Lendo agora
Hortênsias: como plantar e cultivar

Hortênsias: como plantar e cultivar

como cultivar hortênsias

A cor azul apesar de pouco comum entre as plantas é a característica mais marcante da incrível hortênsia (Hydrangea macrophylla). Uma planta de rápido e fácil cultivo e por isso muito utilizada para produção comercial.

A hortênsia é uma planta rústica e se adapta a diferentes tipos de solos. Muito utilizada como planta ornamental, ela ganha destaque devido os cachos que possui.

As maiores exigências para o bom desenvolvimento da hortênsia são a disponibilidade de água e temperatura adequada. Confira, neste post, dicas certeiras de como cultivar hortênsias e ter lindas flores!

Características

A hortênsia é um arbusto semilenhoso, com altura aproximada de 1 a 2,5 metros e folhas grandes, brilhantes e coriáceas.  Apresenta variação de cores nas flores, influenciada pelo nível de acidez e concentração de alumínio no solo.

Como o solo brasileiro é naturalmente acidificado, o azul é a cor que prevalece na hortênsia plantada e cultivada aqui em nosso país.

como cultivar hortênsias

Informações de cultivo

  • Solo: solos férteis, bem irrigados, com boa drenagem e muita matéria orgânica.
  • Clima: subtropical, tropical e temperado.
  • Área mínima: pode ser plantada naturalmente em vaso.
  • Colheita: de 7 a 8 meses após o plantio.

Espaços para cultivo

A espécie é bastante cultivada em vasos seja para decoração de varandas ou até mesmo comercialização. Mas ela também ganha espaço em pergolados e outros espaços.

As hortênsias são ótimas opções para canteiros e garantem um toque ornamental aos jardins de residências, comércios, praças ou até mesmo parques.

Solo adequado

Embora a hortênsia aceite os mais variados tipos de solos, alguns precisam de um tratamento adequado, como aporte de adubos, composto orgânico e irrigação.

O desenvolvimento ideal se dá em solos férteis, bem irrigados, mas com boa drenagem e dotado de elevado nível de matéria orgânica.

Clima

Como a hortênsia é originalmente de clima ameno, não se desenvolve bem em climas mais quentes e secos.

Mas, devido a técnicas de melhoramento genético, há variedades dela cultivadas em países de clima tropical, temperado e subtropical.

Mudas

O ideal para iniciar o cultivo de hortênsias é adquirir mudas já prontas, através de viveiros, floriculturas, lojas de jardinagem ou através daquela amiga que as cultiva e sempre troca mudinhas com você. Essas mudas já são formadas e preparadas para o plantio.

Irrigação

Como dito anteriormente, a planta se adapta bem em locais com temperaturas amenas.

A hortênsia também é cultivada sob estufas com irrigação. Porém, devido ao calor, é preciso prestar mais atenção nas regas, que deverão ser mais frequentes para favorecer as condições climáticas ideais para o bom desenvolvimento das plantas.

como cultivar hortênsias

Luminosidade e podas

Para o crescimento das plantas você precisará de um lugar que receba luz solar pela manhã e sombra parcial de tarde.

É importante saber que as podas deverão ser feitas apenas quando necessário. As plantas jovens não precisam de podas e caso você as faça, sua planta poderá não produzir flores para a próxima primavera.

No entanto, se suas hortênsias já estiverem adultas e muito grandes, certifique-se de podá-las no período correto do ano de acordo com a variedade que você cultiva.

Veja também
lírio-da-paz com flores

como cultivar hortênsias

Como fazer mudas de hortênsia

A propagação da hortênsia é feita por estacas. Elas podem ser extraídas da planta-mãe o ano inteiro, apesar de a melhor época ser após o florescimento.

As estacas podem ser herbáceas, que é quando as brotações laterais que ocorrem ao longo dos ramos. Mas, atenção: precisam ter cerca de 8 centímetros e de quatro a seis folhas pequenas.

As estacas semilenhosas também pode ser utilizadas, desde que os ramos contenham pelo menos duas gemas laterais. Assim, uma fica sob o substrato para desenvolvimento e formação das raízes e outra fica na parte aérea.

As estacas levam cerca de 40 dias para enraizar.

Leia o artigo “Como fazer mudas por estaquia” e saiba mais!

Mais flores!

Gostou de conhecer os métodos para cultivar essa incrível planta?

Se você ama flores, visite nosso site e confira nossas opções de mudas, sementes e bulbos para garantir um jardim colorido o ano inteiro!

bulbos de amaryllis

Comments

comments

Comentários (10)
  • Planto hortênsias e adoro esta flor. Gosto de desidratá-las tb para tê-las em meus vasos o ano todo!!!

  • Minha Hortência Brotou uma só vez ,caiu todas as folhas ficou só pendão sem nada,, o que devo fazer ?

  • Comprei uma muda de Hortência, essa veio com um buquê de flores! Lindo !!têm mais ou menos 3anos, nunca mais se quer teve mais flores. As folhas lindas enorme e bem verdes muito lindas mas flores nunca mais! O que aconteceu? Que devo fazer?

  • Plantei umas mudinhas que comprei pela internet, elas vieram com as folhinhas pequenas e feias, algumas estavam com umas manchas marrons, retirei essas folhas com manchas e plantei-as em um vaso grande, conforme as instruções aqui no google, plantei no outono, seguindo todos os passos, um a um, com o tempo as mudas foram crescendo, as folhas ficaram bem grandes e lindas de um verde exuberante, agora na primavera começou a floração, ai não sei porque, assim de um dia para o outro comessaram a murchar, tanto as flores como as folhas, que será que aconteceu? Que devo fazer?
    Outra coisa, não sabia as cores, queria que as flores fossem azuis, fiz a experiencia com as palhas de aço colocadas na água, quando a água ficou marrom, colocava na planta, uma vêz por semana, só que as flores nasceram brancas.

    • Olá, Gilza, boa tarde!

      No inverno é comum caírem as folhas e as hortências pararem de florir. A planta entra em uma espécie de dormência, quando a energia dela é canalizada para as raízes. Daí porque nos meses que não têm erre (r) eu fazer a poda de inverno, tanto nas hortênsias como nas parreiras.
      Quanto às cores das hortênsias e suas alterações, pense em uma tabela, em que em uma ponta está a cor violeta, no extremo oposto, a cor branca. Do violeta, passa para o azul intenso; depois clareia, vai ao rosa e ao final, ao branco.
      A cor das flores está associada à acidez do solo: na ponta azul (e extremo violeta), o solo é extremamente ácido; na ponta oposta, o solo é extremamente alcalino.
      Daí se pode concluir que o solo onde plantada sua orquídea é muito (mas muito mesmo) alcalino.
      Para torná-lo ácido e ter belas flores azuis, misture 20 g de sulfato de alumínio, sulfato de ferro ou pedra ume em 5 litros de água e regue a planta com a mistura duas vezes por semana.
      Para obter o resultado inverso, ou seja, se você tem flores azuis e deseja hortências cor de rosa (ou branca), pode, para retirar o excesso de alumínio, e misture cal (calcário dolomítico) à terra, para eliminar a acidez.
      Boa sorte e belas flores para você!

    • Quero crer que o desacerto ocorreu pelo uso do metal equivocado. Ao invés de aço, deveria ser alumínio.

  • Olá, Teresinha, boa tarde!
    Depois da florada, sempre podo minhas hortênsias, onde deu flor. Aliás, faço isso geralmente com quase todas as flores. Onde deu flor, podo e outra flor (ou cacho) brota no lugar. Nos meses que não tem erre (r) também podo as hortências e as parreiras.

  • Hortencia gosta de sombra? estou em duvida pois o local onde quero plantar tem claridade mais não bate sol..

  • Ganhei uma hortência no vaso como cuidar ela pode florescer pois gostei muito , é linda e gostaria de ter ela por mais tempo

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo