A definição de “planta ornamental” está relacionada à beleza que ela traz ao ambiente. Elas costumam ser chamadas assim porque apresentam características – coloração, porte ou textura – que se destacam em determinados ambientes e criam as sensações desejadas.
Listamos algumas opções de plantas ornamentais que você pode ter em casa e explicamos como combiná-las. Boa leitura!
1 – Bromélias
São ótimas opções para cultivar em jardins abertos, principalmente os de estilo tropical. Podem ser colocadas como elementos centrais em canteiros, já que se abrem de forma imponente.
A florada das bromélias é mais que especial: acontece só uma vez na vida da planta, na fase adulta.
Clique aqui e aprenda o passo a passo para cultivá-las.
2 – Orquídeas
As orquídeas marcam qualquer espaço com delicadeza e elegância. Além da infinidade de variedades e gêneros, elas florescem em períodos diferentes.
O uso ornamental é muito comum em jardins de inverno, com o uso de vasos suspensos ou estruturas fixas à parede. Há orquídeas de chão que se tornam o verdadeiro centro das atenções em canteiros de jardins!
Saiba mais:
3 – Primavera
A primavera (Bougainvillea spectabilis) é uma das árvores ornamentais mais conhecidas no Brasil. Trata-se de um arbusto nativo que produz bácteas (comumente confundidas com flores) cor-de-rosa, pink vibrante e branco.
Pelas cores marcantes e pelo porte é comum vê-la na composição de jardins, principalmente quando há uso de folhagens verdes nos muros e como vegetação rasteira.
4 – Estrelícia
A estrelícia (Strelitzia reginae) é uma planta que produz um belo efeito ornamental devido às suas cores e estatura. Além da beleza, é muito fácil de cultivar e combinar com outras espécies.
5 – Ipê branco
O ipê branco também é outra árvore nativa do Brasil que possui alto valor ornamental. A florada acontece no mês de agosto e é bem rara, já que dura poucos dias.
Se adaptam muito bem a diferentes climas e tipos de solo, exigindo pouquíssima manutenção.
Além de cultivá-lo em terrenos você também pode tê-lo em vasos (de, no mínimo, 20 litros), desde que faça podas regulares para mantê-lo com um porte menor.
6 – Rosa do deserto
Quando o assunto são plantas ornamentais, as rosas do deserto estão no topo da lista!
A variedade de cores, tonalidades e formatos das pétalas despertam o interesse de colecionadores e apaixonados por jardinagem. O valor ornamental é muito associado à grossura do caudex e à beleza das flores, que costumam surgir principalmente durante a primavera.
Há várias formas de integrá-las ao paisagismo do jardim. Opte pelos vasos de estilo concha ou bacia – que são os mais apropriados para a espécie – e coloque-os no centro do jardim!
Clique aqui para ler na íntegra o nosso guia sobre cultivo de rosas do deserto.
7 – Jade azul
O valor ornamental da jade azul reside nas belas inflorescências que dão nome à planta. Os cachos pendentes costumam abrir durante a primavera ou no verão.
Além do valor ornamental, a jade azul é uma planta trepadeira comumente utilizada para cobrir pergolados, treliças ou outras estruturas verticais, proporcionando sombra e frescor ao ambiente.
Os cuidados são simples: o solo deve ser rico em matéria-orgânica e a planta precisa receber sol pleno ou estar à meia-sombra. Como aprecia umidade, as regas devem ser feitas com intervalos regulares.
Clique e compre mudas de jade azul na Plantei Garden Center.
8 – Árvore-do-viajante
A árvore-do-viajante (Ravenala madagascariensis) produz folhas longas que se abrem como um leque, proporcionando uma beleza que se destaca em qualquer ambiente externo.
É muito comum vê-la no entorno de piscinas ou em canteiros grandes, como nas entradas de prédios ou áreas de lazer. Aprecia solos férteis, ricos em matéria-orgânica e regas regulares, mas sem encharcamento.
Dica extra: evite plantá-la próxima à muros, pois pode prejudicar o crescimento da planta e afetar a estrutura.
9 – Hortênsia
As hortênsias são cultivadas como plantas ornamentais e produzem inflorescências de cor azul, rosa ou violeta que se destacam em qualquer canteiro!
A planta aprecia clima ameno ou tropical, por isso é tão comum em várias regiões do Brasil.
O plantio deve ser feito em local que receba luz solar pela manhã e sombra parcial de tarde. Se desenvolve melhor em solos férteis, com boa drenagem e ricos em matéria orgânica.
10 – Agapanto
O charme da agapanto também está nas flores! De coloração roxa, elas surgem no final da primavera e também durante o verão. Na maioria das vezes são cultivadas em grupo, deixando os canteiros cheios de vida.
Para favorecer o florescimento, a dica é cultivá-la a sol pleno e em solos ricos em matéria orgânica. Como são plantas perenes devem ser divididas e replantadas a cada quatro anos, aproximadamente.
11 – Zamioculca
A zamioculca é a opção certa para quem procura opções de plantas ornamentais para ambientes de meia-sombra, como jardins de inverno ou áreas internas.
As folhagens apresentam um verde exuberante e, além da beleza, há outras vantagens: trata-se de uma planta extremamente fácil de cultivar.
A zamioculca não precisa de podas e as regas podem ser até semanais, dependendo do clima da região.
12 – Brinco-de-princesa
Flores pendentes ou em cores marcantes dão o toque ornamental perfeito para todos os tipos de ambientes, não é mesmo? Em locais mais frios, aposte no cultivo da brinco-de-princesa!
A planta se adapta bem ao cultivo em vasos, portanto, é uma ótima opção para varandas de casas ou apartamentos que recebem bastante claridade.
Outra opção é cultivá-la em canteiros, preparando um solo rico em matéria orgânica e com boa drenagem. A brinco-de-princesa aprecia regas frequentes, mas sem encharcamento.
Gostou das nossas dicas sobre plantas ornamentais? Qual espécie que você acrescentaria? Conta pra gente nos comentários!