Lendo agora
Jabuticabeira híbrida produzindo: como cultivar e adubar

Jabuticabeira híbrida produzindo: como cultivar e adubar

jabuticabeira híbrida

Um pé de jabuticaba carregado de frutas doces tem gosto de infância. Quem nunca passou horas colhendo e saboreando as deliciosas bolinhas escuras e viçosas quando era pequeno?

Seja no sítio, chácara ou desbravando o quintal, todo mundo tem uma recordação com essa frutinha. Felizmente, as jabuticabeiras podem ser cultivadas em casas e apartamentos, sem demandar muito espaço. Para isso, a jabuticabeira híbrida é a solução!

De porte pequeno, essa frutífera pode ser cultivada em vasos, jardins e pomares, produzindo durante todo o ano. Já pensou? Confira mais informações sobre ela e saiba onde adquirir a sua!

O que é a jabuticabeira híbrida?

Nativa da Mata Atlântica, a jabuticabeira é conhecida por gerar frutas esféricas, viçosas e suculentas. Hoje, existem mais de 30 espécies, que podem chegar até 9 metros de altura e levar de 10 a 15 anos para produzir seus primeiros frutos.

A jabuticabeira híbrida (Plinia cauliflora), alterada geneticamente para não crescer tanto e produzir seus frutos entre 4 e 5 anos de idade, aparece como a opção ideal para quem deseja adoçar o dia a dia com o sabor da infância.

De pequeno porte, essa frutífera pode ser cultivada em vasos — e se irrigada corretamente, garante uma frutificação abundante. Ela produz frutos doces e suculentos, várias vezes ao ano.

jabuticabeira hibrida em vaso

Na Plantei, maior garden center online do Brasil, você pode adquirir a sua jabuticabeira híbrida com 6, 8 ou 10 anos, já produzindo. Os frutos da jabuticabeira híbrida são de coloração vinho e podem ser consumidos in natura ou usados na produção de sucos, licores, geleias, sorvetes, bolos e outros alimentos.

Jabuticabeira híbrida ou enxertada

Existem diversos tipos de jabuticabeiras, como Sabará, Olho de Boi, Anão do Cerrado e Híbrida. Com exceção da última, todas podem ser enxertadas para que produzam seus frutos mais rapidamente.

As jabuticabeiras enxertadas são produzidas por meio de uma fusão entre uma planta nova, que leva de 10 a 15 anos para dar frutos, e uma planta de 25 a 30 anos. De porte grande, com folhas pequenas e em tom verde escuro, as espécies enxertadas produzem, normalmente, três vezes ao ano.

jabuticabas
A jabuticabeira híbrida produz frutos doces e suculentos, várias vezes ao ano.

Já as jabuticabeiras híbridas são menores, atingindo até 3 metros, produzem frutos de forma precoce e várias vezes ao ano. Ao contrário da enxertada, é produzida por sementes, apresenta folhas longas em tom verde claro, além de frutos na cor vinho com cascas um pouco mais finas que outras variedades.

A jabuticabeira precisa de sol?

A jabuticabeira híbrida se adapta facilmente em regiões com diferentes climas, exceto em locais com geadas e estiagens prolongadas. A frutífera gosta de sol pleno e exige irrigação diária para se desenvolver, garantindo frutos doces durante o ano todo.

Neste vídeo o Daniel, que é biólogo, explica tudo sobre a jabuticabeira híbrida, detalhando os cuidados para garantir uma ótima colheita e respondendo dúvidas frequentes. Confira!

Frequência de regas

Para aqueles que ainda não sabem, a jabuticabeira é uma árvore que gosta de muita água – mas atenção – ela não é uma planta aquática – água demais também pode matá-la.

Temos dois truques que quase sempre funcionam para verificar se há excesso ou falta de água na sua jabuticabeira:

1 – Folhas caindo e sem sinais de novos brotos

Alerta! Pode ser falta de água! Nessa situação, procure dobrar a quantia de água usualmente utilizada e observe se haverá alterações na árvore.

2 – Folhas com a ponta marrom escuro

Alerta! Pode ser excesso de água! Nessa situação, suspenda por alguns dias a irrigação e observe as alterações da árvore.

Além disso, será preciso verificar se o solo está impermeável ou o vaso obstruído na base, não permitindo a drenagem da água, deixando o solo encharcado.

jabuticaba em vaso
Jabuticabeiras produzindo em vaso. Imagens: enviadas por clientes da Plantei Garden Center.

Além desses macetes que ajudam você a identificar se a irrigação está sendo feita de forma adequada, passaremos algumas receitinhas básicas que podem quase sempre ser aplicadas na irrigação da sua jabuticabeira!

Em épocas de muito sol e clima mais seco, você deverá irrigar a sua jabuticabeira diariamente. Há duas dicas aqui: realizar a irrigação de forma lenta (para que o torrão da árvore consiga absorver a água) e verificar com as mãos se o torrão está úmido. Estando o torrão úmido, é hora de interromper a irrigação.

Em épocas mais frias, a irrigação poderá ser feita a cada dois dias, pois a evaporação da água do torrão será mais lenta. Sempre preste atenção na umidade do torrão e nas características das folhas.

Em épocas de chuva contínua, verifique a umidade do torrão. Se a água da chuva for suficiente para manter o torrão úmido, interrompa a irrigação, retomando-a em um espaço de dois a três dias após o término das chuvas.

Vaso para jabuticabeira

Todas as variedades de jabuticabeiras podem ser cultivadas em vasos, mas é a híbrida a mais escolhida, por seu porte pequeno e sua arquitetura de copa definida que ornamenta perfeitamente qualquer ambiente.

O vaso mais indicado para o cultivo deve ter, no mínimo, 20 centímetros a mais do que o torrão.

Caso a jabuticabeira seja plantada no jardim ou pomar, será necessário maior cuidado com as podas, aparando os galhos 30 dias após a colheita.

Assista o vídeo abaixo e veja mais dicas sobre o cultivo das jabuticabeiras híbridas em vaso. Nesse caso, a frutífera é cultivada em vaso autoirrigável!

Jabuticabeira em vaso, no apartamento?

Sim, é possível ter um pé de jabuticaba no apartamento! Imagina só ter essas delícias sempre à mão para fazer uma caipirinha, um suco, receitas doces ou salgadas…ou apenas se deliciar com o fruto?

jabuticaba
Os frutos da jabuticabeira híbrida são consumidos in natura ou usados na produção de sucos, licores, geleias, sorvetes, bolos e outros alimentos.

Nesse caso, você deve observar com cuidado os espaços que recebem sol pleno, que é fundamental para que a jabuticabeira se desenvolva.

Outra dica é plantá-la em um vaso autoirrigável para frutíferas, já que elas exigem regas muito frequentes. Dessa forma você garante o solo sempre úmido, mas com muito mais praticidade!

 

Como podar a jabuticabeira?

A jabuticabeira aceita tanto podas mais drásticas quanto podas moderadas. As dicas abaixo se aplicam às árvores grandes e às pequenas.

Contudo, a principal dica para manter a planta saudável é a poda que costumamos chamar de “poda de limpeza”. Essa poda consiste no corte de galhos fininhos e normalmente com nenhuma ou pouca folha que aparecem no interior da copa da árvore.

É importante cortá-los para que a planta possa respirar melhor e não desperdice a energia que será utilizada para a produção de flores e frutos.

Como estamos falando de galhos muito finos, caso não disponham de alicate próprio para poda, você pode utilizar uma tesoura de cozinha mesmo. Mas, atenção: ao utilizar material não específico para jardinagem, o instrumento pode perder o corte mais facilmente!

Veja também

Jabuticabeira híbrida: como adubar?

Da mesma forma que indicamos a realização da poda previamente ou no início da primavera, uma nutrição bem feita nesse período também ajuda no desenvolvimento de muitos frutos docinhos.

Bom, nesse ponto temos que dividir as dicas em duas partes. A adubação de jabuticabeiras plantadas no solo e a adubação de jabuticabeiras plantadas em vasos.

Fazemos essa divisão pelo seguinte motivo: árvores plantadas em vasos, com o passar do tempo, demandam um pouco mais de cuidado do que a árvore que está plantada na terra. O motivo é simples: a fonte de recursos do vaso é mais restrita do que a fonte de recursos da terra.

Indicamos uma adubação a cada 40 dias com um adubo que contenha tanto macro como micronutrientes. O que significa que não devemos utilizar o simples NPK (10-10-10), pois este possui apenas três nutrientes.

Nos viveiros da Plantei Garden Center, utilizamos na nossa produção e indicamos aos nossos clientes um adubo chamado Forth Frutas, que é completo e balanceado com os 12 nutrientes que as plantas frutíferas necessitam para favorecer a produção de frutos.

forth jabuticabeiras

Adubação em vaso

Para a adubação em vasos, dissolva 10g (1 colher de sobremesa) para cada litro de água. Após a diluição, coloque a mistura em um regador e regue a terra.

Como um complemento a essa adubação periódica, recomendamos também uma adubação mensal com um adubo à base de Fosfito de Potássio (Fosway). Dilua 2,5ml do Fosway (meia tampa de garrafa pet) para cada litro de água e pulverize as folhas.

Ressaltamos que o ideal é realizar a adubação em horários de sol ameno e com as plantas bem hidratadas, se necessário regue um dia antes da adubação.

Adubação no solo

Agora, pensando  em jabuticabeiras híbridas plantadas na terra, manteremos a indicação da adubação a cada 60 dias com o Forth Frutas. Claramente, a quantidade do adubo será maior.

Considerar cerca de 150 gramas do produto, por metro quadrado, polvilhados sobre a terra, na projeção da copa da árvore, de 25 a 30cm do caule da árvore até o ponto mais extremo da copa da sua jabuticabeira.

Da mesma maneira, irrigue lentamente até que o produto seja absorvido pela terra. Procure realizar o procedimento em horários com sol ameno.

Para as árvores plantadas na terra, temos uma dica muito importante: caso a sua jabuticabeira não esteja vigorosa, trocando folhas e produzindo frutos (mesmo aplicando o Forth Frutas), talvez haja excesso de alumínio no solo.

O solo brasileiro, principalmente as primeiras camadas, normalmente concentra alumínio, um mineral tóxico que inibe as raízes de absorverem os nutrientes.

Sendo assim, indicamos a aplicação de um adubo rico em cálcio e magnésio para que ocorra um novo balanceamento dos nutrientes do solo, nós utilizamos o Forth Plantio, na quantidade de 200g por metro quadrado.

Onde comprar a jabuticabeira híbrida?

As jabuticabeiras híbridas disponíveis na loja virtual da Plantei já estão produzindo. A planta curada no vaso facilita o transplante para o vaso definitivo e assegura um transporte seguro.

Por ser podada antes do envio, ela poupa energia e evita o estresse da frutífera, garantindo um bom desenvolvimento e produção.

“Mas como ela vai chegar até a minha casa?” A Plantei desenvolveu um método seguro e prático para embalar todas as plantas, que chegam bem saudáveis até você. Clique no banner abaixo para adquirir a sua jabuticabeira híbrida!

jabuticabeira híbrida

Comentários (2)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo