Lendo agora
Aprenda como plantar e cultivar cactos

Aprenda como plantar e cultivar cactos

como plantar cactos

Originários de ambientes quentes e áridos, os cactos são plantas quase independentes que resistem bem a condições estressantes. Por exigir pouca manutenção e adicionar muita personalidade aos ambientes, eles se tornaram febre na ornamentação dos espaços.

São mais de 80 gêneros e 1.400 espécies nativas das Américas, com características distintas que os tornam únicos e especiais nos arranjos. Para aprender como plantar cactos e mantê-los sempre saudáveis, confira nossas dicas e siga o passo a passo! 🌵💚

Plantio de cactos

Um dos problemas de quem viaja com frequência é deixar as plantas sem cuidado por longos períodos de tempo. Mesmo com as soluções de produtos autoirrigáveis, os cultivos que se desenvolvem sem muitos cuidados ainda são a escolha principal quando o assunto é praticidade, principalmente para quem está começando na jardinagem.

como plantar cactos
Os cactos são plantas ideais para quem passa pouco tempo em casa, viaja frequentemente ou está começando na jardinagem.

Cultivar cactos e suculentas pode ser bastante divertido e você ainda corre o risco de se apaixonar e ter centenas deles espalhados pela casa. Confira o passo a passo para a montagem do vaso:

  1. Escolha o vaso para o cultivo de acordo com seu gosto pessoal, de preferência que contenha furos no fundo para facilitar a drenagem. Em regiões úmidas, a dica é optar por vasos de cerâmica, que garantem a evaporação da água por meio de sua porosidade.
  2. Separe os seguintes itens: substrato, cascalho ou areia e adubo com nitrogênio e fósforo.
  3. Preencha o recipiente com substrato próprio para cactos, adicionando uma mistura de terra com areia para evitar um solo argiloso.
  4. Escolha a espécie de cacto que será plantada. As mais indicadas para se ter em casa são figueira da Índia, alfineteiro e rebutia.
  5. Retire o broto com cuidado e, usando luvas de proteção, coloque-o na terra e aperte o substrato, apenas o suficiente para que ele fique em pé.
  6. Adicione uma camada de cascalho ou areia sobre a terra ao redor do cacto.
  7. Coloque o vaso em um local quente, que receba sol de quatro a seis horas por dia, mas que não seja abafado.

como plantar suculentas e cactos

Iluminação e irrigação

Os cactos adoram o sol e suportam bem as altas temperaturas, sendo ideais para espaços da casa com luz direta. A ausência de sol pode fazer a planta não florir, portanto, separe um cantinho iluminado para o novo vaso.

Dispense regas frequentes, pois os cactos armazenam muita água em seus caules e sofrem pouca transpiração, apresentando espinhos que ajudam na desidratação. Uma vez por mês é o suficiente!

como plantar cactos
A estrutura do cacto é indispensável para sua sobrevivência em altas temperaturas, pois retém bastante água e sofre pouca transpiração.

Por apresentar uma substância cerosa na superfície do caule, que impede a absorção da água, é comum que o líquido escorra e seja absorvido diretamente pelas raízes. Entretanto, o excesso de irrigação pode levar ao seu apodrecimento, principalmente durante o inverno, período em que o cacto entra em repouso e está propício para desenvolver fungos e bactérias.

Cactos na decoração

A aparência grosseira dos cactos cria um lindo contraste em ambientes modernos, se opondo a móveis de vidro e itens de alumínio. Em ambientes rústicos, a planta reforça a característica campestre e harmoniza facilmente com tons terrosos e materiais como vime, palha e madeira.

como plantar cactos
Brinque com as espécies de cactos para criar arranjos e composições únicas.

São muitas as possibilidades de combinações! Os arranjos podem conter um cacto único, grande ou pequeno, ou uma junção de espécies, resultando em um visual incrível e singular, já que a maioria apresenta frutos e flores. Em ambientes externos, esses frutos podem atrair pequenos pássaros e outros polinizadores.

A dica para usar cactos na decoração é coletar referências visuais e adicionar sua personalidade nas composições. O Pinterest é uma ótima plataforma para encontrar ideias e inspirações para diversos cômodos da casa. Que tal conferir?

vasos e cachepos para plantas

Veja também
irrigação para jardim

Adubo e replantio

Fertilize os cultivos com adubo diluído em água, preferencialmente durante a primavera e o verão. O Forth Cactos é um dos fertilizantes para cactos mais indicados para a etapa de adubação, garantindo plantas sadias, com floração abundante e colorida.

O replantio também pode ser feito caso o desenvolvimento da planta esteja lento. Isso é sinal que as raízes não têm espaço para se desenvolver ou que o substrato está esgotado e deve ser reposto.

Os cuidados com cactos também incluem o controle de pragas, como cochonilhas e pulgões. Caso isso aconteça, é preciso retirar a planta do vaso e limpá-la com uma escova macia e sabão neutro, até eliminar todos os vestígios. Deixe secar por cinco dias e replante-a em outro vaso, com um novo substrato.

Agora que você já sabe como plantar e cultivar cactos, é hora de colocar as mãos na terra. Acesse o site da Plantei, maior garden center online do Brasil, e confira tudo o que você precisa para o plantio dessa planta tão amada. É só clicar no banner abaixo!

fertilizantes para cactos e suculentas


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo