Now Reading
Como plantar mirtilo em casa? Passo a passo!
como plantar mirtilo

O mirtilo (Vaccinium myrtillus), também conhecido como blueberry, é uma fruta azul muito versátil e cheia de benefícios. Ele pode ser consumido tanto in natura, como em sucos, geleias, doces e chás, ajudando a reduzir o colesterol, e controlar a hipertensão e o diabetes.

De sabor único, a fruta pouco explorada no Brasil pode ser cultivada em casa sem muitos esforços. Confira dicas práticas sobre preparação do solo, clima, irrigação e iluminação e aprenda como plantar mirtilo corretamente!

mudas frutíferas

Plantio e poda

Originário da América do Norte e pertencente à família Ericaceae, os mirtilos podem chegar a arbustos de até 4 metros de altura, dependendo da variedade. O principal método de propagação é por estaquia, portanto, retire cuidadosamente estacas do caule e plante-as em um solo areno-argiloso, ácido (pH 4,5 ou 5,5) e rico em matéria orgânica.

Em dois meses, as raízes estarão fortalecidas e, o cultivo, pronto para ser transplantado para um local com substrato rico em matéria orgânica (aposte em húmus de minhoca ou em cascas de ovos!). É importante que eles sejam plantados em um espaçamento de 1,5 a 3 metros, em covas com no mínimo 40 cm de largura e profundidade e recebam aplicação de calcário.

Clima, irrigação e adubação

Por ser uma planta originária de países com clima frio, o cultivo de mirtilo já foi um desafio no Brasil. Porém, graças às variedades adaptadas a regiões quentes, ele pode ser cultivado por aqui sem grandes problemas. Ainda assim, seu desenvolvimento pode ser melhor em ambientes de temperatura baixa ou amena.

como plantar mirtilo
O solo ideal para o cultivo de mirtilo é ácido (pH 4,5 ou 5,5) e rico em matéria orgânica.

O blueberry é sensível à falta ou excesso de água, devido às suas raízes fibrosas e superficiais. Portanto, a rega deve ser feita por um sistema gota a gota para não comprometer o cultivo. No inverno, é preciso adubá-lo com a quantidade indicada na embalagem do fertilizante.

vasos para frutíferas

Manutenção e colheita

A primeira produção de mirtilo acontece após dois anos de cultivo, e a colheita deve ser feita manualmente em até 40 dias. Por ser uma fruta delicada, é importante que o processo seja feito cuidadosamente, de preferência em dezembro ou janeiro.

Para potencializar o desenvolvimento da planta, retire todas as suas flores até a primeira frutificação. Assim, é possível poupar a energia usada para florir e usá-la para gerar deliciosos frutos.

See Also
como fazer as rosas do deserto florirem

Pragas e doenças

É comum que os mirtilos sejam atacados por fungos, como Aspergillus, Botrytis e Colletotrichum. Porém, é possível evitá-los pulverizando produtos à base de cobre na planta durante o inverno. Em locais úmidos, o tratamento deve ser feito somente após a colheita dos frutos ou da floração.

como plantar mirtilo
Evite o aparecimento de fungos com tratamento à base de cobre durante o inverno.

Benefícios do mirtilo

Além do baixo teor calórico, o mirtilo apresenta diversos benefícios à saúde. Dentre eles, os principais são:

  • Diminui os índices de açúcar no sangue e controla os níveis de insulina;
  • Protege o organismo dos radicais livres devido a sua ação antioxidante;
  • Regula a pressão arterial e diminui o colesterol ruim (LDL);
  • Reduz a deterioração cognitiva e ajuda a manter a memória;
  • Protege o coração e evita o aparecimento de aterosclerose;
  • Fornece vitaminas A, C e E, que funcionam como potentes antioxidantes;
  • Combate infecções urinárias, por evitar o desenvolvimento do E. coli no trato urinário;
  • Melhora a visão noturna e previne problemas oculares, por ser rico em antocianina;
  • Mantém o bem-estar e o bom humor

Onde comprar?

Para garantir sua muda de mirtilo sem sair de casa, acesse o site da Plantei, maior garden center online do Brasil. Lá, você também encontra kits completos com tudo o que precisa para montar seu primeiro pé de árvores frutíferas em vasos. Clique no banner abaixo e aproveite!

como plantar mirtilo

Comments

comments

View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Scroll To Top