Lendo agora
Como plantar em vaso? Aprenda a fazer a montagem!

Como plantar em vaso? Aprenda a fazer a montagem!

como plantar em vaso

Com o crescimento urbano desordenado, está cada vez mais difícil estar próximo à natureza. Em grandes centros, as áreas verdes costumam ser poucas, fazendo com que as pessoas criem seus próprios ambientes repletos de plantas dentro de casa, como mostra a crescente tendência do urban jungle.

Para manter os cultivos sempre saudáveis e adicionar um toque de personalidade nos ambientes, é preciso aprender como plantar em vasos, sejam eles comuns ou autoirrigáveis. Veja dicas para fazer a montagem correta! 🌿

horta-vertical

Como montar vasos

A montagem do vaso influencia diretamente a vida da planta. Vasos já montados, que podem ser adquiridos em floriculturas e lojas especializadas, também exigem que o replantio ou a mudança de terra seja feita para manter a saúde do cultivo.

O transplante é indicado quando o desenvolvimento está lento por falta de espaço e para o crescimento e fortalecimento das raízes. Para aprender como montar vaso de flor, siga as instruções abaixo.

Faça uma camada de drenagem

Escolha um vaso para plantio que tenha furos no fundo, o que irá auxiliar na construção de uma boa drenagem. Coloque pequenos cacos de telha sob os furos, para evitar que fiquem entupidos pela argila, retendo água no fundo.

como plantar em vasos
A camada de drenagem é fundamental para garantir que as raízes das plantas não apodreçam.

Depois, faça uma base de argila expandida ou brita, itens essenciais para a drenagem, cobrindo todo o fundo do vaso. Adicione uma manta bidim, que permite o escoamento da água e retém os nutrientes necessários. Essa etapa é fundamental para que as raízes das plantas não apodreçam com o excesso de água.

Prepare a terra

Coloque uma camada de areia grossa para construção sob a manta. A areia lavada, de rio, é a mais indicada. Já a de praia não deve ser usada, por apresentar uma salinidade muito alta. Portanto, faça uma combinação de areia, terra vegetal e terra comum, na proporção de 1:1:1. Essa mistura deve ser feita fora do vaso!

guia de planta para ambientes

Isso servirá para garantir um escoamento perfeito e prevenir doenças nas raízes dos cultivos. Caso haja alguma indicação específica para a proporção de acordo com a espécie que será plantada, siga as instruções recomendadas.

como plantar em vaso
A preparação e colocação da terra devem ser feitas com cautela, até que o vaso esteja pronto para receber a muda.

Adicione húmus de minhoca na mistura, que funciona como adubo orgânico e promove mais nutrientes para a planta. Coloque também um enraizador, que vai ajudar no desenvolvimento pleno do cultivo. A medida é especificada pelo fabricante e proporcional ao tamanho do vaso.

Coloque a muda

Ao colocar a mistura de terra e areia lavada no vaso, deixe espaço para a muda escolhida. Retire o plástico da muda com cuidado, para não desmanchar o torrão, e coloque-o delicadamente no vaso. O ideal é que o topo do torrão fique entre 0,5 cm e 1 cm abaixo da borda do vaso.

como plantar em vaso
Para evitar que o torrão se desfaça, manuseie a muda com cuidado ao retirá-la do plástico e colocá-la no vaso.

Complete o espaço que sobrou, até a borda, com terra ou o composto orgânico feito com húmus de minhoca e o enraizador. A muda deve ficar bem firme, mas não aperte muito a areia, deixando-a um pouco leve e fofa.

Regue o cultivo e faça o acabamento

Com um regador ou outro item que permita uma irrigação suave sobre a terra, molhe o cultivo até que a água saia pelos furos do vaso. Se a terra se acomodar, complete com mais um pouco.

Veja também
jade azul - planta pendente

Finalize a montagem do vaso colocando pedrinhas decorativas, folhas secas ou cascas de pinus sobre a terra. Além de um visual incrível, isso evita a compactação da terra e ainda ajuda a manter a umidade, principalmente em regiões muito quentes.

Se atente aos cuidados

A dica principal para a dúvida sobre como plantar em vaso é prestar atenção no desenvolvimento dos cultivos, percebendo as reações que estão apresentando. Mudança de coloração das folhas, aparecimento de pragas ou estagnação do desenvolvimento da planta são alguns dos fatores que traduzem uma necessidade de nutrientes.

Uma deficiência em cálcio, por exemplo, pode ser resolvida com a adição de um fertilizante como o Forth Equilíbrio, sem precisar trocar a terra do vaso. Já para fortalecer a retenção de água e manter as raízes sempre supridas com os nutrientes necessários, é indicado o uso do Forth Gel, que apresenta inúmeros benefícios para a planta e para o solo.

Viu, só? É fácil ter um jardim sempre bonito e saudável. Basta ter paciência e acompanhar dicas e truques que facilitam ainda mais o cultivo doméstico.

A Plantei, maior garden center online do Brasil, reúne diversas espécies de plantas e estilos de vasos que tornam a atividade ainda mais divertida. Clique no banner abaixo para conferir os modelos que mais combinam com sua casa!

plantas ornamentais para sala

Comments

comments


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo