Lendo agora
Flores comestíveis: lista de exemplos e onde comprar

Flores comestíveis: lista de exemplos e onde comprar

flores comestiveis

O consumo de flores comestíveis têm despertado cada vez mais atenção. Os adeptos apreciam o sabor de cada variedade ou querem trazer algo diferente para receitas tradicionais.

Neste artigo explicamos mais sobre as flores comestíveis, quais as formas e os cuidados ao ingeri-las e onde comprar sementes para este fim.

Confira!

Usos e benefícios

Você provavelmente já tomou chá de camomila e ouviu falar sobre as propriedades terapêuticas da lavanda, não é mesmo? Mas a gama de flores que podem ser ingeridas é muito maior!

As flores comestíveis, como a amor-perfeito e a capuchinha, por exemplo, além de enfeitar canteiros, podem ser utilizadas nos mais diversos tipos de pratos, como massas salgadas, bolos, tortas, bolachas, geleias, saladas e também em bebidas, principalmente em sucos e drinks que levam ingredientes frescos.

salada com flores comestíveis
Amor-perfeito na salada: refeição saudável e colorida. Imagem: Plantei Garden Center.

A capuchinha produz flores com sabor apimentado, que são ótimas para incluir em saladas de legumes ou vegetais.

Já a amor-perfeito apresenta um sabor suave e levemente adocicado, e pode ser usada em biscoitos e também em drinks.

kit plantio de flores comestiveis

loja plantei

Você pode incluir as flores em pratos elaborados ou nas refeições mais comuns do dia a dia.

Que tal combinar flores de amor-perfeito na tapioca com recheio de geleia de jabuticaba, por exemplo? Vai ser uma explosão de sabores!

Além do uso pelo sabor, as flores comestíveis também são ótimas opções para finalizar pratos, como saladas e assados, adornar biscoitos e bolos e até cubos de gelo para sucos, drinks especiais e chás gelados.

flores em drinks
Flores comestíveis são ótimas opções para finalizar pratos e podem ser usadas como adornos. Imagens: Unsplash.

Quais flores são comestíveis?

A maioria das flores são comestíveis! É isso mesmo, você entendeu certo. Muitas espécies de flores são comestíveis, porém, há variedades ou modos de consumir que podem causar intoxicação, por isso o cuidado.

Algumas flores de plantas ornamentais ou que conhecemos pelo uso na urbanização ou outros fins, também são comestíveis, como as flores da colônia, o ipê branco e a flor de laranjeira.

Veja outras opções:

  • Amor-perfeito
  • Capuchinha
  • Cravina
  • Tagete
  • Verbena Grandiflora (conhecida como “camaradinha”)
  • Calêndula Pacífica
  • Centaurea Cyannus (conhecida como “escovinha”)
  • Boca de Leão
  • Bela Manhã
  • Gerânio
  • Rosas
  • Pata de vaca
  • Cosmos

Também há outras variedades que podem ser usadas na culinária, como a lavanda, a funcho, a calêndula medicinal e as flores do manjericão roxo.

sementes de flores comestiveis

loja plantei

Flores comestíveis: como cultivar?

Aqui no blog da Plantei você encontra o passo a passo para cultivar vários tipos de flores comestíveis. Clique nos títulos abaixo e leia na íntegra:

Jardineiras e vasos para cultivar flores.

Como saber se posso comer?

Apesar de toda essa gama de flores que podem ser ingeridas, é preciso cautela!

Jamais consuma flores que foram adquiridas em floriculturas, pois elas podem ter composições químicas nocivas à saúde. Se você não souber a procedência, evite ingeri-las, pois podem conter toxinas.

Algumas flores, como a da ora-pro-nóbis (a cor de rosa), não podem ser ingeridas cruas, portanto, a atenção deve ser redobrada.

Veja também

flores comestiveis
A jasmim-manga é uma planta tóxica, porém, a flor não é. O cuidado ao ingeri-la deve ser redobrado e a forma de consumo indicada é cozida. Imagem: Unsplash.

Antes de ingerir flores ou PANC’s, pesquise sobre elas. Há muitas informações em pesquisas científicas e em canais de comunicação de pesquisadores que estão disponíveis.

Se você gosta deste assunto, recomendamos algumas fontes:

Onde comprar flores comestíveis?

Na Plantei, maior garden center online do Brasil, você encontra mais de 250 variedades de sementes, incluindo dezenas de opções de sementes de flores comestíveis.

Você também encontra kits completos para o plantio de flores comestíveis!

kit plantio de flores comestiveis

loja plantei

 

E aqui no nosso blog você encontra vários artigos sobre o plantio dessas flores que foram indicadas no post, com o passo a passo da montagem dos vasos, preparação do solo ou substrato, preferências em relação a luminosidade, regas e época de floração.

Plante e tenha ambientes floridos e pratos mais coloridos! E se você já consome as flores nas suas refeições, conta pra gente nos comentários!

escola plantei - horta em vasos

Comentários (0)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo