Lendo agora
Tagete-anã ou cravo-de-defunto: aprenda a cultivar

Tagete-anã ou cravo-de-defunto: aprenda a cultivar

tagete

A tagete-anã (Tagetes patula) também é conhecida como cravo-de-defunto e como cravo-da-Índia, embora seja originária do México e não seja realmente da família do cravo. Estes dois nomes populares também são usados para outras espécies do gênero Tagetes.

A origem do nome “cravo-de-defunto” remonta ao uso das tagetes – principalmente a espécie T. erecta – como flor de adorno nas tumbas e nas comemorações do dia dos mortos no México, país muito conhecido pelas tradições nesta data.

Neste artigo apresentamos as principais características, usos e benefícios mais conhecidos e explicamos o passo a passo para plantar cravo-de-defunto (tagete anã).

Características

capa

A tagete-anã é uma planta herbácea que raramente ultrapassa os 40 centímetros de altura, sendo mais comum ter entre 15 a 25 cm. Suas inflorescências podem ser de cor amarela, laranja, vermelha ou marrom, sendo de uma só cor ou formando vários padrões. É uma planta muito fácil de cultivar, tanto em vasos, quanto em canteiros nos jardins.

Usos e benefícios da tagete-anã

tagete

Esta planta é ideal para bordaduras, forrações e atrai muitas borboletas ao jardim.

Acredita-se que as secreções naturais de suas raízes repelem ou matam nematódeos ou nematoides fitoparasíticos presentes no solo e, assim, é considerada uma excelente planta companheira, sendo frequentemente cultivada também entre as linhas de plantio das hortaliças nas hortas.

Além de ser linda, o cravo-de-defunto também pode servir como alimento. Sim, é uma flor comestível, acredite! Seu gosto é levemente amargo e as pétalas podem ser utilizadas em saladas, sopas, molhos, bolos e pães. Um dos usos culinários é como substituta do açafrão da terra.

Como plantar tagete-anã?

Solo: tolera várias condições de solo, mas o ideal é um solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado, com um pH entre 6 e 7,5.

Iluminação: precisa receber sol direto pelo menos algumas horas por dia.

Irrigação: o solo deve permanecer úmido, mas sem permanecer encharcado. Quando a tagete-anã está bem desenvolvida, pode suportar curtos períodos de seca, mas cresce melhor se não faltar água.

Plantio por sementes: a tagete-anã deve ser semeada a uma profundidade de 0,5 cm. A germinação normalmente leva uma ou duas semanas. O espaçamento recomendado entre as plantas no plantio em solo é de 10 a 30 cm.

Veja também
receitas com jabuticaba

sementes de tagete

Época de floração: acontece em qualquer época do ano em regiões onde não há extremos de temperatura. Em regiões onde o inverno apresenta baixas temperaturas, floresce geralmente do verão ao outono.

Ciclo de cultivo: planta anual.

Onde adquirir sementes de flores?

Se você ama um jardim colorido, visite o site da Plantei Garden Center. Lá você encontra centenas de variedades de sementes e pode escolher as que melhor se adaptam ao clima da sua região ou condições de solo.

comprar sementes online

Comments

comments

Comentários (5)

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo