Lendo agora
Como plantar antúrio

Como plantar antúrio

anturio vermelho

As inflorescências do antúrio são amplamente utilizadas em arranjos de flores e normalmente duram pelo menos duas semanas, sendo bastante cultivado em plantações para abastecer o mercado de flores. É uma planta fácil de cultivar, que se adapta muito bem a ambientes internos.

Neste artigo vamos explicar como plantar antúrios, explicando em quais condições haverá melhor desenvolvimento e floradas.

antúrios
As espatas dos antúrios podem ser vermelhas, rosas, brancas ou verdes. Imagens: Plantei Garden Center.

Características

Nome científico: Anthurium andreanum. Também há vários híbridos.

Origem: América do Sul (principalmente Equador e Colômbia).

O antúrio comum é uma planta tropical que pode atingir de 30 centímetros a até 1 metro de altura e tem folhas cordiformes (com forma de coração) de 18 a 40 cm de comprimento e de 9 a 20 cm de maior largura. Seu uso é muito comum no paisagismo, principalmente em jardins de estilo tropical e também em ambientes internos.

Sua inflorescência, denominada espádice, é composta de uma grande bráctea (espata), que geralmente tem uma cor viva, e uma espiga carnuda (ráquis) que contém um grande número de minúsculas flores. A espata geralmente é de tons de vermelho, rosa, branco ou verde, mas há algumas outras cores.

Dica importante: todas as partes do antúrio são tóxicas e ele não pode ser ingerido de forma alguma. Ele possui oxalato de cálcio, que é um composto químico.

Como plantar e cultivar antúrio?

O antúrio é adequado para cultivo em vasos, que podem ser mantidos em locais sem luz solar direta, desde que haja uma boa iluminação natural, incluindo o interior de casas e apartamentos.

Essa planta também pode ser cultivada em locais sombreados por árvores e arbustos nos jardins.

antúrio rosa
Os antúrios são fáceis de cultivar e se adaptam muito bem a ambientes internos. Imagem: Plantei Garden Center.

Solo: o ideal é um solo bem drenado, leve, fértil, rico em matéria orgânica e com pH entre 5,5 e 6,5.

Clima: cresce bem na faixa de temperatura que vai de 15°C a 32°C, e cresce melhor em condições de alta umidade relativa do ar. O antúrio não suporta temperaturas muito baixas.

Iluminação: prefere sombra parcial.

Irrigação: o solo deve permanecer sempre úmido, mas sem ficar encharcado. Em locais onde a umidade relativa do ar é baixa, a planta pode se beneficiar se ocorrerem aspersões de água uma ou mais vezes ao dia.

Época de floração: em condições adequadas, o antúrio pode florescer durante o ano todo e é uma planta perene.

Veja também
como plantar abacate

anturio azuis

Propagação dos antúrios

Os antúrios podem ser multiplicados pela divisão de plantas bem desenvolvidas que apresentam vários caules. Cada parte da divisão deve conter raízes, caule e folhas.

É possível utilizar pedaços de caules de plantas que apresentam raízes aéreas. Corte o caule em pedaços que contêm pelo menos duas raízes aéreas e plante-os em solo úmido. O espaçamento recomendado é de 25 a 90 cm.

Também podemos propagá-los por sementes, que devem ser semeadas assim que colhidas e espalhadas superficialmente em um solo composto de areia e esfagno. Semeie em uma bandeja e a cubra com plástico para manter a umidade, mantida em local aquecido.

O crescimento das mudas é lento e pode levar vários anos para que uma planta oriunda de semente comece a florescer.

Gostou das nossas dicas sobre como plantar antúrio? Se você ama cultivar, conheça a Plantei – a maior garden center online do Brasil – que oferece tudo o que você precisa para manter sua casa florida o ano todo!

vaso autoirrigável

Comments

comments

Comentários (2)

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo