Lendo agora
Capuchinha: aprenda a cultivar essa flor

Capuchinha: aprenda a cultivar essa flor

capuchinha

Popular nos jardins, a capuchinha (Tropaeolum majus L.) pode ser encontrada no Brasil e em outros países da América Latina, como Peru e Colômbia. Há inúmeras vantagens em cultivá-la: funcionam bem como flor decorativa em jardins, são ótimas opções de plantas companheiras em hortas (principalmente para tomates e pepino) e ainda são comestíveis!

Quer aprender a plantar capuchinha? Continue a leitura e mãos à terra!

capuchinha
As folhas e flores da capuchinha são comestíveis. Imagem: Pixabay.

Solo e plantio por sementes

A capuchinha se adapta bem a diferentes tipos de solo, mas se desenvolve melhor nos que são bem drenados, profundos e ricos em nutrientes, com matéria orgânica.

Para plantio feito em vasos, faça a camada de drenagem com brita ou argila expandida no fundo do recipiente. É algo simples que garante que a água escoe com mais facilidade, sem prejudicar ou apodrecer raízes.

plantio de flores comestiveis

loja plantei

Nos casos em que o plantio é feito por sementes, recomenda-se o uso de um bom substrato, que deve ser colocado após a camada de drenagem, até aproximadamente a borda do vaso.

Em vasos pequenos, o número aproximado de sementes colocadas é de 3 a 4, com espaçamento de 2 a 3 centímetros entre elas. Dessa forma, todas têm espaço para se desenvolver sem competir por nutrientes.

As sementes de capuchinha devem ser cobertas com uma fina camada de substrato. Como elas precisam crescer “perfurando” o solo, fique atenta(o) à profundidade indicada para semeadura, que não deve ultrapassar meio centímetro.

Germinação e cuidados

A germinação levará em média de 10 a 21 dias para acontecer. O ciclo completo leva entre 90 a 110 dias, podendo se estender, dependendo das condições climáticas da região.

Se o plantio foi feito em sementeiras, depois que a capuchinha se desenvolver, faça o transplante das mudas para os vasos ou canteiros. Se todas as sementes germinarem e crescerem, mantenha a mais firme no vaso de origem e transplante as outras para outros recipientes.

capuchinha amarela
A capuchinha pode ser propagada por sementes ou estaquia. Imagem: Pixabay.

Luminosidade e clima

A capuchinha se adapta a todos os tipos de climas.

Veja também
árvores de pequeno porte

De modo geral, as sementes preferem ambientes mais escuros para iniciar a germinação. Por esse motivo, o vaso ou sementeira não deve ficar exposto ao sol no início do processo. Depois que a germinação iniciar, deixe o vaso em um lugar que receba, no mínimo, 3 horas de sol por dia.

Regas

Se o plantio foi feito à partir da semente da flor, borrife água sempre que o substrato secar. Indicamos o uso do borrifador para evitar quea planta fique encharcada.

Época de plantio e floração

A capuchinha é cultivada durante todo o ano, mas os meses com temperaturas mais quentes são melhores, como em outubro. Já a floração ocorre na primavera e no verão.

Flores na salada?

O consumo de flores vêm ganhando cada vez mais adeptos! A flor da capuchinha apresenta sabor apimentado e pode ser incluída em saladas e drinks. Além delas, as folhas da planta também têm uso culinário.

Gostou das nossas dicas sobre a capuchinha? Mãos à terra e boa colheita!

horta vertical

Comments

comments

Comentários (0)

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo