Lendo agora
O que plantar no Outono e Inverno? Confira!

O que plantar no Outono e Inverno? Confira!

o que plantar no outono - frutíferas de caroço

No Brasil cada região é impactada por variações climáticas diferentes ao longo do ano. O aumento ou a ausência de chuvas e as variações na incidência de luminosidade afetam a dinâmica de crescimento das plantas.

É muito comum o questionamento sobre o que plantar no outono e no inverno para vários cultivares. A época é propícia para o desenvolvimento de diversas espécies de frutíferas, hortaliças e flores, que têm suas necessidades melhor atendidas durante as baixas temperaturas e ao clima mais úmido.

Neste post, você vai encontrar um guia com informações, dicas de plantio e cuidados importantes para os próximos meses. Depois que terminar a leitura, use o campo dos comentários e conte pra gente o que achou!

Frutíferas de caroço

A informação de que o início verão é uma época boa para plantar árvores frutíferas é bastante disseminada. Porém, a melhor estação depende da espécie cultivada e das condições climáticas e de solo na região de plantio.

Simon Steltenpool, da Steltenpool Flores e Plantas, que também comercializa mudas frutíferas, conta que as frutas de caroço, como maçã, pêssego e ameixa, por exemplo, devem ser plantadas no inverno, entre os meses de julho e agosto. “A muda sai do viveiro onde têm todas as condições para se desenvolver e vai pro campo. No verão, ela sofre com muito calor, prejudicando seu crescimento”, destaca.

Maçã: plantar no outono ou inverno.
Frutas de caroço, como maçã, pêssego e ameixa, devem ser plantadas no inverno.

A dica de plantio no inverno vale para a região de São Paulo. Já nas regiões mais frias, é importante postergar, principalmente para evitar geadas, que são extremamente prejudiciais para o desenvolvimento de algumas frutíferas.

Steltenpool destaca que o pêssego, a ameixa e a maçã são frutas muito exigentes. “Em escala comercial é preciso pulverizar as árvores, realizar inúmeros tratamentos fitossanitários, aplicar defensivos, entre outros processos para garantir uma fruta de qualidade”, explica o empresário.

Nos casos em que o plantio é feito no quintal, para consumo próprio, a dica para o outono e também em outras estações é priorizar as árvores frutíferas mais rústicas, como manga, banana, abacate e até mesmo a goiaba. Elas exigem menos cuidados quando comparadas às frutas de caroço e podem ter um bom desenvolvimento.

mudas frutíferas

Frutíferas nativas do Brasil

O ingá e o cacau são frutíferas nativas que toleram bem as temperaturas mais baixas.

Pitanga, jabuticaba e goiaba são espécies muito conhecidas que se desenvolvem bem em diversas regiões do nosso país, mas carecem de mais cuidados. O inverno é a estação recomendada para a poda, tanto da jabuticabeira quanto da goiabeira.

Já a pitanga, que demora de um a três anos para produzir frutos, a mangaba e o cajú, são espécies nativas sensíveis ao frio.

Se a muda for plantada nesse período, seja local definitivo ou em vaso, coloque-a no local com maior incidência de iluminação natural do espaço escolhido. No caso do cajú, cuide também para que a frutífera não receba muito vento, pois pode atrapalhar na floração.

Frutíferas no vaso

Pitanga, lichia e amora são frutíferas que demoram para produzir. Se você gosta de plantar, o outono também é um boa época para iniciar o cultivo dessas espécies em vaso, já que eles podem ser deslocados para ambientes com mais luz e sem ventos fortes.

Para o maracujá, que também pode ser cultivado em vaso, os meses de abril a julho são boas opções de plantio em regiões mais quentes, como o Nordeste.

👉 Conheça 12 frutíferas para cultivar em vasos

 

Hortaliças para plantar no outono

Nas regiões Sul e Sudeste, as hortaliças indicadas para plantar no outono são: almeirão, couve-flor, repolho, agrião, couve e alface. Clique aqui e veja o que plantar na horta mês a mês.

o que plantar na horta no outono inverno
No Norte do Brasil o outono é uma boa época de plantar tomate, cebola e abobrinha. Imagem: Unsplash.

Por conta das diferenças no clima, no Centro-oeste e no Nordeste, a época é boa para plantar abóbora, alface e berinjela. No Norte, dê preferência para plantar tomate, cenoura, cebola e abobrinha.

o que plantar no outono

Flores para plantar no outono

Para plantio realizado por sementes, indicamos para o outono as espécies: margarida, cravina, beijinho e calêndula.

Já para o inverno, aposte na capuchinha, dália, gérbera, amor-prefeito ou gerânio, que costumam se desenvolver bem em temperaturas mais baixas.

Se você quer ter um jardim florido o ano todo, lembre-se que as begônias, lavandas e roseiras podem ser plantadas em qualquer mês, em diferentes regiões do Brasil. Lembre-se sempre de evitar os períodos de geada!

tipos de rosas e cultivos
As rosas não gostam de água em excesso e pegam inúmeras doenças quando as raízes são mantidas úmidas. Imagem: Paweł Czerwiński, Unsplash.

👉 Dica extra: a poda das roseiras é realizado entre junho e julho nas regiões mais quentes; já nos estados mais frios, onde pode haver geadas, recomenda-se o mês de agosto para as podas anuais.

Aprenda mais sobre cultivo de roseiras clicando aqui.

Cuidados no outono

Além de saber o que plantar no outono-inverno, é preciso cuidar das espécies que você já tem em casa. Confira algumas recomendações importantes:

Veja também
Clorofito: planta com folhas alongadas e finas, que são predominantemente verdes com partes em branco.

  • Podas: faça podas comuns, para facilitar a entrada dos raios solares nas plantas e retire os galhos secos e comprometidos, assim como folhas mortas ou amareladas;
  • Frequência de regas: fique atento a umidade da terra! as plantas perdem menos líquido e por isso necessitam de menos água durante o outono;
  • Iluminação: mantenha as plantas em locais com uma boa iluminação solar, evitando o aparecimento de fungos e pragas;
  • Veja mais dicas em: 7 cuidados com as plantas no outono

Preparo para o inverno…

Algumas árvores frutíferas devem ser “preparadas” para o inverno no início do outono. É o caso da jabuticabeira, que sente bastante o impacto da queda de temperatura e do clima frio.  jabuticabeiras produzindo

Nessa época, a fertilização é o ponto mais importante, principalmente para as jabuticabeiras híbridas que estão no vaso. A gente precisa fortalecê-las e prepará-las para a chegada do inverno”, explica Aline Dias, da empresa Jabuticabeira Produzindo.

Começando agora, você vai ter a possibilidade de fazer de uma a três fertilizações até a estação mais fria do ano”, complementa.

O período entre o outono e o inverno é recomendado para podas das jabuticabeiras. Outra dica é cuidar da litragem utilizada nas regas, já que a transpiração das árvores diminui com as temperaturas mais baixas.

jabuticabeira

Horta: o que plantar no inverno

Sudeste

Beterraba
Cenoura de Inverno
Couve
Couve Chinesa
Feijão-Vagem
Jiló
Pimentão
Pepino
Salsa

Sul

Acelga
Agrião
Aipo/Salsão
Alface
Cebolinha Verde
Ervilhas
Beterraba
Mostarda

o que plantar no inverno

 

Centro-Oeste

Abóbora
Abobrinha
Berinjela
Tomate
Cenoura de Inverno
Espinafre
Feijão-vagem
Jiló
Pepino
Pimentão
Quiabo
Rabanete

Norte

Abóbora
Coentro
Espinafre
Feijão-vagem
Jiló
Maxixe
Melancia
Melão
Pepino
Pimentão
Quiabo
Tomate

kit de sementes variadas

Nordeste

Abóbora
Abobrinha
Alface de verão
Berinjela
Coentro
Espinafre
Morango
Pimentão
Quiabo
Repolho de verão
Salsa
Tomate

Fontes de pesquisa

Este texto foi construído com a ajuda de nossas fontes Simon Steltenpool, da Steltenpool Flores e Plantas e Aline Cury, da Jabuticabeira Produzindo, a quem agradecemos pela disponibilidade em conversar conosco.

Além das entrevistas, consultamos pesquisas científicas  e materiais digitais. Algumas delas: o projeto A Feira, desenvolvido no ICTA – Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos, da UFRGS; Vamos comer melhor, desenvolvido pela Isla Sementes e do textos sobre frutíferas do Instituto Agronômico de Campinas (IAC).

mudas frutíferas

Comentários (0)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo