Lendo agora
O que plantar no verão: confira a lista

O que plantar no verão: confira a lista

plantar no verão

No Hemisfério Sul, o verão começou no dia 22 de dezembro de 2023 e segue até 20 de março de 2024. Uma das principais características desse período é que os dias ficaram mais longos e as noites mais curtas.

Cada região apresenta suas particularidades mas, apesar das diferenças, em todo o Brasil há elevação da temperatura e condições muito propícias para chuvas e até formação de granizo. 

E, quando o assunto é o que plantar no verão, há uma longa lista de opções!

O calendário para hortas inclui muitos tipos de hortaliças e vegetais, além de flores, plantas arbustivas, folhagens e árvores frutíferas.  

→ Continue a leitura e descubra o que semear e cultivar nesta estação! 

1 – Quais verduras plantar no verão?

Há verduras muito saborosas que se desenvolvem bem no verão, como espinafre (Sul), alface (Sudeste e Norte) e rúcula (todas as regiões). 

As ervas aromáticas, como manjericão e alecrim; e hortaliças como cebolinha, salsinha e coentro, que são muito utilizadas na culinária, podem ser semeadas durante todo o ano, em canteiros ou vasos. 

Para plantar no verão: alface (nas regiões Sudeste e Norte) e pimenta (na região Norte). Imagens: Acqua Planta.
Para plantar no verão: alface (nas regiões Sudeste e Norte) e pimenta (na região Norte). Imagens: Acqua Planta.

Veja outras ideias de plantio para a horta no verão, divididas por regiões: 

  • Nordeste: feijões-vagem, couves-flor e melões
  • Norte: melancias, cebolas, alfaces, maxixes, pimentas e quiabos
  • Centro-oeste: cenouras, abobrinhas, tomates e pimentões
  • Sul: beterraba, couve-manteiga, agrião e coentro
  • Sudeste: pimentas, alfaces, berinjelas e nabo

Kit de sementes: temperos e folhas para cultivar na sua horta ou jardim.

2 – Flores de verão para jardim externo

É durante o verão que o jardim fica deslumbrante e pode proporcionar ótimos momentos de descontração e relaxamento! 

Isso acontece porque essa estação é ideal para o florescimento de muitas variedades de plantas. No entanto, apesar das condições climáticas, a qualidade do substrato, a frequência de adubações e até as podas influenciam na floração, por isso, é necessário que a manutenção esteja em dia. 

Confira, abaixo, 5 opções de flores para plantar nesta época do ano!

Hibisco

O hibisco (Hibiscus rosa-sinensis) é uma planta arbustiva e de crescimento rápido, que pode chegar a aproximadamente 5 metros.

Se destaca pelas flores grandes e coloridas, que podem surgir em vermelho, rosa, amarelo e laranja. É indicado para jardins que recebem luz abundante ou sol direto e precisa de um solo arenoso para se desenvolver bem.

A manutenção é simples: faça regas de duas a três vezes por semana e lembre-se de que as podas de limpeza e formação ajudam no desenvolvimento da planta. 

🪴 Dica da Plantei: clique aqui e participe do nosso grupo VIP no Whatsapp. Receba descontos especiais e conteúdos exclusivos sobre plantas! 

Amarílis 

As amarílis, que se destacam pelo tamanho e pela beleza das flores, também podem ser cultivadas durante o verão. E a vantagem é que elas têm crescimento rápido e produção cíclica! 

Amarílis floridas cultivadas em canteiros. Imagens: arquivo da Plantei Garden Center.
Amarílis floridas cultivadas em canteiros. Imagens: arquivo da Plantei Garden Center.

Depois de adquirir os bulbos, coloque apenas uma unidade em um vaso de, no mínimo, 2 litros, porque essa planta demanda espaço para ter um bom desenvolvimento radicular.

Posicione o vaso em um local que receba algumas horas de sol pleno por dia. 

“Quanto mais horas de luz solar direta houver onde você vai cultivar suas amarílis, mais vivas serão as cores das flores. Use uma base de madeira embaixo dos vasos para não cozinhar os bulbos, principalmente nos períodos de altas temperaturas”, orienta Daniel Barreto, biólogo da Plantei Garden Center. 

O banner mostra fotos de flores bulbosas e apresenta o seguinte texto: "Bulbos fáceis de cultivar para ter um jardim mais florido".

Margaridas, zínias e vincas

Quer saber como renovar o seu jardim e transformar canteiros gastando pouco? Cultive margaridas, zínias e vincas, que são flores que podem ser semeadas durante todo o ano!

O processo de semear flores é lento, mas vale a pena.

Os principais cuidados são em relação à profundidade em que as sementes são colocadas no substrato, já que cada variedade tem uma preferência diferente; e distância entre elas, para que todas tenham espaço suficiente para se desenvolver. 

Leia atentamente o verso das embalagens das flores escolhidas e siga as instruções.

Confira alguns exemplos:

Quais frutas plantar no verão?

Pitaya, limão, jabuticaba, acerola, laranja, abacate, fruta-do-milagre… e muitas outras!

A maioria das árvores frutíferas se adapta bem às condições desta estação. Por isso, vamos apresentar as exceções: evite mudas caducas, como maçã, pêssego, ameixa e nectarina e as que preferem clima ameno, cereja europeia e o mirtilo.

Uma outra prática importante é atentar-se a aclimatação das mudas frutíferas que foram adquiridas para o plantio.

É muito provável que, nos gardens e lojas, elas estavam em um ambiente controlado, então, coloque-as sob sol pleno aos poucos. Assim, vão se adaptando gradativamente e não sofrerão com mudanças bruscas. 

🌱 Dica da Plantei: você sabia que aqui no nosso blog há uma categoria especial para frutíferas, com conteúdos exclusivos sobre plantio e manutenção? Clique aqui e conheça a lista completa! 

Mudas frutíferas: saudáveis e bem desenvolvidas. Loja Plantei.

Cuidados com o jardim no verão

Agora que você já aprendeu tudo sobre hortaliças, flores e frutíferas para plantar no verão, confira as dicas para aproveitar o melhor da estação!

🌺 Renove sua área de lazer com folhagens e flores;

✈️ Preencha o reservatório dos vasos autoirrigáveis antes de viajar;

🥗 Utilize ervas aromáticas da horta, como hortelã e alecrim, em sucos e drinks;

💧 Coloque gotejadores nos vasos grandes de áreas externas;

🌱 Plante variedades que se adaptam às condições climáticas de estação! 

Conheça a Plantei 

A Plantei Garden Center é especializada em casa & jardim e, desde 2013, oferece ao público uma grande variedade de produtos para facilitar o cultivo, a manutenção e a ornamentação de ambientes com plantas. 

Visite nossa loja física em Salto Grande (SP) ou acesse a loja virtual, compre online e receba em casa!

Conheça os kits completos para cultivar plantas em ambientes internos e externos. Compre online, receba em casa e crie sua selva urbana!


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo