Now Reading
Como cuidar das plantas no outono? Confira 7 dicas!
como cuidar das plantas no outono

A chegada de uma nova estação gera mudanças significativas no ambiente. O outono, período de transição entre o verão e inverno, é a época em que a luz solar se reduz gradativamente, tornando as noites mais longas e frias.

Na estação, outras alterações acontecem: as temperaturas reduzem, a incidência de ventos aumenta e a umidade do ar diminui, além dos nevoeiros e quedas de folhas que acontecem em algumas regiões — uma das características principais do outono.

Com início no dia 19 de março, a temporada se estende até 21 de junho, exigindo diferentes cuidados quando se trata de hortas e jardins. Para te ajudar nessa missão, reunimos sete dicas sobre como cuidar das plantas no outono. Confira!

1. Faça podas corretamente

O outono é o período em que as plantas se preparam para a chegada do frio severo, armazenando energia por meio de um processo de dormência, que funciona como uma hibernação.

como cuidar das plantas no outono

Para facilitar a entrada dos raios solares nas plantas, a estação pede podas comuns, sendo indicado retirar galhos secos e comprometidos, assim como folhas mortas ou amareladas. Além de tornar o jardim mais bonito, fazer podas simples, sem retirar folhas que irão florescer no final da estação, ajuda a fortalecer as plantas, contribuindo para que se tornem mais saudáveis e resistentes.

2. Diminua as regas

As temperaturas caem no outono, fazendo com que as plantinhas percam menos líquido e por isso necessitem de menos água. Para manter seus cultivos saudáveis, fique atento a umidade da terra, que irá indicar a necessidade de rega – caso ainda esteja úmida, deixe para molhá-la no dia seguinte.

Considere também a espécie da planta. Suculentas e cactos, por exemplo, podem ficar até 15 dias sem receber nenhuma rega durante a estação.

3. Adube a cada 20 dias

A fertilização da terra deve acontecer pelo menos a cada 20 dias durante o outono, garantindo que as plantas se desenvolvam com saúde. Para manter o solo úmido e hidratado, dê preferência aos fertilizantes orgânicos, como o húmus de minhoca, que impossibilita o apodrecimento das raízes e garante o nutriente necessário para o crescimento da planta.

como cuidar das plantas no outono

4. Use as ferramentas corretas

Podar folhas e flores com utensílios apropriados facilita o cuidado das plantas no outono, além de assegurar que os galhos e caules não sejam danificados. Tenha sempre à mão uma tesoura afiada e esterilizada, desenvolvida especialmente para podas. Outros itens também podem ajudar na limpeza do local, como luvas, alicates, serrotes e machadinhas.

5. Busque locais com maior iluminação solar

Uma dica importante sobre como cuidar das plantas no outono é deixá-las em locais com maior iluminação solar. Para se proteger do frio que virá e reduzir o gasto de energia, elas diminuem a produção de clorofila, substância que transforma o dióxido de carbono e água em carboidratos e oxigênio.

como cuidar das plantas no outono

Diante disso, as plantas começam a produzir o ácido abscísico, que se acumula na haste da folha, causando a morte das células daquela região, o que leva a grandes quantidades de folhas caindo na estação.

Portanto, deixe suas plantas em locais com uma boa iluminação solar, evitando o aparecimento de fungos e pragas.

6. Saiba o que plantar na sua região

Ainda que a estação não pareça propícia para o cultivo, algumas frutas e hortaliças se desenvolvem muito bem com as sazonalidades trazidas pelo outono, variando conforme a região. Confira algumas sugestões de hortaliças de outono e inverno para cada uma delas:

Nordeste: berinjela, beterraba, melancia, abóbora, moranga, feijão e alface.

Norte: tomate, maracujá, mamão, cenoura, cebola e abobrinha.

Centro-oeste: moranga, melão, pimentão, couve-flor, abóbora, alface e berinjela.

See Also
cultivar arruda

Sudeste: cebola, rúcula, rabanete, beterraba, nabo, manjericão e brócolis.

Sul: agrião, couve, alface, beterraba, rúcula e espinafre.

Espécies de plantas como sálvia, cravina, begônia, lavanda, girassol, dália e roseiras também são ideais para o plantio na temporada em todas as regiões.

7. Planeje a próxima estação

O tempo passa rápido. Quem deseja diversificar os cultivos e aproveitar todas as nuances do inverno, pode aproveitar o período de transição para planejar o plantio e cuidados para a próxima estação.

como cuidar das plantas no outono

Confira se os materiais necessários estão em ordem — se preciso, faça a manutenção das ferramentas — e verifique a previsão de chuvas, a fim de organizar os próximos plantios e podas. Veja o que e quanto irá produzir, buscando o espaço ideal para o plantio.

Se deseja otimizar o cultivo em espaços pequenos como casas e apartamentos, aposte em treliças e vasos suspensos, criando belas hortas verticais!

Agora que você já sabe tudo o que precisa para manter seus cultivos bonitos e saudáveis durante o outono, se inscreva no formulário abaixo e não perca nenhuma dica da Plantei. Assim, toda semana você recebe orientações e novidades exclusivas na sua caixa de entrada!


Comments

comments

View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Scroll To Top