Lendo agora
Como plantar e cultivar pitaya? Dicas práticas!

Como plantar e cultivar pitaya? Dicas práticas!

como plantar pitaya

Originária da América Latina, a pitaya é uma fruta tropical conhecida por sua beleza e seus inúmeros benefícios à saúde.

As diversas espécies existentes apresentam ação antioxidante, protegem as células do organismo e combatem doenças cardiovasculares, sendo muito cultivadas e consumidas em algumas regiões do Brasil.

Versátil e fácil de cultivar, a fruta se adapta bem a diferentes ambientes, nos agraciando também com seu grande poder ornamental, que resulta em uma floração exuberante.

Quer aprender como plantar pitaya no vaso ou no chão? Confira nossas dicas!

Formação de mudas

As mudas de pitaya podem ser feitas de duas formas: por sementes e por estacas. O primeiro método consiste em retirar as sementes de frutas maduras, lavá-las e semeá-las em um recipiente preparado com areia lavada e substrato, com um espaço de 2,5 cm entre cada uma. É importante manter uma irrigação moderada diariamente.

como plantar pitaya
O cultivo de pitaya pode ser feito de duas maneiras: por sementes ou por estacas.

A germinação por sementes ocorre de 8 a 12 dias após o plantio. Depois do surgimento das mudas, diminua as regas para evitar o apodrecimento da planta.

Após cinco meses de crescimento, é hora de transplantar as mudas mais desenvolvidas para um vaso com maior profundidade (mínimo 40 cm) e com solo leve e bem drenado.

Para fazer a propagação de pitaya por estaquia, retire as estacas cuidadosamente de uma planta saudável, respeitando as articulações do caule.

Plante-as em um local escuro, de preferência em um vaso com solo bem drenado, já que as regas devem ser diárias no primeiro mês. Após o crescimento da muda, o transplante para um novo vaso pode ser feito.

comprar mudas frutiferas

Solo e clima

Por ser uma fruta tropical, acostumada com regiões secas e quentes, o solo ideal deve ser leve e possuir um baixo nível de retenção de água, com pH entre 6 e 7.

Para torná-lo ainda mais fértil e apto para o desenvolvimento pleno, é recomendado adicionar adubos orgânicos, como húmus de minhoca e cascas de ovos, na terra.

vasos para frutíferas

A temperatura indicada para o cultivo de pitaya varia entre 18ºC e 26ºC, com baixa umidade do ar. Em regiões frias e úmidas, seu desenvolvimento deve ser feito em estufas, onde é possível controlar a iluminação e a temperatura.

Regas e iluminação

Dúvidas sobre a exposição ao sol são umas das mais recorrentes quando o assunto é como plantar pitaya. Isso acontece porque, diferentemente das demais frutas, ela necessita de iluminação direta por 10 horas diárias em seu caule para se desenvolver integralmente.

como plantar pitaya
Resistente ao calor, a pitaya necessita de iluminação direta e pouca água para ter um crescimento saudável.

A irrigação deve ser cautelosa: confira a umidade do solo sempre que possível, evitando que ele fique encharcado e leve ao apodrecimento das raízes.

Veja também
Lambari roxo (Lambari Tradescantia Zebrina).

As regas podem ser feitas de duas ou três vezes na semana em regiões com o clima ideal, e reduzidas em cidades com alta umidade.

Onde plantar?

Ambientes externos, como jardins e quintais, são os locais mais indicados para cultivar pitaya, que pode atingir mais de 1 metro de altura.

Por ser uma fruta de tamanho médio e com um peso elevado, é comum que ela puxe os galhos para baixo, tornando a estrutura ainda mais interessante na ornamentação.

como plantar pitaya
Por serem frutas grandes e pesadas, os cuidados para manter a sustentação da planta devem ser redobrados.

Sua floração é incrível, durando de 8 a 12 horas no período noturno, com grandes flores brancas amareladas. A frutificação é abundante e acontece aproximadamente três vezes ao ano, portanto, a planta precisa de cuidados extras.

Use estacas ou bambus para sustentar a estrutura, evitando o desmoronamento e facilitando a colheita.

Onde comprar?

Para comprar mudas de pitaya sem sair de casa, acesse o site da Plantei, o maior garden center online do Brasil. Além de diversas variedades de frutíferas, que podem ser cultivadas no vaso e no chão, lá você encontra tudo o que precisa para otimizar o cultivo doméstico. É só clicar no banner abaixo!

como plantar pitaya

Comentários (0)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo