Lendo agora
Gazânia: como plantar e cuidar dessa flor

Gazânia: como plantar e cuidar dessa flor

gazânia - flores

A gazânia (Gazania rigens; Gazania splendens) é uma planta originária do Sul da África que pode ser encontrada em uma ampla variedade de cores, quase sempre em tons vibrantes.

Os capítulos florais também podem ter cores diferentes, e variam de 5 a 8 centímetros de diâmetro, destacando-se no jardim.

Elas podem ser cultivadas em jardins com pedriscos e em jardineiras, e a propagação acontece por sementes ou estaquia. Continue a leitura, veja como plantar e cuidar da gazânia e quais são tratos culturais necessários!

Como plantar gazânias?

Essa flor costuma se adaptar bem a diferentes espaços – vasos, canteiros, jardineiras – quando recebem as condições e cuidados adequados. Podem ser plantadas formando um “tapete” no jardim ou em uma composição com outras plantas que não façam sombra sobre elas.

Vamos explicar como preparar o solo, frequência de regas e dicas para cultivá-la a partir de sementes. Confira!

gazania group
As gazânias podem chegar a até 50 centímetros de altura.

Preparo do solo

A gazânia é bastante tolerante quanto ao solo, desde que seja bem drenado e leve. Suporta solos pobres, solos salinos ou solos muito arenosos.

O ideal é que o solo seja um pouco arenoso, moderadamente fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 5,8 e 6,2.

Clima e Luz

É uma planta de clima quente e cresce bem em temperaturas acima de 18°C. Não suporta baixas temperaturas e geadas. Tenha cuidado com o excesso de umidade, pois favorece o surgimento de doenças na gazânia.

A gazânia necessita de luz solar direta quando a planta está adulta.

Suporte para vasos de flores: cultive e decore com estilo. Clique aqui e veja as opções na Plantei Garden Center.

Como plantar a gazânia

Por sementes

Podem ser semeadas no local definitivo se as condições climáticas forem adequadas ou em sementeiras, pequenos vasos ou outros recipientes.

Clique aqui e veja as opções de sementes de gazânia disponíveis na Plantei Garden Center. Semeie a uma profundidade de aproximadamente 0,5 (meio) cm no solo.

A germinação das sementes normalmente ocorre aproximadamente em uma semana. O transplante é indicado quando as mudas têm cinco ou seis semanas de vida.

Por estaquia

Cortes de ramos basais podem usados no plantio. Plante os ramos da gazânia em vasos com solo úmido e mantenha-os em um local bem iluminado, mas sem luz solar direta, até o enraizamento dos ramos.

Veja também
Monstera Obliqua Adansonii

O espaçamento recomendado entre plantas é de 15 a 50 cm, dependendo da altura da variedade cultivada e se as plantas serão cultivadas apenas por algumas estações do ano ou por vários anos.

Como regar a gazânia?

O ideal é manter o solo levemente úmido durante o crescimento inicial. O solo pode secar superficialmente entre as regas quando as plantas se encontram bem desenvolvidas. A gazânia é uma planta relativamente resistente a curtos períodos de seca.

gazânia no jardim
A gazânia se desenvolve bem em várias condições, mas não tolera solo encharcado. Imagem: Pixabay.

Época de floração

Em regiões de clima frio, floresce do final da primavera ou verão até o começo do outono. Em regiões de clima quente, com condições adequadas, pode florescer durante todo o ano.

Normalmente começa a florescer aproximadamente em 60 a 90 dias depois do plantio se as condições climáticas forem adequadas. Uma peculiaridade dessa flor é que seus capítulos florais se fecham durante a noite e em dias nublados e escuros.

Ciclo de cultivo

São plantas perenes em regiões de clima subtropical ou tropical. Em regiões com inverno rigoroso é cultivada geralmente como anual.

A gazânia é uma planta cuja altura geralmente fica em torno de 10 a 30 cm, e pode até chegar a 50 cm de altura caso chegue ao seu segundo ano de vida.

Gostou das nossas dicas? Clique aqui e aprenda a cultivar outras flores!

Vasos decorativos para varandas.

Comentários (11)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo