Lendo agora
Como cultivar e plantar antúrio

Como cultivar e plantar antúrio

As inflorescências do antúrio são amplamente utilizadas em arranjos de flores e normalmente duram pelo menos duas semanas, sendo bastante cultivado em plantações para abastecer o mercado de flores.

É uma planta fácil de cultivar, que se adapta muito bem a ambientes internos.

Neste artigo vamos explicar como plantar antúrios, explicando em quais condições haverá melhor desenvolvimento e floradas. Confira!

antúrio
As espatas dos antúrios podem ser vermelhas, rosas, brancas ou verdes. Imagens: Plantei Garden Center.

Características

Nome científico: Anthurium andreanum. Também há vários híbridos.

Origem: América do Sul (principalmente Equador e Colômbia).

O antúrio comum é uma planta tropical que pode atingir de 30 centímetros a até 1 metro de altura e tem folhas cordiformes (com forma de coração) de 18 a 40 cm de comprimento e de 9 a 20 cm de maior largura.

O uso é muito comum no paisagismo, principalmente em jardins de estilo tropical e também em ambientes internos.

Sua inflorescência, denominada espádice, é composta de uma grande bráctea (espata), que geralmente tem uma cor viva, e uma espiga carnuda (ráquis) que contém um grande número de minúsculas flores.

A espata geralmente é de tons de vermelho, rosa, branco ou verde, mas há algumas outras cores.

Como cultivar antúrio

O antúrio é adequado para cultivo em vasos, que podem ser mantidos em locais sem luz solar direta, desde que haja uma boa iluminação natural, incluindo o interior de casas e apartamentos.

Essa planta também pode ser cultivada em locais sombreados por árvores e arbustos nos jardins.

antúrio
Os antúrios são fáceis de cultivar e se adaptam muito bem a ambientes internos. Imagem: Plantei Garden Center.

Solo

O ideal é um solo bem drenado, leve, fértil, rico em matéria orgânica e com pH entre 5,5 e 6,5.

Clima e luminosidade

Cresce bem na faixa de temperatura que vai de 15°C a 32°C, e cresce melhor em condições de alta umidade relativa do ar. O antúrio não suporta temperaturas muito baixas.

Quanto à luz, prefere sombra parcial.

Regas

O solo deve permanecer sempre úmido, mas sem ficar encharcado. Em locais onde a umidade relativa do ar é baixa, a planta pode se beneficiar se ocorrerem aspersões de água uma ou mais vezes ao dia.

medidor de umidade

Época de floração

Em condições adequadas, o antúrio pode florescer durante o ano todo e é uma planta perene.

Mudas de antúrio

Os antúrios podem ser multiplicados pela divisão de plantas bem desenvolvidas que apresentam vários caules. Cada parte da divisão deve conter raízes, caule e folhas.

É possível utilizar pedaços de caules de plantas que apresentam raízes aéreas. Corte o caule em pedaços que contêm pelo menos duas raízes aéreas e plante-os em solo úmido. O espaçamento recomendado é de 25 a 90 cm.

Veja também
como plantar gladíolos

Também podemos propagá-los por sementes, que devem ser semeadas assim que colhidas e espalhadas superficialmente em um solo composto de areia e esfagno.

Semeie em uma bandeja e a cubra com plástico para manter a umidade, mantida em local aquecido. O crescimento das mudas é lento e pode levar vários anos para que uma planta oriunda de semente comece a florescer.

anturio azuis

O antúrio é tóxico?

Todas as partes do antúrio são tóxicas e ele não pode ser ingerido de forma alguma. Ele possui oxalato de cálcio, que é um composto químico.

Gostou das nossas dicas sobre como plantar antúrio?

Se você ama cultivar, conheça a Plantei – a maior garden center online do Brasil – que oferece tudo o que você precisa para manter sua casa florida o ano todo!

vaso autoirrigável

Comentários (2)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo