Lendo agora
Flores no jardim o ano todo: veja as dicas

Flores no jardim o ano todo: veja as dicas

flores no jardim

Ter um um jardim florido durante o ano todo é um sonho para quem ama cultivar, não é mesmo? O tempo e a dedicação com a manutenção de canteiros ou vasos é um cuidado que vale a pena, principalmente para quem quer garantir uma florada especial ou uma colheita satisfatória.

No entanto, para quem não possui muito espaço no quintal e dispõe de um tempo curto para jardinagem, escolher flores para o jardim que mantenham-se saudáveis durante o ano todo é uma ótima opção!

Sabemos que cada espécie tem sua preferência em relação ao solo, luminosidade, clima e necessidades diferentes em relação às regas ou adubação. São fatores que influenciam diretamente no crescimento da planta e também na época de floração ou frutificação.

Para fazer essa lista, escolhemos espécies que costumam florir durante o ano todo em diferentes regiões do Brasil. Boa leitura e, caso sinta falta de algum nome, escreve para gente nos comentários!

1 – Rosas

rosas floridas

A rainha das flores se apresenta em diferentes grupos e as mais conhecidas são as roseiras bravas, as arbustivas, as trepadeiras, as de canteiro e as rosas-rugosas. Cada tipo têm suas preferências de clima quanto à época de floração, no entanto, pode acontecer durante todo o ano, a depender da região e dos cuidados.

Elas podem ser plantadas em qualquer época e apreciam sol pleno, sendo ótimas opções para quem busca um jardim florido o ano todo.

Pontos de atenção:

  • A poda anual da roseira deve ser feita para remover folhas secas ou doentes e galhos mal-formados. Recomenda-se que seja realizada ao fim do inverno, estimulando a brotação para a primavera;
  • As roseiras não gostam de água em excesso. Alguns especialistas recomendam que as regas sejam feitas ao meio-dia, para que as raízes absorvam a água e passem o resto do dia secas;
  • As pétalas das rosas são comestíveis e podem ser adicionadas em saladas frescas ou biscoitos, desde que sejam cultivadas para esta finalidade.

2 – Cosmos

cosmea

A cosmos é uma planta fácil de cultivar que se adapta bem a diferentes condições de solo, inclusive os mais pobres. Aprecia climas quentes, sol pleno e é resistente a curtos períodos de seca. No entanto, se receber mais cuidados, como um solo rico em matéria orgânica e regas moderadas, terá mais condições de florescer durante o ano todo.

A dica é cultivá-la em canteiros ou junto à muros e certas, agrupando cosmos de diferentes cores. O plantio em grupo proporciona um belo efeito visual, já que as flores podem ser na cor laranja, branco, violeta ou rosa.

Quer aprender a cultivar cosmos por sementes? Veja o passo a passo clicando aqui.

3 – Petúnia

petunia

A florada das petúnias ocorre principalmente durante o verão, mas, dependendo do clima da região, elas podem florescer durante todo o ano.

A preferência é por solos com boa drenagem e ricos em matéria orgânica. As petúnias crescem melhor quando expostas ao sol ou em sombra parcial.

Além de cultivá-las em canteiros no quintal, você também pode tê-las em no chão ou em vasos suspensos, formando pendentes, já que a petúnia faz esse efeito “cascata”, preenchendo o espaço com suas flores e folhas.

Preparamos um artigo especial sobre petúnias, com todas as dicas necessárias para começar o plantio por sementes, do preparo do solo à profundidade e espaçamento recomendado para as categorias.

4 – Onze-horas

onze horas

Com flores pequenas e delicadas, as onze-horas são ótimas opções para jardins porque são rasteiras e vão se espalhando pelo canteiro. Outra opção é cultivá-las em vasos no estilo bacia, dentro dos canteiros, criando pontos de atenção dentro do terreno de cultivo.

Veja também
canteiros da horta

Ela pode ser encontrada em diferentes cores: amarelo, branco, rosa, pink e vermelho, ou em tons mesclados. Aprecia solo fértil, rico em matéria orgânica e fósforo, em ambientes que recebam sol pleno.

As onze-horas podem florir durante todo o ano, mas na primavera e no verão produzem mais flores. Se adaptam tanto aos climas mais frios quanto aos mais quentes e não exigem cuidados tão específicos ou frequentes.

5 – Rosa do deserto

rosa do deserto

Quando assunto é jardim, as rosas do deserto têm espaço garantido e quase sempre em um lugar de destaque. Nos últimos anos, a popularização dessa planta foi tamanha que se tornou comum colecionar diferentes variedades, de formatos e cores de flores.

 

É comum acreditar que a floração da rosa do deserto só acontece na primavera, mas é possível mantê-las floridas o ano todo, principalmente nas regiões com temperaturas mais elevadas. Para isso, é importante fazer podas drásticas e adubações corretamente: neste artigo você encontra o passo a passo.

Nas regiões mais frias a planta costuma entrar em dormência no inverno, para florir na primavera.

rosa do deserto

Comments

comments

Comentários (0)

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo