Lendo agora
25 árvores para plantar sem destruir a calçada e rede elétrica

25 árvores para plantar sem destruir a calçada e rede elétrica

árvore para plantar na calçada

As árvores são especiais e fundamentais nas ruas e avenidas, pois, além da beleza, possuem um importantíssimo papel no equilíbrio térmico!

Além dessa importante característica, elas também colaboram com a redução da poluição sonora e do ar e ainda fornecem sombra, refúgio e alimento para as aves.

Neste artigo listamos 25 sugestões de árvores para plantar na calçada sem destruir a rede elétrica ou a pavimentação, falamos sobre suas características e explicamos mais sobre itens que merecem atenção no momento de escolher a espécie.

Confira!

Árvores para plantar na calçada: como escolher?

Primeiramente, se você deseja plantar uma árvore na sua calçada, deve procurar a prefeitura. Muitas delas tem um plano de arborização urbana, com espécies de árvores indicadas por profissionais capacitados. Normalmente, você pode solicitar o plantio à prefeitura, ou buscar as mudas no viveiro municipal.

É muito importante prestar atenção na escolha da árvore, afinal, o plantio da árvore errada pode provocar problemas no futuro, como tubulações de água e esgoto estourados, calçadas levantadas, problemas na rede elétrica, galhos que ameaçam cair a qualquer momento, quedas de frutos pesados, entre outros.

Lembre-se que, mesmo nestes casos, o corte ou poda só é permitido com autorização da prefeitura e companhia elétrica local. Portanto, se informar e pesquisar muito antes de escolher e plantar uma árvore é a opção mais segura! 

Para te ajudar, preparamos uma lista com 25 espécies de árvores para plantar na calçada. As espécies citadas que alcançam até 10 metros são boas para calçadas com fiação elétrica, enquanto as maiores podem ser plantadas em calçadas sem fiação.

1 –  Noivinha

A Euphorbia leucocephala é popularmente conhecida como noivinha, neve da montanha; cabeça branca; leiteiro-branco; cabeleira-de-velho; flor-de-criança e chuva-de-prata.

Durante o mês de maio, suas folhas verdes ficam brancas, tornando-a linda e encantadora. Em junho suas folhas já voltam a coloração verde.

É uma árvore de porte pequeno, que não chega a 3 metros e não prejudica a fiação elétrica ou a pavimentação da calçada.

árvore para plantar na calçada
Foto: Reprodução

2 – Ipê

Os ipês (Tabebuia sp) são árvores de grande porte e com raízes profundas, mas que não danificam o local, por isso está entre boas opções de árvores para plantar na calçada.

São muito utilizados na arborização urbana de avenidas, parques e praças. Outra vantagem é que exigem poucos cuidados e manutenção.

árvore para plantar na calçada
Foto: Reprodução

O tronco e a ramagem são elegantes e os ipês atingem de 10 a 35 metros, dependendo da espécie. Devido à altura, são mais indicados para calçadas sem fiação elétrica.

A sua florescência colorida é anual e chama atenção de quem passa! Aqui no blog falamos sobre os meses de florada do ipê roxo/rosa, amarelo e branco, clique aqui para saber mais! 

3 –  Jacarandá Mimoso

A Jacarandá Mimoso (Jacaranda mimosaefolia) é uma árvore decídua, de floração exuberante, ideal para arborização de ruas, praças e avenidas. As raízes são profundas, mas não danificam calçadas e nem redes subterrâneas.

A jacarandá deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, bem drenado e rico em matéria orgânica, principalmente durante o primeiro ano após o plantio. 

árvore para plantar na calçada
Foto: Reprodução

Adapta-se a uma ampla variedade de locais, mas aprecia o clima subtropical. Como pode atingir 15 metros, a recomendação é plantá-la contra a rede elétrica. 

Na Plantei Garden Center você pode adquirir mudas de várias árvores, incluindo a de jacarandá mimoso roxo.  Clique aqui e confira na loja virtual! 

4 – Extremosa ou Resedá Rosa

A Lagerstroemia indica, popularmente conhecida como “extremosa” é uma linda árvore muito utilizada na arborização urbana. 

Apresenta um florescimento esplendoroso nas cores rosa, branco, roxo ou em tons avermelhados. É uma árvore decídua, tolerante a podas drásticas e atinge até 6 metros de altura.

árvore para plantar na calçada
Foto: Reprodução

5 – Manacá da Serra

O Manacá da Serra (Tibouchina mutabilis) é uma belíssima árvore que atinge, aproximadamente, até 6 metros de altura.

manacá da serra

As flores surgem precocemente, quando a planta ainda tem meio metro de altura, principalmente durante o inverno.

A florada chama atenção por ser produzida em três cores diferentes simultaneamente – brancas, rosas e roxas – que variam de acordo com a idade da flor. 

árvore para plantar na calçada
Foto: Reprodução

6 – Chuva de Ouro 

A Lophantera lactescens aprecia climas tropicais e produz uma bela floração pendente na cor amarela.

É uma boa opção de árvore para plantar na calçada, pois possui porte médio. Mas, atenção: em regiões frias o desenvolvimento não é tão bom, já que a espécie aprecia sol pleno. 

árvore chuva de ouro

7 – Magnólia 

A Magnólia spp é uma árvore bela e perfumada, que costuma lembrar os ipês rosas. Elas são muito interessantes para arborização urbana devido ao seu porte, que é pequeno, alcançando entre 5 e 10 metros de altura.

Esta árvore aprecia clima ameno – e produz mais flores nas regiões mais frias – mas também se desenvolve em regiões de clima subtropical e temperado. A magnólia deve ser plantada em locais que recebem sol plenos por algumas horas durante o dia, em solos férteis e com boa drenagem. 

árvore para plantar na calçada
Foto: Reprodução

A irrigação regular é indicada no primeiro ano de implantação e em estações secas.

Na Plantei Garden Center você pode adquirir mudas de várias árvores para plantar na calçada que recomendamos neste post, incluindo a de magnólia branca. Clique aqui e confira na loja virtual! 

8 – Pata-de-vaca 

A Bauhinia foficata, conhecida pelo nome “pata-de-vaca”, é uma árvore brasileira, nativa da Mata Atlântica que apresenta porte médio e produz belas flores e folhagens.

As raízes são profundas, mas não estouram a pavimentação, por isso está entre as melhores opções de árvores para plantar na calçada. 

Outra vantagem é que a pata-de-vaca é uma ótima opção para plantio em jardins e na regeneração de matas degradadas.

árvore para plantar na calçada
Foto: Reprodução

9 –  Quaresmeira

A quaresmeira (Tibouchina granulosa) é uma árvore de beleza notável, que encanta por sua elegância e exuberante floração roxa, que ocorre duas vezes por ano, na primavera e no outono. 

As raízes são profundas, mas seu porte geralmente é de pequeno a médio, podendo atingir de 8 a 12 metros de altura. Possui um fruto bem pequeno e é uma das principais árvores utilizadas na arborização urbana no Brasil.

árvore para plantar na calçada
Foto: Reprodução

Mesmo quando não está em flor, a quaresmeira é ornamental. Sua copa é de cor verde escura, com formato arredondado e sua folhagem pode ser perene ou semi-decídua, dependendo da variação natural da espécie e do clima em que se encontra.

10 – Dama-da-noite

De nome científico Murraya paniculata, a dama-da-noite também é conhecida como murta-de-cheira, jasmim-laranja, dama-da-noite, entre outros. É um arbusto grande ou arvoreta, que pode pode alcançar até 7 metros de altura. 

A dama-da-noite apresenta ramagem lenhosa e bastante ramificada. As abundantes inflorescências surgem na primavera e verão, carregando numerosas flores tubulares, de coloração creme-esverdeada, que exalam um intenso perfume, principalmente à noite.

Após a floração, produz bagas de coloração branca. Na Plantei Garden Center você encontra mudas de dama-da-noite feitas por estaca. Clique aqui e confira!

árvore para plantar na calçada
Foto: Reprodução

11 – Ipê-Mirim

A ipê-mirim (Stenolobium stans) é muito usada em arborização urbana e pode chegar a 7 metros de altura. É considerada uma arvoreta e tem folhas serreadas e flores amarelas em forma de campânula.

A floração acontece entre os meses de janeiro e maio.

árvore para plantar na calçada
Foto: Reprodução

12 – Candelabro

A Erythrina speciosa é uma das mais belas árvores brasileiras. Apresenta inflorescência em forma de candelabro e é daí que vem seu nome popular.

É composta de flores de coloração vermelho-vivo, que são muito atrativas para os beija-flores.

árvore para plantar na calçada
Foto: Reprodução

Tem excelente efeito paisagístico, pois além da beleza singular, produz boa sombra no verão e permite a passagem de luz no inverno.

A altura varia de 4 a 6 metros e a floração acontece entre junho e setembro, no final do inverno e no começo da primavera. 

13 – Flamboyant-mirim

A Flamboyant-mirim (Caesalpinia pulcherrima) é uma árvore de pequeno porte da família das leguminosas. Apresenta rápido crescimento e suas folhas são recompostas com folíolos pequenos e permanentes.

A copa tem um formato arredondado e pode atingir de 3 a 4 metros de altura. Suas flores são vermelhas, alaranjadas, amarelas, rosas ou brancas dependendo do cultivar, dispostas em cachos paniculares.

A época de floração da flamboyant-mirim é entre setembro e maio.

flamboyant-mirim
Foto: Reprodução

14 – Cambuci

O Cambuci (Campomanesia phaea) é uma árvore frutífera nativa da Mata Atlântica e recebeu esse nome devido à forma de seus frutos, parecidos com os potes de cerâmica indígenas que recebiam o mesmo nome.

A altura varia entre 3 e 5 metros. A árvore possui flores grandes e brancas mas, sem dúvidas, o principal destaque são os frutos, que costumam aparecer entre os meses de fevereiro e março.

Quer plantar uma muda de cambuci feita a partir de semente? Clique aqui e confira no site da Plantei Garden Center!

árvore para plantar na calçada
Foto: Reprodução

15 – Pintagueira

Nativa da Mata Atlântica, a pintagueira (Eugenia uniflora) é uma árvore medianamente rústica, de porte pequeno a médio, com 2 a 4 metros de altura, mas alcançando, em ótimas condições de clima e solo, quando adulta, alturas acima de 6 metros.

A copa globosa é dotada de folhagem perene. Seu fruto tem a forma de bolinhas globosas e carnosas, de cor vermelha, laranja, amarela ou preta. Na mesma árvore, o fruto poderá ter desde as cores verde, amarelo e alaranjado até a cor vermelho-intenso, de acordo com o grau de maturação.

pitangueira
Foto: Reprodução

16 – Jabuticabeira

Frutífera brasileira da família das mirtáceas, a jabuticabeira (Eugenia cauliflora) exige sol de moderado a pleno. A árvore atinge até 10 metros de altura e tem tronco claro, manchado, liso, com até 40 centímetros de diâmetro.

jabuticabeira

As folhas, simples, têm até sete centímetros de comprimento. Floresce na primavera e no verão, produzindo grande quantidade de frutos. As flores e os frutos crescem em aglomerados no tronco e ramos.

árvore para plantar na calçada
Foto: Reprodução

17 – Oiti

A oiti (Licania tomentosa) é muito usada na arborização de várias cidades brasileiras, como Rio de Janeiro e Campo Grande que pode atingir entre 8 e 15 metros de altura.

O seu fruto é uma drupa elipsoide ou fusiforme, de casca amarela mesclada de verde quando madura, com cerca de 12 a 16 centímetros de comprimento e polpa pastosa, pegajosa, amarelada, de odor forte, com caroço volumoso e oblongo.

Veja também
Plantas roxas: coleus, abacaxi-roxo e lambari zebrina.

árvore para plantar na calçada
Foto: Reprodução

18 – Escova-de-garrafa

As escovas-de-garrafa (Callistemon ssp) apresentam porte arbustivo ou de arvoreta, alcançando de 3 a 7 metros de altura. Suas folhas são em geral pequenas, lanceoladas a lineares, verdes, sésseis, perenes e aromáticas, que vão se tornando bronzeadas com o tempo.

É nas inflorescências que reside o encanto desta árvore! Elas tem um formato cilíndrico com numerosos estames, semelhantes às escovas utilizadas para lavar garrafas. Outra vantagem é que são espécies muito resistentes à seca.

árvore escova-de-garrafa
Foto: Reprodução

19 – Cinamomo

A Melia azedarach é uma árvore bastante utilizada na arborização urbana, indicada, sobretudo, para locais de clima subtropical.

Alcança até 20 metros de altura e apresenta floração ornamental e produção de frutos atrativos.

árvore para plantar na calçada
Foto: Reprodução

20 – Amoreira-preta

A amoreira-preta (Morus nigra) é uma das espécies de amoreira. Suas flores são dispostas em amentilhos densos e os frutos saborosos apresentam cor preta e são adstringentes. 

São árvores muito atrativas para pássaros e podem atingir até 10 metros de altura.

árvore para plantar na calçada
Foto: Reprodução

Além de produzir frutos deliciosos, a amoreira também é muito utilizada no paisagismo de jardins como planta ornamental. Inclusive, ela se adapta em pomares, quintais e também pode ser cultivada em vasos (clique aqui e saiba mais).

A preferência é por solos férteis e bem drenados. Em relação ao clima, se desenvolve melhor nos tropicais ou subtropicais.

mudas frutíferas

21 – Jasmim-manga

A jasmim-manga (Plumeria rubra) é uma árvore que pode atingir um porte entre 4 e 8 metros e é considerada ideal para parques e praças. É muito usada como planta ornamental e seus caules são grossos e lisos, de cor cinzenta ou bronzeada, de forma escultural.

Os galhos têm um aspecto suculento e secretam um látex quando feridos e as folhas são verde-escuras e nascem nas extremidades dos ramos. No inverno e na primavera, elas caem.

árvore para plantar na calçada
Foto: Reprodução

As flores formam grandes inflorescências terminais e têm coloração rosas ou vermelhas, havendo variantes brancas e amareladas. Exalam um odor suave, semelhante ao das flores de jasmim, o que lhe atribui seu nome popular.

O jasmim-manga floresce durante o verão e o outono.

22 – Cerejeira-do-japão

É uma árvore decídua e de grande valor ornamental devido ao seu florescimento espetacular. É própria para clima subtropical e temperado e alcança até 6 metros de altura.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, neutro, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente.

árvore para plantar na calçada
Foto: Reprodução

A cerejeira-do-japão (Prunus serrulata) necessita de estações bem marcadas para florescer de forma satisfatória. Por este motivo, não é indicada para regiões equatoriais e tropicais, salvo em regiões de altitude elevada. 

O crescimento é moderado e a floração é precoce. Não tolera encharcamento e podas drásticas, mas é resistente ao frio e também a curtos períodos de estiagem.

23 – Aroeira

A aroeira (Schinus terebinthifolius) é uma árvore de porte pequeno a médio, que atinge de 8 a 10 metros de altura.

Possui folhas compostas e aromáticas, suas flores são pequenas em panículas e produz frutos tipo drupa, vermelho-brilhante, aromáticos e adocicados. 

árvore para plantar na calçada
Foto: Reprodução

24 – Pau-fava

A pau-fava (Senna macranthera) é uma árvore de pequeno a médio porte muito usada no paisagismo urbano. Atinge entre 6 a 8 metros de altura e suas folhas compostas de 4 folíolos possuem aproximadamente 20 cm.

A floração é amarela e muito vistosa, em cachos e acontece entre janeiro a maio e a coleta de sementes acontece em julho. O fruto vagem é quase cilíndrico, de 30 cm e com muitas sementes duras. A germinação é fácil e o desenvolvimento rápido.

árvore para plantar na calçada
Foto: Reprodução

25 – Cássia-do-nordeste

É uma árvore da família das Fabáceas, conhecida por diversos nomes populares como cássia-do-nordeste, habú, macrantera, etc. Apresenta crescimento rápido e atinge um porte de até 4 metros de altura por 4 metros de diâmetro de copa arredondada.

As folhas Cássia-do-nordeste (Senna spectabilis) são pequenas e caducas. A floração acontece entre março e abril e origina flores de cor amarela. A frutificação é do tipo vagem e acontece de abril a maio.

árvore para plantar na calçada
Foto: Reprodução

Árvores para plantar na calçada 

A lista não para por aí!  Uma grande variedade de coníferas também podem ser utilizadas para plantio em calçadas. Apesar do formato geralmente cônico a colunar desde à base, são escolhas muito interessantes para calçadas largas.

As palmeiras, em sua maioria – com exceção das entouceiradas, espinhentas e as de porte gigante – também são muito indicadas para ornamentar ruas, avenidas e calçadas.

A diversidade de árvores para plantar na calçada é enorme e você pode gostar justamente por ter visto em algum local. No entanto, é muito importante se atentar para algumas características:

  • Evite espécies tóxicas ou invasoras
  • Escolha árvores que não tenham raízes superficiais ou agressivas
  • Pesquisa sobre a produção de espinhos, frutos ou flores grandes antes de decidir
  • Não plante árvores de madeira frágil, suscetível à quebra ou ataque de cupins

Quer trazer mais vida e cor não só para sua calçada, mas também para sua vida? Então, mãos à terra!

Na loja da Plantei, maior garden center online do Brasil, você encontra todos os itens necessários para cultivo, como ferramentas, terras, substratos, sementes, mudas, fertilizantes, entre outros.

Confira todos os produtos clicando aqui!

produtos para seu jardim

Se você é o proprietário de alguma das imagens usadas na publicação, entre em contato através do e-mail valter@plantei.com.br para solicitar os créditos.

Fonte de material de apoio – Ubajara Notícias

Comentários (139)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo