Lendo agora
Como cultivar boca-de-leão

Como cultivar boca-de-leão

A boca-de-leão (Antirrhinum majus) é uma planta herbácea que possui cinco subespécies e um grande número de cultivares.

Ela é originária da região mediterrânea da África e também da Europa e seu nome popular se deve ao fato de que, quando uma de suas flores é apropriadamente apertada, ela se abre como se fosse uma boca, voltando a fechar quando é solta.

Neste artigo explicamos o passo a passo para cultivar boca-de-leão: do plantio por sementes aos cuidados com regas e iluminação. Boa leitura!

Boca-de-leão

É possível encontrar a boca-de-leão em cultivares variados, de diferentes tamanhos e cores das flores, que podem ser vermelhas, róseas, roxas, brancas, amarelas, laranjas ou de tons intermediários.

boca de leão flores coloridas

A planta atinge de 40 centímetros a 1 metro de altura, apresentando flores em espigas que surgem no topo dos ramos da planta.

As flores são polinizadas principalmente por mamangabas ou mamangavas. É comumente cultivada geralmente em jardins ou como flor de corte, mas os cultivares de menor tamanho também podem ser cultivados em vasos e jardineiras.

Como plantar boca-de-leão?

As sementes podem ser colocadas no solo em uma profundidade de 0,5 (meio) centímetro. Semeie no local definitivo ou em sementeiras.

sementes de boca de leão

A germinação leva de uma a três semanas e é favorecida por noites frias.

O espaçamento recomendado entre as plantas é de 15 a 30 cm. Se o plantio for feito por estaquia, plante pedaços de ramos bem desenvolvidos.

Boca-de-leão: como cultivar

Solo

Deve ser bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica; preferindo solos calcários.

Clima

Prefere temperaturas amenas ou moderadamente elevadas, sem extremos de temperatura. Não suporta geadas e não cresce bem em altas temperaturas.

Veja também
Plantas penduradas: columeia batom, flor-de-maio e samambaia.

Iluminação

A boca-de-leão prefere luz solar direta.

boca-leao

Regas 

O solo deve permanecer sempre úmido, mas não encharcado.

Época de floração

Depende da época de plantio e do clima da região. Geralmente a boca de leão começa a florescer cerca de 3 meses após a germinação.

Ciclo de cultivo

São plantas perenes, mas frequentemente cultivadas como anuais ou bianuais.

vasos e cachepos para plantas

Cultive mais flores

kit jardim vertical
Comentários (2)
  • Vou me mudar para um apartamento onde terei 3 jardineiras. Recebem sol pela manhã. Minha cidade é Teresopolis, Rj. Portanto de clima fresco. Gostaria de plantar ou folhagens decorativas ou plantas que dessem flores quase o tempo todo. Isto seria possível? Que plantas devo comprar? Vcs fornecem estas plantas?
    Obrigada pelas informações.

  • Tenho uma boca de leão roxa,qd comprei era pequena, cuidei e ela ficou cheia e linda, mas de repente começou a secar,vive na janela do meu apt,leva sol,chuva…o q faço, ela não morreu,tá brotando ainda,mas…

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo