Lendo agora
Como ter flores no jardim o ano todo

Como ter flores no jardim o ano todo

flores no jardim

Ter um um jardim florido durante o ano todo é um sonho para quem ama cultivar, não é mesmo? O tempo e a dedicação com a manutenção de canteiros ou vasos é um cuidado que vale a pena, principalmente para quem quer garantir uma florada especial ou uma colheita satisfatória.

No entanto, para quem não possui muito espaço no quintal e dispõe de um tempo curto para jardinagem, escolher flores para o jardim que mantenham-se saudáveis durante o ano todo é uma ótima opção!

Sabemos que cada espécie tem sua preferência em relação ao solo, luminosidade, clima e necessidades diferentes de às regas ou adubação. São fatores que influenciam diretamente no crescimento da planta e também na época de floração ou frutificação.

Para fazer essa lista, escolhemos espécies que costumam florir durante o ano todo em diferentes regiões do Brasil. Boa leitura e, caso sinta falta de algum nome, escreve para gente nos comentários!

1 – Roseiras

rosas floridas

A rainha das flores se apresenta em diferentes grupos e as mais conhecidas são as roseiras bravas, as arbustivas, as trepadeiras, as de canteiro e as rosas-rugosas.

Cada tipo têm suas preferências de clima quanto à época de floração, no entanto, pode acontecer durante todo o ano, a depender da região e dos cuidados.

Elas podem ser plantadas em qualquer época e apreciam sol pleno, sendo ótimas opções para quem busca um jardim florido o ano todo.

Pontos de atenção:

  • A poda anual da roseira deve ser feita para remover folhas secas ou doentes e galhos mal-formados. Recomenda-se que seja realizada ao fim do inverno, estimulando a brotação para a primavera;
  • As roseiras não gostam de água em excesso. Alguns especialistas recomendam que as regas sejam feitas ao meio-dia, para que as raízes absorvam a água e passem o resto do dia secas;
  • As pétalas das rosas são comestíveis e podem ser adicionadas em saladas frescas ou biscoitos, desde que sejam cultivadas para esta finalidade.

2 – Cosmos

cosmea - flores no jardim

A cosmos é uma planta fácil de cultivar que se adapta bem a diferentes condições de solo, inclusive os mais pobres.

Aprecia climas quentes, sol pleno e é resistente a curtos períodos de seca. No entanto, se receber mais cuidados, como um solo rico em matéria orgânica e regas moderadas, terá mais condições de florescer durante o ano todo.

A dica é cultivá-la em canteiros ou junto à muros e certas, agrupando cosmos de diferentes cores. O plantio em grupo proporciona um belo efeito visual, já que as flores podem ser na cor laranja, branco, violeta ou rosa.

Quer aprender a cultivar cosmos por sementes? Veja o passo a passo clicando aqui.

3 – Petúnia

petunia

A florada das petúnias ocorre principalmente durante o verão, mas, dependendo do clima da região, elas podem florescer durante todo o ano.

A preferência é por solos com boa drenagem e ricos em matéria orgânica. As petúnias crescem melhor quando expostas ao sol ou em sombra parcial.

jardineiras para flores

Além de cultivá-las em canteiros no quintal, você também pode tê-las em no chão ou em vasos suspensos, formando pendentes, já que a petúnia faz esse efeito “cascata”, preenchendo o espaço com suas flores e folhas.

Preparamos um artigo especial sobre petúnias, com todas as dicas necessárias para começar o plantio por sementes, do preparo do solo à profundidade e espaçamento recomendado para as categorias.

4 – Onze-horas

onze horas - flores no jardim

Veja também
Fruta do Milagre

Com flores pequenas e delicadas, as onze-horas são ótimas opções para jardins porque são rasteiras e vão se espalhando pelo canteiro. Outra opção é cultivá-las em vasos no estilo bacia, dentro dos canteiros, criando pontos de atenção dentro do terreno de cultivo.

Ela pode ser encontrada em diferentes cores: amarelo, branco, rosa, pink e vermelho, ou em tons mesclados. Aprecia solo fértil, rico em matéria orgânica e fósforo, em ambientes que recebam sol pleno.

As onze-horas podem florir durante todo o ano, mas na primavera e no verão produzem mais flores. Se adaptam tanto aos climas mais frios quanto aos mais quentes e não exigem cuidados tão específicos ou frequentes.

5 – Rosa do deserto

rosa do deserto - flores no jardim

Quando assunto é jardim, as rosas do deserto têm espaço garantido e quase sempre em um lugar de destaque. Nos últimos anos, a popularização dessa planta foi tamanha que se tornou comum colecionar diferentes variedades, de formatos e cores de flores.

É comum acreditar que a floração da rosa do deserto só acontece na primavera, mas é possível mantê-las floridas o ano todo, principalmente nas regiões com temperaturas mais elevadas. Para isso, é importante fazer podas drásticas e adubações corretamente: neste artigo você encontra o passo a passo.

Nas regiões mais frias a planta costuma entrar em dormência no inverno, para florir na primavera.

comprar rosa do deserto

Ama flores?

Continue aprendendo no blog da Plantei! Aqui você encontra vários artigos sobre flores.

Confira:

jardim vertical para flores

Comentários (0)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo