.

Mas, atenção: pesquise antes sobre as preferências da planta cultivada, assim você fornece os elementos que fornecem nutrientes para o desenvolvimento.

Veja também
como podar roseiras

Alguns tipos de cascas de pinus, por exemplo, apresentam em sua composição elementos nocivos para cultivos mais delicados, como as orquídeas.

Aqui no blog da Plantei você encontra tudo sobre flores, folhagens, ervas e temperos, frutíferas, árvores, plantas medicinais e muito mais! 

suportes com rodízios

7 – Atenção aos cuidados

A dica principal para a dúvida sobre como plantar em vaso é prestar atenção no desenvolvimento dos cultivos, percebendo as reações que estão apresentando.

Mudança de coloração das folhas, aparecimento de pragas ou estagnação do desenvolvimento da planta são alguns dos fatores que traduzem uma necessidade de nutrientes.

Neste artigo explicamos como adubar plantas e identificar os sinais de deficiência nutritivas. 

frutíferas em vaso - amora e jabuticaba

Viu como é fácil montar vasos para plantio? Seguindo essas dicas seu jardim fica sempre bonito e saudável! Basta ter paciência e acompanhar dicas e truques que facilitam ainda mais o cultivo doméstico.

E para concluir, vamos trazer mais duas dicas para quem está começando a cultivar. Confira! 

Kit completo para plantio

O kit “Meu Primeiro Plantio” foi criado especialmente para quem quer começar a plantar temperos, pimentas ou flores com facilidade e praticidade! 

👉 Veja todas as opções disponíveis clicando aqui.

Os vasos autoirrigáveis possuem um sistema composto por cordões que funcionam como uma raiz artificial, mantendo o vaso úmido por até 10 dias, dependendo das necessidades da planta e do clima da região. 

São ótimas opções para colocar em hortas verticais de apartamentos e ficam lindos na decoração dos ambientes! 

Kit completo para plantio: iniciantes

Com o kit “Horta em vasos”, da Plantei Garden Center, você recebe na sua casa tudo o que precisa para dar o primeiro passo rumo à mini-horta própria.

Visite o site, escolha seu tempero favorito e comece já! 

kit completo horta em vaso

Comments

comments


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo