Lendo agora
Rosas: como plantar e podar

Rosas: como plantar e podar

roseira

As rosas são consideradas as rainhas das flores. Amplamente cultivadas em todo o Brasil, essas espécies são sempre muito procuradas para toda e em qualquer ocasião!

O cultivo das roseiras não é complexo e com cuidados básicos você pode ter um jardim florido o ano todo. Neste artigo explicamos como realizar o plantio e a poda, que são etapas importantíssimas para o desenvolvimento das rosas. Boa leitura!

Como plantar rosas?

rosa trepadeira

Para realizar o plantio da roseira é necessário preparar uma cova cerca de 15 dias antes, cavando um espaço de mais ou menos 30 centímetros, que seja largo o bastante para receber o torrão de raízes da muda.

Em seguida, coloque uma colher de sopa de calcário dolomítico no fundo desse buraco. Após o período de 15 dias, prepare uma mistura com 2 colheres de sopa de farinha de osso, 1 colher de sopa de NPK 10-10-10 e 2 colheres de sopa de composto orgânico. Misture esse preparo à terra vegetal, mexa bem e utilize-o no plantio.

As rosas de caule ereto necessitam de estaca. Já as rosas trepadeiras devem ser colocadas inclinadas, a cerca de 20 centímetros da parede ou suporte em que irão se apoiar.

Dica extra: as roseiras não apreciam água em excesso e pegam inúmeras doenças, como míldio, oídio e ferrugem, se as raízes forem mantidas úmidas.

Poda

rosa amarela

A poda é um assunto que causa diversas dúvidas em quem deseja cultivar roseiras, principalmente em relação a época em que deve ser realizada. A forma ideal de cortá-las é bem embaixo, um pouco acima da terra, pingando sempre uma gota de própolis em cada “machucado”.

Regiões quentes: faça a poda da roseira em qualquer data entre junho e julho, cortando os galhos velhos, secos, doentes, mal-formados ou mortos.

Veja também
margaridas africanas

Regiões frias: se costuma haver geadas durante o inverno na sua região, adie a poda anual para agosto. Nessa época os brotos não correm o risco de congelar, pois a temperatura já estará mais amena.

A rainha das flores

Se assim como nós você ama roseiras e está sempre buscando informações sobre elas, recomendamos o nosso artigo “Rosas: a rainha das flores” onde falamos sobre a história dessa planta, suas principais características, as variedades mais comuns e dicas de cultivo.

E você sabia que quando as roseiras recebem os cuidados adequados elas podem florir várias vezes ao ano? É isso mesmo! Outra vantagem desse cultivo é que as pétalas são comestíveis (clique aqui para ler o artigo completo) e podem ser incluídas em saladas.

E se você ama flores, visite nossa loja e confira nossas opções de sementes, mudas e bulbos para manter um jardim florido, colorido e alegre o ano todo!

comprar bulbos de flores

Comments

comments

Comentários (9)
  • agradeço a dica. amo rosas, violetas, orquídeas, etc etc…… no meu quintal tem todas essas planta e mais… margaridas, cerejeira (flor), violetas, inclusive uma antiga, não a africana, mas a de jardim. Tenho o jardim branco…. Tenho um minhocário para produzir o adubo que uso nos meus vasos e jardins.(assim não jogo no lixo as cascas de legumes e frutas. (deveriam ser mais divulgados o uso do minhocário para prédios e demais residências…. Tenho pé de limão e pitanga e muito mais é um pedacinho de terra do tamanho do mundo meu, que eu amo com paixão. Deixo até uns matos e admiro suas flores…. também são lindas. Deus realmente criou o mundo com dedos de artista (Sl.8). Lurdinha.

  • Adquiri um pé de rosa “Príncipe Negro” por que achava que sua coloração fosse de fato da cor negra. No entanto, ela já floriu três vezes e sua coloração não é negra, não chega a ser vermelha, mas negra mesmo não. O que está faltando? que devo fazer?

  • Olá, boa tarde ! Td bem? Li e gostei muito do modo q é explicado o cultivo obrigada!, estou aprendendo e tenho algumas rosas lindas aqui em casa que planto com minha mãe.. ultimamente elas têm florido, até mesmo com pulgões e um fungo estranho que estamos tentando tratar com fumo. Floresceram agroa final de maio As rosas maiores: e tinham um galho central e duas ramificações com flores, porem agora que estão ficando murchinhas está nascendo nas laterais mais 2 galhos, porém não saindo do central, na diagonal dele, estamos deixando crescer, mas estou achando estranho q estão crescendo muito rápido e com força: devo podar , podem estar tirando força do galho principal ou deixo e espero pra ver se darão botões ?

    Agradeço

  • Oi Gente, estou fazendo uma visitinha por aqui.
    Gostei bastante do site, vou ver se acompanho toda semana suas postagens
    Gosto muito desse tipo de conteúdo um Abraço 🙂

  • Bom-dia!
    Tenho uma roseira, plantada num vaso, dentro do apartamento, a cerca de 10 meses!
    No período, entre este outono e inverno, surgiram manchas brancas que eu acredito ser o “mofo-branco”.
    Eu também não fiz a poda temendo que ela não resistisse.
    A menos de um mês comprei o fungicida líquido “FUNGIDOR” (Difenoconazole) spray.
    Durante 2 dias seguidos fiz umas 6 aplicações severas. Todas as folhas caíram e pensei que ela “morreria”; porém, para a minha surpresa parece que a solução quebrou a dormência da roseira. Surgiram vários brotos por entre as camadas do fungo.
    Não fiz mais nenhuma aplicação, mas tenho a impressão que o fungo resiste.
    Perguntas:
    – Existe alguma marca de fungicida mais eficaz?
    – Posso fazer alguma aplicação imediatamente após essa florescência? Se “não”, quando devo fazer a aplicação?
    – Solução de “folhas de fumo” pode substituir o fungicida? Se “sim”, por favor, me informe a proporção e a indicação de aplicações.
    Grato,
    Rogério Stockschneider.

  • A minha mãe teve uma roseira principe negro. Eu gostava de arranjar uma planta destas , mas não encontro, nos sites da Europa quem venda. Só encontro sites no Brasil. Será que é possivel enviar para Portugal/Lisboa?
    Ou dizerem-me como arranjar?
    Desde já agradeço muito

    Grande abraço duma portuguesa que gosta muito de rosas …

    Godoberta Andrade

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo