Lendo agora
Como plantar íris: passo a passo

Como plantar íris: passo a passo

As íris são plantas extremamente delicadas, que apresentam uma beleza única e diferenciada. Os amantes de flores amam ter essa espécie enfeitando o jardim e é por isso que vamos explicar neste artigo como plantar íris e quais os cuidados necessários para que se desenvolva bem. Boa leitura!

Variedades de íris

Diferentemente da grande maioria das flores presentes na natureza, a íris conta com mais de 200 variações de espécies entre si.

Elas são constantemente confundidas com algumas variedades de orquídeas, no entanto, possuem detalhes únicos e especiais e nascem em diferentes tons, indo do branco ao azul vibrante. É comum encontrá-las com flores roxas ou em tons azulados de três pétalas.

íris com flores roxas
É muito comum encontrar íris com flores roxas.

Por ser adaptar muito bem ao clima brasileiro, esta espécie desperta ainda mais a atenção dos cultivadores do nosso país. É a opção perfeita para você deixar os ambientes mais bonitos com uma planta de beleza exuberante, mas que requer cuidados simples.

É importante escolher a espécie que melhor se adapte a sua região, até porque isso tornará o cultivo mais simples. Para isso, recomendamos uma pesquisa mais aprofundada sobre a espécie que escolher, devido ao grande número que citamos acima.

Preparo do solo

Por se tratar de uma estrutura bastante delicada, o rizoma precisa de alguns cuidados específicos. Afinal, sem ele a planta não se desenvolverá e caso ele fique abafado ou úmido, poderá mofar ou servir de criadouro para pragas.

Para evitar esse tipo de coisa é necessário certificar-se que o solo tenha uma boa drenagem. Caso o plantio seja em vasos, torna-se indispensável uma camada de drenagem, usando brita ou argila expandida.

íris rosa
Se o cultivo das irís for feito em vasos, o ideal é que cada uma tenha seu próprio recipiente.

Profundidade

Ao plantar a íris é indispensável deixar o rizoma parcialmente exposto. Obviamente é necessário que uma parte dele esteja na terra, porém, é fundamental que uma parte fique acima do solo para garantir o perfeito desenvolvimento da planta.

Afundando o rizoma e deixando-o completamente coberto você corre o risco de impedir o crescimento da planta.

Distanciamento

Um outro cuidado importante é em relação a proximidade de duas ou mais íris. É um fator indispensável que elas possuam, pelo menos, 30 centímetros de distância uma da outra para que possam se desenvolver de forma saudável.

Caso plante duas íris próximas, o rizoma e as raízes não terão espaço o suficiente para desenvolvimento. Ou seja, nenhuma das flores ficará tão bonita ou com aspecto saudável quanto as que forem plantadas respeitando a limitação de espaço.

Se o plantio das irís for feito em vasos, o ideal é que cada uma tenha seu próprio recipiente.

bulbos de flores

Época de plantio

A íris possui uma espécie de bulbo – o famoso rizoma – e, por isso, a melhor época de plantio acontece no finalzinho do verão. A temperatura estará amena, porém ainda quente o bastante para ajudar no desenvolvimento do rizoma até que chegue o inverno.

Se o inverno é mais ameno na região onde você mora e o verão mais prolongado, abril pode ser um período bom para a plantação da íris. Agora, se sua região não apresentar essas características, entre fevereiro a março é o período ideal.

íris
A íris apresenta uma beleza exuberante, mas que requer cuidados simples.

Clima ideal

Há características únicas e diversas espécies, mas os cuidados são comuns e semelhantes. Levando em consideração que o Brasil é um país tropical, opte por variações que se adaptem melhor a esse tipo de clima, como a Íris sibirica, versicolor ou de Louisiana.

Regas

A rega é muito importante e precisa ser realizada com frequência, principalmente no começo do desenvolvimento. Geralmente, regas a cada 5 ou 7 dias ajudam a planta a se desenvolver bem e fornecem tudo que ela precisa.

Conforme o desenvolvimento for acontecendo, as regas devem tornar-se menos frequentes e, em alguns casos, devem ser ainda mais espaçadas caso o inverno seja mais úmido ou mais ameno na região.

Veja também

Cuidados

É bem comum, principalmente no inverno, a íris apresentar algumas folhas secas, amarronzadas ou murchas. Em casos como esse, pode ser que a saúde da planta esteja sendo afetada e por isso as folhas precisarão ser retiradas.

Sempre que notar uma folha que não apresenta aspecto saudável procure cortá-la com cuidado. Mantenha as folhas verdes pois são elas que irão garantir nutrientes importantes para o desenvolvimento da flor.

plantas de sol

Fertilização

Como a grande maioria das flores, a íris também se beneficia de fertilização para garantir uma suplementação de nutrientes a fim de se desenvolver de forma plena. No entanto, para que essa fertilização traga benefícios é preciso que seja feita com os fertilizantes corretos.

Fertilizantes ricos em nitrogênio não são recomendados devido ao risco de o rizoma apodrecer. Os de uso geral são os mais recomendados, mas não devem ser aplicados diretamente no rizoma e é necessário realizar uma rega logo após a aplicação para evitar que o fertilizante queime a planta.

A íris é uma planta de fácil cultivo que deixa os ambientes ainda mais bonitos e coloridos. Gostou das nossas dicas de cultivo? Aqui no blog temos muito mais!

Jardim florido o ano todo

Confira outros artigos para deixar sua casa ou jardim ainda mais floridos!

vaso autoirrigável

Comments

comments

Comentários (24)
  • Olá, gostei muito de seu artigo.
    Mas na verdade estou procurando símbolos pra fazer um trabalho.
    Sou designer e a cliente me pediu uma arte para fichas das plantas.
    Ela me pediu para colocar aquela simbologia dos cuidados com a planta: quantidade de água, de sol, etc.
    Se vc ou alguem puder me ajudar, desde já vou agradecendo.
    Abraços.

  • É Muito bonita essa Flor Íris eu mora em Mato grosso do sul aqui a temperatura é diversa nós estamos no Outono a temperatura máxima fica em torno de 30 graus de máxima e 13 treze Graus de mínima eu não sei si o crima aqui está propício ou é melhor esperar o verão qual é o valor da muda eu tenho muita terra adubadas com restos de alimentos e cascas e bagaço de frutas eu não sei si esse adubo caseiro é bom eu queria uma opinião de vocês abraços

    • Se o inverno é mais ameno na região onde você mora e o verão mais prolongado, abril pode ser um período bom para a plantação da Iris. Agora, se sua região não apresentar essas características, fevereiro a março torna-se o período ideal.

      Não vendemos a muda e infelizmente não sabemos indicar onde encontra-la.

      Quanto ao adubo caseiro (compostagem), é o melhor que há. Terra com restos orgânicos é um incrível adubo natural.

  • No Brasil não existem variedade quanto existem em outros países, sei que o MAPA. impede a importação de propágulos dessa espécies, então como fazer para ter acesso as incríveis variedades que existem fora de nosso pais ?

  • Tenha flor de íris no meu jardim. Elas desabrocham lindas e exuberantes. Mas, me parece só durar até a tardinha. Elas, simplesmente, desaparecem!! Não fica nenhum vestígio! Não entendo o que realmente acontece. Será que os pássaros comem? Mas, porque não encontro nem os restos! ??

  • Olá tenho um vaso com esta flor maravilhosa, branca com violeta nas pontas , mas a minha planta amanheceu toda Flórida , e no outro dia, todas muchas e enroladas , não sei o que aconteceu, será que foi pq mudei de vaso e coloquei somente terra com adulbos orgânico, me ajudem , preciso saber se fiz algo errado ou é normal?

  • Tenho plantada no chão, estão com alguns botões, mas está rente do chão, fica mto caída as folhas, posso passar para o caso agora s estão querendo florir, desde já agradeço a sua atenção, bjs

  • Tenho uma dúvida: uma das folhas da minha Iris deu flor por 4 ou 5 vezes seguidas; mas, agora no local onde nasciam as flores, está como se fosse uma muda da íris, três folhinhas bem pequenas.
    A dúvida é se aquilo ali é realmente uma muda, pois até então só tinha visto mudas nascerem direto da terra; sendo muda, deixo ali ou devo retirá-la e plantar em outro vaso? Grata.

    • Sim, são mudas. Você tem que retirá-las, deixá-las criar raiz em um pote com água e depois plantá-las. Mas isso só quando terminar a floração, lá pelo meio ou final do verão.

  • Boa tarde, tenho 3 pés de iris à mais ou menos 3 anos, só 1 folha floresceu no ano passado e nunca mais, ela está muito alta, mais de um metro e meio, desconfio que se trata de alguma espécie gigante…será que posso fazer alguma coisa para que ela floresça?

  • Tenho um vaso da flor Iris já deu várias flores, más já faz 3 anos que nunca mais floriu o que será que fiz de errado para nunca mais florir só uso adubo orgânico

  • Perdão…elas não fecham por causa de predadores…elas duram 12 horas apenas e na mesma haste após alguns dias nasce outra…depois mais outra e finalmente a muda.

  • Minha planta estava linda, cheia de brotos, mas hoje percebi aquele bichinhos e ovinhos brancos, parecendo talco com bolinhas. O que fazer? Coloquei SBP para limpar, mas temo que não se resolva.

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo