Lendo agora
12 plantas ornamentais para jardim

12 plantas ornamentais para jardim

plantas ornamentais

A definição de “planta ornamental” está relacionada à beleza que ela traz ao ambiente. Elas costumam ser chamadas assim porque apresentam características – coloração, porte ou textura – que se destacam em determinados ambientes e criam as sensações desejadas.

Listamos algumas opções de plantas ornamentais que você pode ter em casa e explicamos como combiná-las. Boa leitura!

1 – Bromélias

bromélia

São ótimas opções para cultivar em jardins abertos, principalmente os de estilo tropical. Podem ser colocadas como elementos centrais em canteiros, já que se abrem de forma imponente.

A florada das bromélias é mais que especial: acontece só uma vez na vida da planta, na fase adulta.

Clique aqui e aprenda o passo a passo para cultivá-las.

2 – Orquídeas

As orquídeas marcam qualquer espaço com delicadeza e elegância. Além da infinidade de variedades e gêneros, elas florescem em períodos diferentes.

orquidea

O uso ornamental é muito comum em jardins de inverno, com o uso de vasos suspensos ou estruturas fixas à parede. Há orquídeas de chão que se tornam o verdadeiro centro das atenções em canteiros de jardins!

Saiba mais:

3 – Primavera

plantas ornamentais

A primavera (Bougainvillea spectabilis) é uma das árvores ornamentais mais conhecidas no Brasil. Trata-se de um arbusto nativo que produz bácteas (comumente confundidas com flores) cor-de-rosa, pink vibrante e branco.

Pelas cores marcantes e pelo porte é comum vê-la na composição de jardins, principalmente quando há uso de folhagens verdes nos muros e como vegetação rasteira.

4 – Estrelícia

estrelícia

A estrelícia (Strelitzia reginae) é uma planta que produz um belo efeito ornamental devido às suas cores e estatura. Além da beleza, é muito fácil de cultivar e combinar com outras espécies.

5 – Ipê branco

O ipê branco também é outra árvore nativa do Brasil que possui alto valor ornamental. A florada acontece no mês de agosto e é bem rara, já que dura poucos dias.

Se adaptam muito bem a diferentes climas e tipos de solo, exigindo pouquíssima manutenção.

ipê branco florido

Além de cultivá-lo em terrenos você também pode tê-lo em vasos (de, no mínimo, 20 litros), desde que faça podas regulares para mantê-lo com um porte menor.

6 – Rosa do deserto

Quando o assunto são plantas ornamentais, as rosas do deserto estão no topo da lista!

A variedade de cores, tonalidades e formatos das pétalas despertam o interesse de colecionadores e apaixonados por jardinagem. O valor ornamental é muito associado à grossura do caudex e à beleza das flores, que costumam surgir principalmente durante a primavera. 

cores de rosas do deserto
Flores da rosa do deserto em diferentes cores e formatos. Imagens: Plantei Garden Center.

Há várias formas de integrá-las ao paisagismo do jardim. Opte pelos vasos de estilo concha ou bacia – que são os mais apropriados para a espécie – e coloque-os no centro do jardim! 

Clique aqui para ler na íntegra o nosso guia sobre cultivo de rosas do deserto.

mudas de rosas do deserto 

7 – Jade azul

O valor ornamental da jade azul reside nas belas inflorescências que dão nome à planta. Os cachos pendentes costumam abrir durante a primavera ou no verão. 

Além do valor ornamental, a jade azul é uma planta trepadeira comumente utilizada para cobrir pergolados, treliças ou outras estruturas verticais, proporcionando sombra e frescor ao ambiente. 

jade azul

Os cuidados são simples: o solo deve ser rico em matéria-orgânica e a planta precisa receber sol pleno ou estar à meia-sombra. Como aprecia umidade, as regas devem ser feitas com intervalos regulares. 

Clique e compre mudas de jade azul na Plantei Garden Center.

8 – Árvore-do-viajante

A árvore-do-viajante (Ravenala madagascariensis) produz folhas longas que se abrem como um leque, proporcionando uma beleza que se destaca em qualquer ambiente externo. 

É muito comum vê-la no entorno de piscinas ou em canteiros grandes, como nas entradas de prédios ou áreas de lazer. Aprecia solos férteis, ricos em matéria-orgânica e regas regulares, mas sem encharcamento. 

árvore do viajante

Dica extra: evite plantá-la próxima à muros, pois pode prejudicar o crescimento da planta e afetar a estrutura. 

9 – Hortênsia

As hortênsias são cultivadas como plantas ornamentais e produzem inflorescências de cor azul, rosa ou violeta que se destacam em qualquer canteiro! 

Veja também
vasos para varanda

hortênsia

A planta aprecia clima ameno ou tropical, por isso é tão comum em várias regiões do Brasil. 

O plantio deve ser feito em local que receba luz solar pela manhã e sombra parcial de tarde. Se desenvolve melhor em solos férteis, com boa drenagem e ricos em matéria orgânica.

10 – Agapanto

O charme da agapanto também está nas flores! De coloração roxa, elas surgem no final da primavera e também durante o verão.  Na maioria das vezes são cultivadas em grupo, deixando os canteiros cheios de vida. 

agapanto

Para favorecer o florescimento, a dica é cultivá-la a sol pleno e em solos ricos em matéria orgânica. Como são plantas perenes devem ser divididas e replantadas a cada quatro anos, aproximadamente. 

bulbos de flores

11 – Zamioculca 

A zamioculca é a opção certa para quem procura opções de plantas ornamentais para ambientes de meia-sombra, como jardins de inverno ou áreas internas. 

As folhagens apresentam um verde exuberante e, além da beleza, há outras vantagens: trata-se de uma planta extremamente fácil de cultivar.

zamioculca

A zamioculca não precisa de podas e as regas podem ser até semanais, dependendo do clima da região. 

12 – Brinco-de-princesa

Flores pendentes ou em cores marcantes dão o toque ornamental perfeito para todos os tipos de ambientes, não é mesmo? Em locais mais frios, aposte no cultivo da brinco-de-princesa!  

A planta se adapta bem ao cultivo em vasos, portanto, é uma ótima opção para varandas de casas ou apartamentos que recebem bastante claridade. 

brinco de princesa

Outra opção é cultivá-la em canteiros, preparando um solo rico em matéria orgânica e com boa drenagem. A brinco-de-princesa aprecia regas frequentes, mas sem encharcamento.

Gostou das nossas dicas sobre plantas ornamentais? Qual espécie que você acrescentaria? Conta pra gente nos comentários! 

vasos decorativos para varanda e jardim

Comentários (0)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo