Lendo agora
4 plantas arbustivas para jardim

4 plantas arbustivas para jardim

Tumbérgia-azul - planta arbustiva.

A procura por plantas arbustivas é muito comum para ornamentar terrenos com espaços externos grandes. Podemos vê-las nas entradas de chácaras, nos canteiros de parques, nas laterais de áreas com gramados e em inúmeros outros contextos. 

Em espaços médios ou pequenos, são úteis para valorizar jardins de frente e corredores de forma criativa, melhorando a sensação de frescor e aconchego. 

Neste artigo, explicamos quais são as principais características das plantas arbustivas e apresentamos uma lista com as preferências de cultivo de 4 opções incríveis para cultivar em casa! 

A azaleia é um tipo de planta arbustiva que se destaca nos jardins. Imagem: Plantei Garden Center.
A azaleia é um tipo de planta arbustiva que se destaca nos jardins. Imagem: Plantei Garden Center.

O que são plantas arbustivas? 

A principal característica das plantas arbustivas é que elas têm caules que são ramificados desde a base. Outro aspecto interessante é que são lenhosas e semilenhosas, termos se referem a capacidade de produção de madeira.

Para plantas ornamentais, essa característica é um fator fundamental para calibrar as regas, já que as mais lenhosas precisam de mais regas.

Em relação ao porte, têm, comumente, de 5 a 6 metros de altura. Além disso, não demandam espaços muito grandes para se desenvolver e permitem podas de formação ou para fins estéticos. 

As plantas arbustivas tropicais, como a ixora (Ixora coccinea) e a helicônia (Heliconia rostrata), por exemplo, podem compor o paisagismo de espaços transformando os ambientes externos em verdadeiras obras de arte. 

Ixora vermelha. Imagem: Plantei Garden Center.
Ixora vermelha. Imagem: Plantei Garden Center.

1 – Hibisco

Há muitas opções de plantas arbustivas que produzem flores, como, por exemplo, a azaleia, a jasmim-da-índia, a vinca, a tumbérgia-azul ou roxa e o hibisco (Hibiscus rosa-sinensis), que apresenta uma coloração variada e marcante.

De crescimento rápido, é indicado para jardins e canteiros que recebem luz abundante e até toleram sol direto, desde que as mudas tenham sido preparadas para esta finalidade. 

Hibisco amarelo. Imagem: Plantei Garden Center.
Hibisco amarelo. Imagem: Plantei Garden Center.

O hibisco prefere solos arenosos, que são aqueles compostos por terra comum ou vegetal e areia. São considerados arbustos de pequeno-médio porte, já que a altura varia de 3 a 5 metros. 

As regas dependem das condições climáticas da região, mas recomenda-se a média de duas a três vezes por semana.

🍃 Dica da Plantei: se for escolher uma planta arbustiva pela floração, atente-se às preferências de luminosidade da variedade e pesquisa sobre a frequência de adubações que são necessárias.

2- Clusia

As folhas lisas e brilhantes que surgem em formato de gota fazem da clúsia (Clusia fluminensis) uma planta ornamental sempre presente nos jardins de estilo tropical.

Um dos motivos é que se adapta bem ao litoral e tolera a maresia, não à toa é popularmente conhecida como mangue-da-praia. Além disso, é de baixa manutenção, cresce rapidamente — tem porte médio e pode chegar a até 6 metros de altura — e é bastante resistente.

Clusia variegata. Imagem: Plantei Garden Center.
Clusia variegata. Imagem: Plantei Garden Center.

A clusia é um tipo de arbusto recomendado para locais que recebem sol pleno ou sombra parcial, gosta de solos ricos em matéria orgânica e de regas frequentes. 

São altamente recomendadas para cerca viva, que ganham ainda mais beleza durante o outono, quando acontece a floração. 

Conheça os kits completos para cultivar plantas em ambientes internos e externos. Compre online, receba em casa e crie sua selva urbana!

3 –  Tumbérgia-azul 

Uma outra opção incrível para quem busca plantas arbustivas que dão flores é cultivar a tumbérgia-azul (Thunbergia erecta), que pode chegar a até 3 metros de altura. 

De coloração azul ou roxa, com centro amarelo, chama atenção pela beleza e também pode ser utilizada como trepadeira, se for apoiada em cercas ou colunas de pergolados.

É indicada para ambientes de meia-sombra ou de sol direto e tem preferências por solos ricos em matéria orgânica, com boa drenagem. O florescimento acontece durante a primavera ou verão.

🍃 Dica da Plantei: as podas de formação e limpeza são fundamentais para um bom desenvolvimento de espécies arbustivas. Clique aqui e veja dicas para iniciantes.

Conheça os substratos para uso doméstico e profissional da marca Carolina Soil disponíveis na Plantei Garden Center. Compre online e receba em casa!

4 – Buxinho

Uma das plantas mais populares para projetos paisagísticos simples ou elaborados é o buxinho (Buxus Sempervirens), que pode chegar a até 5 metros de altura, embora o crescimento seja lento

Deve ser cultivado em locais de sol pleno, no entanto, também se desenvolve recebendo sol parcial. Para cultivá-lo, prepare um solo mais arenoso, misturando húmus de minhoca com areia fina de construção.

Daniel Barreto, biólogo da Plantei Garden Center, explica que esse arbusto é de fácil manutenção e bem receptivo às podas.

Veja também
como plantar gladíolos

“Além da técnica de topiaria, que é podar para deixá-lo redondo, você pode fazer podas mensais e dar outros formatos à planta. O buxinho também é ótimo para começar a fazer bonsai, principalmente para iniciantes”, orienta. 

Fontes de pesquisa

Catálogo de espécies ornamentais arbustivas. Divisão de Produção e Herbário Municipal – Cidade de São Paulo. SVMA/CGPABI/DPHM. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/meio_ambiente/Cat%C3%A1logo%20das%20Esp%C3%A9cies%20Ornamentais%20Arbustivas.pdf. Acesso em: 7 jan. 2024 

Clusia fluminensis. Horto Botânico – Museu Nacional UFRJ. Disponível em: https://museunacional.ufrj.br/hortobotanico/restinga/clusiafluminensis.html. Acesso em: 7 jan. 2024.    

Hibiscus rosa-sinensis L. Herbário da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Disponível em: www.unirio.br/ccbs/ibio/herbariohuni/hibiscus-rosa-sinensis-l. Acesso em: 7 jan. 2024.  

Thunbergia erecta (Benth.) T.Anderson. Herbário da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Disponível em: www.unirio.br/ccbs/ibio/herbariohuni/thunbergia-erecta-manto-de-rei. Acesso em: 7 jan. 2024.  

Conheça a Plantei Garden Center

A Plantei Garden Center é especializada em casa & jardim e, desde 2013, oferece ao público uma grande variedade de produtos para facilitar o cultivo, a manutenção e a ornamentação de ambientes com plantas. 

Confira, abaixo, os links para os produtos mencionados neste artigo:

O banner mostra fotos de flores bulbosas e apresenta o seguinte texto: "Bulbos fáceis de cultivar para ter um jardim mais florido".


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo