Lendo agora
Outono e Inverno: guia de frutíferas, flores e hortaliças

Outono e Inverno: guia de frutíferas, flores e hortaliças

o que plantar no outono

No Brasil cada região é impactada por variações climáticas diferentes ao longo do ano. O aumento ou a ausência de chuvas e as variações na incidência de luminosidade afetam a dinâmica de crescimento das plantas.

É muito comum o questionamento sobre o que plantar no outono e no inverno para vários cultivares. A época é propícia para o desenvolvimento de diversas espécies de frutíferas, hortaliças e flores, que têm suas necessidades melhor atendidas durante as baixas temperaturas e ao clima mais úmido.

Neste post, você vai encontrar um guia com informações, dicas de plantio e cuidados importantes para os próximos meses. Depois que terminar a leitura, use o campo dos comentários e conte pra gente o que achou!

Frutíferas de caroço

A informação de que o início verão é uma época boa para plantar árvores frutíferas é bastante disseminada. Porém, a melhor estação depende da espécie cultivada e das condições climáticas e de solo na região de plantio.

Simon Steltenpool, da Steltenpool Flores e Plantas, que também comercializa mudas frutíferas, conta que as frutas de caroço, como maçã, pêssego e ameixa, por exemplo, devem ser plantadas no inverno, entre os meses de julho e agosto. “A muda sai do viveiro onde têm todas as condições para se desenvolver e vai pro campo. No verão, ela sofre com muito calor, prejudicando seu crescimento”, destaca.

A dica de plantio no inverno vale para a região de São Paulo. Já nas regiões mais frias, é importante postergar, principalmente para evitar geadas, que são extremamente prejudiciais para o desenvolvimento de algumas frutíferas.

plantio de frutas de caroco
Frutas de caroço, como maçã, pêssego e ameixa, devem ser plantadas no inverno. Imagem: Niklas Hamann – Unsplash

Steltenpool destaca que o pêssego, a ameixa e a maçã são frutas muito exigentes. “Em escala comercial é preciso pulverizar as árvores, realizar inúmeros tratamentos fitossanitários, aplicar defensivos, entre outros processos para garantir uma fruta de qualidade”, explica o empresário.

Nos casos em que o plantio é feito no quintal, para consumo próprio, a dica para o outono e também em outras estações é priorizar as árvores frutíferas mais rústicas, como manga, banana, abacate e até mesmo a goiaba. Elas exigem menos cuidados quando comparadas às frutas de caroço e podem ter um bom desenvolvimento.

Frutíferas nativas do Brasil

O ingá e o cacau são frutíferas nativas que toleram bem as temperaturas mais baixas.

Pitanga, jabuticaba e goiaba são espécies muito conhecidas que se desenvolvem bem em diversas regiões do nosso país, mas carecem de mais cuidados. O inverno é a estação recomendada para a poda, tanto da jabuticabeira quanto da goiabeira.

Já a pitanga, que demora de um a três anos para produzir frutos, a mangaba e o cajú, são espécies nativas sensíveis ao frio. Se a muda for plantada nesse período, seja local definitivo ou em vaso, coloque-a no local com maior incidência de iluminação natural do espaço escolhido. No caso do cajú, cuide também para que a frutífera não receba muito vento, pois pode atrapalhar na floração.

comprar mudas frutiferas

Frutíferas no vaso

Pitanga, lichia e amora são frutíferas que demoram para produzir. Se você gosta de plantar, o outono também é um boa época para iniciar o cultivo dessas espécies em vaso, já que eles podem ser deslocados para ambientes com mais luz e sem ventos fortes.

Para o maracujá, que também pode ser cultivado em vaso, os meses de abril a julho são boas opções de plantio em regiões mais quentes, como o Nordeste.

👉 Conheça 12 frutíferas para cultivar em vasos
👉 Aprenda a cultivar árvores frutíferas em vasos

Hortaliças para plantar no outono

Nas regiões Sul e Sudeste, as hortaliças indicadas para plantar no outono são: almeirão, couve-flor, repolho, agrião, couve e alface.

Por conta das diferenças no clima, no Centro-oeste e no Nordeste, a época é boa para plantar abóbora, alface e berinjela. No Norte, dê preferência para plantar tomate, cenoura, cebola e abobrinha.

👉 Veja também: Calendário anual de plantio de hortaliças

o que plantar na horta no outono inverno
No Norte do Brasil o outono é uma boa época de plantar tomate, cebola e abobrinha. Imagem: Unsplash.

Flores: cultivos para outono-inverno

Para plantio realizado por semente, indicamos para o outono as espécies: margarida, cravina, beijinho e calêndula. Para o inverno, capuchinha e dália, gérbera, amor-prefeito e gerânio costumam se desenvolver bem.

Veja também
arvore - pau brasil

Se você quer ter um jardim florido o ano todo, lembre-se que as begônias, lavandas e roseiras podem ser plantadas em qualquer mês, em diferentes regiões do Brasil. Lembre-se sempre de evitar os períodos de geada!

👉 Dica extra: a poda das roseiras pode ser realizada entre junho e julho, nas regiões mais quentes; já nos estados mais frios, onde pode haver geadas, recomenda-se o mês de agosto para as podas anuais. Aprenda mais sobre cultivo de roseiras clicando aqui.

flores para cultivar no outono - rosa
O plantio das rosas pode ser realizado em qualquer época do ano. Imagem: Unsplash.

Cuidados no outono

Além de saber o que plantar no outono-inverno, é preciso cuidar das espécies que você já tem em casa. Confira algumas recomendações importantes:

  • Podas: faça podas comuns, para facilitar a entrada dos raios solares nas plantas e retire os galhos secos e comprometidos, assim como folhas mortas ou amareladas;
  • Frequência de regas: as plantas perdem menos líquido e por isso necessitam de menos água durante o outono. Fique atento a umidade da terra!
  • Iluminação: mantenha as plantas em locais com uma boa iluminação solar, evitando o aparecimento de fungos e pragas.
  • Saiba mais: 7 cuidados com as plantas no outono

Cuidados no outono para o inverno

Algumas árvores frutíferas devem ser “preparadas” para o inverno no início do outono. É o caso da jabuticabeira, que sente bastante o impacto da queda de temperatura e do clima frio.

Nessa época, a fertilização é o ponto mais importante, principalmente para as jabuticabeiras híbridas que estão no vaso. A gente precisa fortalecê-las e prepará-las para a chegada do inverno”, explica Aline Dias, da empresa Jabuticabeira Produzindo.

plantio de jabuticabeira
O cultivo de jabuticabeiras da empresa Jabuticabeira Produzindo. Imagem: arquivo da Plantei, 2020.

Começando agora, você vai ter a possibilidade de fazer de uma a três fertilizações até a estação mais fria do ano”, complementa.

O período entre o outono e o inverno é recomendado para podas das jabuticabeiras. Outra dica é cuidar da litragem utilizada nas regas, já que a transpiração das árvores diminui com as temperaturas mais baixas.

Fontes de pesquisa

Este texto foi construído com a ajuda de nossas fontes Simon Steltenpool, da Steltenpool Flores e Plantas e Aline Cury, da Jabuticabeira Produzindo, a quem agradecemos pela disponibilidade em conversar conosco.

Além das entrevistas, pesquisas e materiais digitais foram consultados. Algumas delas: oo projeto A Feira, desenvolvido no ICTA – Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos, da UFRGS; Vamos comer melhor, desenvolvido pela Isla Sementes e do textos sobre frutíferas do Instituto Agronômico de Campinas (IAC).

Comments

comments

Comentários (0)

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo