Lendo agora
Como plantar limão: no solo e em vaso

Como plantar limão: no solo e em vaso

plantar limão

O limão é uma das frutas mais populares do Brasil, sendo amplamente utilizado na culinária e também em terapêuticas diversas. Além do fruto, também se aproveita as cascas e as folhas.

O limoeiro é uma frutífera rústica, que pode ser facilmente cultivada em pomares, quintais e também em vasos, desde que receba os cuidados apropriados.

Neste post explicamos como plantar limão no solo ou em vasos e trouxemos várias dicas de cuidados para garantir uma ótima colheita dos frutos!

Propagação

A propagação do limoeiro acontece por meio do plantio das sementes ou por enxertia, que devem ser adquiridos com fornecedores de confiança ou a partir de mudas saudáveis e fortes.

Como plantar limão no solo?

Entre as frutíferas, o limão não é a mais exigente em relação ao solo e se desenvolve bem em diferentes condições. O mais indicado é que seja um solo leve e profundo.

cova para frutífera
Transplante de limão em vaso para o solo. Imagem: Plantei Garden Center, junho de 2020.

O local escolhido para o plantio deve receber bastante sol. As covas devem ter, aproximadamente, 50 x 50 cm centímetros (em profundidade e largura) e o solo deve estar molhado para realizar o plantio.

Ao fazer o transplante, retire a muda ou árvore com cuidado mantendo um torrão em torno das raízes (e coloque na mesma posição em que estava no vaso).

Clima

O limoeiro se desenvolve melhor em regiões com temperaturas mais altas, que ajudam no desenvolvimento da árvore e no amadurecimento dos frutos.

como plantar limão

Época de plantio

Períodos chuvosos são os mais recomendados. De preferência, escolha um dia com pouco sol para fazer o plantio.

Cuidados

As regas devem ser generosas e realizadas no início da manhã ou final da tarde. Para o limoeira, recomenda-se realizar a poda de limpeza (clique aqui e saiba mais).

Floração e Colheita

Geralmente as flores do limoeiro aparecem nas cores branco ou rosa e são sempre muito perfumadas.

A produção de limões começa a partir do terceiro ano.

Onde comprar mudas de limão?

Na loja virtual da Plantei, maior garden center online do Brasil, você encontra dezenas de mudas frutíferas, inclusive de variedade de limão. Clique aqui e confira.

Como plantar limão em vaso?

Há muitos tipos de frutíferas que podem ser cultivadas em vaso e o limão é uma delas.

Por ser uma árvore mais rústica, o limoeiro se adapta muito bem ao cultivo em quintais. A dica é adquirir mudas saudáveis, preferencialmente enxertadas e já produzindo.

As variedades de siciliano e galego se adaptam muito bem ao cultivo em vasos, mas há recomendações especiais.

Escolhendo o vaso

Tamanho: o limoeiro deve ser plantado em vasos tenham mais de 25 litros para dar frutos e se desenvolver bem.

Veja também

Drenagem: é essencial criar uma camada de drenagem, que pode ser feita com argila expandida, brita ou cascalhos de telhas.

O excesso de água acumulado no fundo do vaso pode danificar as raízes e, consequentemente, a absorção dos nutrientes. Além disso, causa estresse à planta.

suporte com rodízios

Preparo do solo

Deve ser leve e rico em nutrientes. Indicamos a receita: prepare o solo com 50% de terra orgânica e 50% de areia média de construção (areia lavada). O húmus de minhoca também pode ser adicionado ao preparo.

Luminosidade

O vaso precisa ser posicionado em um local que receba luz solar direta por, no mínimo, 4 horas durante o dia. Essa dica é fundamental para vários tipos de frutíferas cultivadas em vasos.

plantar limão em vaso
Pé de limão em vaso. Imagem: Plantei Garden Center

Regas no vaso

A regas devem ser frequentes, mas sem deixar a planta encharcada. A frequência indicada é de uma vez ao dia. No inverno, diminua a frequência. Verifique sempre se o vaso está com uma boa drenagem.

Frutíferas em vaso? Sim!

Agora que você já aprendeu como ter seu limoeiro em vaso, confira nossos artigos sobre outras frutíferas que também se adaptam bem ao plantio em vasos.

👉 Abacate
👉 Jabuticabeira
👉 Longan (olho de dragão)
👉 Lichia

fertilizantes para frutíferas

Comentários (0)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo