Lendo agora
Pomar em vaso: faça um jardim de frutas na sua casa

Pomar em vaso: faça um jardim de frutas na sua casa

Você sempre quis ter frutíferas no quintal, mas não dispõe de muito espaço? A solução é fazer um pomar em vaso!

Inúmeras variedades se adaptam bem aos vasos e, mesmo em um quintal pequeno ou varanda, você pode se deliciar com acerola, jabuticaba, lichia, mirtilo, manga abacate, limão, entre outras. 

Neste artigo explicamos o passo a passo para começar um jardim de frutas e fazer uma boa colheita. Confira! 

Pomar em vaso: como fazer?

As árvores frutíferas cultivadas diretamente no solo, principalmente as mais rústicas, como laranja, limão e abacate, não necessitam de tantos cuidados quanto as que são plantadas em vaso.

Como o espaço para o desenvolvimento é limitado, alguns cuidados são essenciais para garantir um crescimento saudável e uma boa frutificação. 

Anota as dicas abaixo e mãos à terra!

Tamanho do vaso 

Para fazer um pomar, escolha vasos que tenham uma boa profundidade. O espaço deve comportar,  aproximadamente, 25 litros de substrato, assim as raízes podem se expandir e buscar nutrientes. 

frutíferas em vaso
Jabuticaba, acerola e manga cultivadas em vasos. Imagens: mudas e vasos da Plantei Garden Center.

Montagem do vaso 

As frutíferas, em geral, apreciam solos úmidos, mas nunca encharcados. Portanto, substrato e vaso devem favorecer uma boa drenagem da água. Veja o passo a passo:

  • Escolha um vaso ou recipiente que tenha furos no fundo. Eles são essenciais para que a água escoe e não fique acumulada;
  • Faça uma camada drenante com argila expandida, brita ou pequenos cacos de telhas. Coloque-as no fundo de modo que não obstrua a passagem;
  • A manta bidim é opcional, mas favorece a retenção de nutrientes no solo, evita o acúmulo de água no vaso e evita sujeiras durante as regas.

vasos para frutíferas

Preparo do substrato 

De modo geral, o solo para o plantio de frutíferas em vaso deve ser constituído por uma mistura de 50% de terra orgânica e 50% de areia média de construção (areia lavada).

O húmus de minhoca e outros compostos orgânicos também podem ser acrescentados à mistura, já que a maioria das árvores se desenvolvem melhor em solos férteis e ricos em matéria orgânica. 

pomar em vaso
Para fazer um jardim de frutas, utilize vasos com mais de 20 litros e furos no fundo. Imagens: Plantei Garden Center

Escolha das mudas

Antes de adquirir uma muda para seu pomar em vasos, pesquise sobre as condições de adaptação e sucesso na colheita de frutos. 

O desenvolvimento das árvores em vasos é mais lento, portanto, compre mudas prontas para o plantio que tenham um tamanho considerável. Busque por lojas confiáveis, com selos de qualidade, atendimento rápido e bons fornecedores. 

Na Plantei, maior garden center online do Brasil, você pode adquirir mudas frutíferas de diferentes tipos ou kits completos para fazer seu jardim de frutas em vasos

mudas frutíferas

Escolha do local

Quintais ou varandas que não recebem luz direta por um período considerável não são bons espaços para o desenvolvimento de frutíferas em vasos. Lembre-se que a condição ideal é de, no mínimo, 4 horas de sol pleno por dia

Outro aspecto que merece atenção é em relação aos ventos fortes. Se as mudas ainda forem muito pequenas, posicione os vasos em locais protegidos até estarem firmes. 

– Podas

As podas são essenciais para as frutíferas, principalmente quando cultivadas em vasos. Veja as dicas no vídeo abaixo! 

– Adubação

Quais são os produtos ideias para adubar frutíferas? Assista o vídeo e descubra! 

Pomar em vaso: o que plantar?

Há muitas opções de frutas que podem ser cultivadas em vaso. Confira, abaixo, algumas opções, características e períodos de produção! 

1 – Lichia

O primeiro passo para plantar lichia é ter um vaso compatível com o porte dessa espécie. Indicamos os de 40 litros ou mais, para que ela se desenvolva bem. 

A lichia precisa de 4 horas diárias de luz solar direta. O plantio deve ser feito quando o clima estiver úmido. O ideal é que a planta passe por um clima seco e frio antes de entrar no período de florescimento.

A frequência de regas também merece atenção: é importante não esquecê-las! A terra não pode ficar seca. Outro ponto de atenção são as adubações, que influenciam no sabor dos frutos e devem ser feitas a cada 3 meses.

Clique aqui e conheça 12 opções de frutíferas para cultivar em vasos!

2 – Fruto do sabiá em vaso

A frutífera arbustiva Acnistus arborescens, popularmente conhecida como fruto do sabiá ou marianeira também se adapta ao cultivo em vasos. Produz pequenos frutos alaranjados com polpa adocicada. 

Para cultivar o fruto do sabiá em vasos, opte por vasos com bastante profundidade de, no mínimo, 28 litros. O substrato pode ser preparado com terra vegetal e húmus de minhoca. 

fruto do sabiá em vaso

3 – Olho de dragão / longan

A longan, conhecida pelo nome popular de “olho de dragão” é uma fruta muito saborosa. O nome popular vem por causa de sua semente única, arredondada e brilhante.

Assim como a lichia, o plantio da longan deve ser feito, preferencialmente, nos períodos chuvosos. O vaso precisa ser compatível com o porte da frutífera e deve estar em um local que receba luz solar direta por pelo menos 4 horas diárias.

longan em vaso

Um cuidado especial com a longan é a poda de condução. Recomendamos que você corte os ramos secos e mal formados para que essa frutífera tenha um bom desenvolvimento em vasos.

Assista o vídeo e saiba mais! 

4 – Amora

O segredo para cultivar amoreiras em vaso é a alta exposição à luz solar direta!

Para iniciar o cultivo da amora você também precisa de um vaso profundo. Essa frutífera é rústica, resistente e se adapta a vários tipos de solo. A dica é preparar o vaso seguindo as dicas que apresentamos para as outras frutíferas.

As regas devem ser constantes, para manter o solo da amoreira sempre úmido. Os primeiros frutos começam a surgir um ano e meio após o plantio. De forma geral, o período de frutificação aqui no Brasil ocorre entre setembro e novembro.

Veja também
como plantar hortelã

5 – Jardim de frutas

Confira nossos artigos sobre outras frutíferas que também se adaptam bem ao plantio em vasos: 

pomar em vaso
Pé de amora, jabuticaba, manga e acerola cultivadas em vasos. Imagens: Plantei Garden Center.

Dúvidas frequentes

Fazer um pomar em vasos traz muitas dúvidas, não é mesmo? Selecionamos algumas perguntas enviadas pelos leitores do blog e convidamos Daniel Barreto, biólogo da Plantei Garden Center, para respondê-las. 

A gabiroba pode ser cultivada em vaso? 

Sim! Mas ela demora alguns anos para iniciar a produção. Antes dos dois anos esta frutífera ainda está no processo de maturação vegetativa.

Uma forma de favorecer o crescimento é fazendo uma boa correção de solo durante o inverno.

Frutíferas cítricas devem receber podas? 

As podas são necessárias para o cultivo de cítricos em vasos. Elas devem ser de, no mínimo, 30 cm na parte superior e nos galhos laterais, caso tenha. Passe canela em pó nos cortes assim que finalizar o processo, para ajudar com a cicatrização. 

Clique aqui e veja as dicas para podar frutíferas. 

Posso produzir figos em vasos?

Sim! A figueira é recomendada para iniciantes no plantio de frutíferas. O plantio pode ser feito com estacas ou enxertos e a frutificação acontece em menos de um ano.

Uma forma de acelerar o crescimento é fazendo a adubação correta com Ferti-peixe ou Nutrijardim

fertilizantes para frutíferas

Quais frutíferas gostam de solos pobres e arenosos?

Mirtilo, cajú e goiaba são frutas pouco exigentes em relação ao solo. Porém, as adubações devem ser constantes. Opte pela adubação lenta: de 3 a 5 meses, com osmocote 14 14 14 ou 15 09 12 ou adubação orgânica, com esterco bovino. 

Como evitar cochonilhas em frutíferas cítricas?

A primeira recomendação é não regar molhando as folhas de seus cítricos! Regue somente a terra. Apesar da impressão de estar “refrescando” a árvore, você estará condicionando um ambiente ideal para cochonilhas. 

Comments

comments

Comentários (0)

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo