Now Reading
21 plantas tóxicas para cães e gatos (e quais não são)

21 plantas tóxicas para cães e gatos (e quais não são)

plantas tóxicas para cães e gatos

A decoração com plantas ornamentais em casas e apartamentos é cada vez mais comum. Elas adicionam beleza, cor e perfume aos ambientes, tornando cada cantinho mais vivo e acolhedor.

Para quem possui pets em casa, o cultivo deve ser cuidadoso: plantas tóxicas para cães e gatos podem acarretar diversos problemas e até levá-los à morte. Mais do que ficar de olho, é importante garantir que essas espécies estejam fora do alcance dos animais, evitando a ingestão.

Conheça 21 espécies de plantas tóxicas para cães e gatos, e quais podem ser cultivadas tranquilamente em casa, na companhia dos peludos! 🐶🌺

1. Comigo-ninguém-pode

A beleza das folhagens e a crença popular de que a planta traz proteção ao lar são fatores que fazem a Comigo-ninguém-pode (Diffenbachia) ser facilmente encontrada nos lares brasileiros.

O que muitos não sabem é que ela é a campeã quando o assunto é plantas tóxicas para cães e gatos. Seus mecanismos de toxicidade são múltiplos e as substâncias encontradas na planta, como o oxalato de cálcio, irritam as mucosas de animais e humanos.

plantas tóxicas para cães e gatos
A Comigo-ninguém-pode é uma das plantas que mais intoxicam os animais domésticos. Imagem: Reprodução/misteriosdomundo.org

2. Copo-de-Leite

O conhecidíssimo Copo-de-Leite (Zantedeschia aethiopica) possui o mesmo mecanismo de toxicidade que a Comigo-ninguém-pode, e igual princípio ativo, o oxalato de cálcio. Quando ingerida por animais, pode causar irritação das mucosas, dor severa e edema de glote.glote.

plantas tóxicas para cães e gatos
O Copo-de-Leite possui oxalato de cálcio como princípio ativo, oferecendo grandes riscos à saúde dos pets. Imagem: Reprodução/uniprot.org

3. Avenca

A Avenca (Adiantum capillus-veneris) não é nativa do Brasil, no entanto, é muito conhecida por aqui. Além de ser uma planta ornamental, possui propriedades medicinais e é cultivada também por espantar mau-olhado.

plantas tóxicas para cães e gatos
Pequenas e aparentemente inofensivas, ingerir pedaços de Avenca pode causar câncer. Imagem: Reprodução/plantsrescue.com

Infelizmente, é uma planta tóxica para cães e gatos e a ingestão de suas partes principalmente na fase de brotos pode causar câncer nos pets.

4. Antúrio

Mais uma das queridinhas em lares brasileiros, a formosa Anthurium spp é uma planta tóxica para animais por possuir oxalato de cálcio, princípio ativo que oferece riscos à saúde dos animais, em todas as suas partes.

plantas tóxicas para cães e gatos
Todas as partes dos Antúrios possuem oxalato de cálcio, substância tóxica para animais domésticos. Imagem: Reprodução/imagejuicy.com

Os principais sintomas de intoxicação pela planta são queimação de mucosas, inchaço da boca, lábios e garganta, edema de glote, asfixia, náuseas, salivação, queimação, vômitos e diarreia.

5. Azaleia

Considerada um símbolo da cidade de São Paulo, a Azalea sp é encontrada facilmente em casas e apartamentos como planta ornamental. Seu princípio ativo é a andromedotixina, uma substância que, quando ingerida, pode causar distúrbios digestivos por até 6 horas após o consumo, além de provocar disfunções cardíacas nos animais.

plantas tóxicas para cães e gatos
As Azaleias são plantas tóxicas para cães e gatos, por possuir andromedotixina em sua composição. Imagem: Reprodução/tecnologiaetreinamento.com.br

6. Coroa-de-Cristo

Muito encontrada em jardins e calçadas, a Coroa-de-Cristo (Euphorbia milii) é um arbusto espinhoso que possui o látex irritante como substância tóxica. Ao entrar em contato com o pet, pode causar reações inflamatórias, como inchaço, dor e vermelhidão.

plantas tóxicas para cães e gatos
O látex irritante presente na Coroa-de-Cristo pode causar diversas reações alérgicas e inflamatórias. Imagem: Reprodução/plantsrescue.com

7. Bico-de-papagaio

Assim como a Coroa-de-Cristo, o Bico-de-papagaio (Uphorbia pulcherrima) é uma planta venenosa, pois possui uma seiva leitosa tóxica, o famoso látex irritante. Em contato com a pele dos animais, pode causar lesões cutâneas e conjuntivite. A ingestão geralmente provoca vômitos e gastroenterite em gatos e cachorros.

plantas tóxicas para cães e gatos
Visualmente atrativo, o Bico-de-papagaio é uma planta tóxica para animais por possuir látex irritante como princípio ativo. Imagem: Reprodução/thisandthat93.wordpress.com

8. Espirradeira

Muito utilizada como ornamento em jardins, a Espirradeira (Nerium oleander) contém substâncias tóxicas em todas as partes. Esses princípios ativos podem causar vômitos, diarreia, ataxia, dispneia, paralisia, arritmias, coma e morte em humanos e animais domésticos. Os sintomas de intoxicação pela planta podem ser observados de 1 a 24 horas após a ingestão.

plantas tóxicas para cães e gatos
A Espirradeira é uma planta altamente tóxica para animais e humanos. Imagem: Reprodução/en.wikipedia.org

9. Espada-de-são-jorge

Uma das recordistas nos lares brasileiros, seja pela bela ornamentação que oferece ou pela crença popular de que traz prosperidade, a Sansevieria trifasciata possui substâncias altamente tóxicas.

Dificuldade de movimentação e de respiração, devido à irritação da mucosa e salivação intensa, são apenas alguns dos males que a ingestão da planta pode causar aos animais.

plantas tóxicas para cães e gatos
A ingestão de partes da Espada-de-são-jorge pode causar irritação da mucosa, salivação intensa e dificuldade de movimentação. Imagem: Reprodução/Wikipedia

10. Lírio e Lírio-da-paz

Outra planta venenosa para animais muito encontrada nas casas brasileiras são os Lírios e os Lírios-da-paz. Todas as partes do Lilium sp e do Spathiphyllum wallisii são tóxicas.

plantas tóxicas para cães e gatos
Todas as partes dos Lírios e dos Lírios-da-paz são tóxicas e não devem ser ingeridas. Imagem: Reprodução/Fernando Genaro

A ingestão pode causar irritação oral, ocular e nas mucosas, assim como dificuldade de engolir e, em casos mais graves, problemas respiratórios. Ainda podem aparecer como sintomas da intoxicação, alterações nas funções renal e neurológica dos pets.

plantas tóxicas para cães e gatos

11. Fumo-bravo

Com altos níveis de toxicidade, o Fumo-bravo (Solanum mauritianum) tem como principal composto a solasodina — presente em toda planta, mas mais concentrada nos frutos. A ingestão da planta pode causar inflamação do duodeno (parte inicial do intestino delgado), gastrite, náuseas, diarreia, elevação das enzimas hepáticas, sintomas neurológicos e vômitos em cães e gatos.

plantas tóxicas para cães e gatos
Todas as partes da planta Fumo-bravo são tóxicas, principalmente seus frutos. Imagem: Reprodução/esc.nsw.gov.au

12. Tomate verde

A substância tóxica do tomate (Solanum lycopersicum) é chamada de tomatina. Ela é encontrada em altas concentrações nas folhas e frutos verdes, mas se transforma em substância inerte nos frutos maduros. A ingestão pode causar arritmias cardíacas, salivação abundante, dificuldade de respirar, vômitos e diarreia.

plantas tóxicas para cães e gatos
Os tomates, quando verdes, possuem alta concentrações de tomatina, substância tóxica do fruto. Imagem: Reprodução/José Reynaldo da Fonseca

13. Violeta

As sementes e o caule da Violeta (Viola odorata) são altamente tóxicos, com princípios ativos como violinha, ácido tânico e salicílico. A ingestão dessa planta tóxica para animais domésticos pode causar gastrites severas, depressão circulatória e respiratória, vômitos e diarreia.

plantas tóxicas para cães e gatos
As violetas são plantas tóxicas para cães e gatos comuns de serem encontradas em lares brasileiros. Imagem: Reprodução/hortacultive.com.br

14. Mamona

A Mamona (Ricinus communis) tem a ricina como princípio ativo tóxico, presente nas sementes da planta. Os sintomas da intoxicação acontecem no sistema nervoso e podem ser observados aproximadamente após 24 horas da ingestão.

O animal pode apresentar diarreia, produção excessiva de saliva, sensibilidade abdominal, cólicas, sangue nas fezes, vômito, hipertermia e desidratação. A intoxicação em animais ocorre frequentemente por ingestão de óleo de rícino, torta de mamona, ou resíduos da planta muitas vezes usados como adubo.

plantas tóxicas para cães e gatos
A ricina é o princípio ativo tóxico presente nas sementes de Mamona. Imagem: Reprodução/Wikipedia

15. Rosa do Deserto

A Rosa do Deserto (Adenium obesum) é originária da África, mas ganhou espaço em diversos cantinhos de quem aprecia lindas plantas. Usada há séculos como veneno em lanças e flechas, a preparação tóxica era feita pela fervura da seiva da planta por 12 horas, retirando todo o extrato e deixando o líquido evaporar.

A viscosidade que resulta dessa fervura é um veneno concentrado, muito usado antigamente por tribos africanas para matar animais de grande porte. A planta possui uma substância química chamada ouabaína que, em doses elevadas, provoca insuficiência respiratória quase imediatamente.

plantas tóxicas para cães e gatos
A seiva da Rosa do Deserto é altamente tóxica, utilizada há tempos para matar animais de grande porte.

Os principais sintomas de intoxicação pela planta são vômitos, diarreia, arritmia cardíaca, insuficiência respiratória, anorexia e depressão. Em grandes quantidades, pode levar à morte.

16. Sagu-de-jardim

O Sagu-de-jardim (Cycas revoluta), também conhecido popularmente como cica e palmeira-sagu, é bastante utilizado no paisagismo de jardins e quintais. Considerada uma planta tóxica e venenosa para animais, todas suas partes contêm toxinas, das sementes às raízes.

plantas tóxicas para cães e gatos
A ingestão de partes do Sagu-de-jardim pode levar o pet ao óbito.

Os principais sintomas de intoxicação pela planta são vômito, diarreia e dor abdominal, além de graves sinais hepáticos e neurológicos. Esses indícios aparecem aproximadamente depois de 12 horas da ingestão e, mesmo com atendimento veterinário imediato, o pet pode não sobreviver.

plantas tóxicas para cães e gatos

17. Manacá-de-jardim

Superatrativas visualmente, as flores roxas do Manacá-de-jardim (Brunfelsia uniflora) se tornam brancas com o decorrer do tempo e exalam um ótimo perfume, chamando a atenção dos pets. A planta, considerada um arbusto, tem origem brasileira e pode chegar a até 3 metros.

See Also

plantas tóxicas para cães e gatos
As cores e o aroma do Manacá-de-jardim aguçam a curiosidade dos pets.

Infelizmente, a planta é altamente tóxica. Os principais sintomas de intoxicação em animais é salivação excessiva, vômitos, engasgos, tosses, falta de coordenação, letargia, tremores musculares e convulsões.

18. Jiboia

Planta muito encontrada em casas e apartamentos, a Jiboia (Epipremnum pinnatum), também conhecida por Era-do-diabo e Jiboia-verde, tem todas as partes tóxicas, por possuir o oxalato de cálcio como princípio ativo.

plantas tóxicas para cães e gatos
O oxalato de cálcio é o princípio ativo responsável pela toxicidade das Jiboias.

Quando ingerida por pets, pode causar diversas reações, como inchaço das mucosas orais e de outras partes do trato gastrointestinal.

19. Costela-de-adão

Com folhas verdes e vistosas, a Costela-de-adão (Monstera deliciosa) é bastante usada no paisagismo de jardins e também para ornamentar ambientes. A planta produz flores perfumadas e frutos comestíveis, porém suas folhas são tóxicas e não devem ser ingeridas.

plantas tóxicas para cães e gatos
As folhas da Costela-de-adão são altamente tóxicas. Imagem: Kara Eads

Os principais sintomas de intoxicação pela planta são irritação e edema nas mucosas, salivação excessiva, asfixia, vômitos, coceira intensa, queimação, paralisia da língua e, se em contato com os olhos, pode lesionar a córnea.

20. Tulipa

As Tulipas possuem cores e formatos variados, atraindo a curiosidade dos pets. Porém, possuem veneno concentrado nos bulbos das flores, que quando ingerido, pode causar reações tóxicas leves a moderadas, principalmente em gatos.

plantas tóxicas para cães e gatos
A toxicidade das Tulipas está concentrada principalmente nos bulbos das flores. Imagem: John-Mark Smith

Irritação na boca e garganta, salivação excessiva, vômitos, diarreia, aumento da frequência cardíaca, perda de apetite e convulsões são alguns dos principais sintomas de intoxicação pela planta.

21. Hortênsia

Originária do Japão, a Hortênsia (Hydrangea macrophylla) tem um grande apelo visual, com flores grandes e coloridas, sendo utilizada para a ornamentação de diversos ambientes.

A planta é tóxica, sendo o principal responsável o glicosídeo, princípio ativo que se transforma em cianeto — um veneno muito forte — quando chega ao estômago.

plantas tóxicas para cães e gatos
O glicosídeo, substância presente nas Hortênsias, se transforma em cianeto, um forte veneno, quando chega ao estômago. Imagem: Simone Dalmeri

Alguns dos sintomas de intoxicação por Hortênsia são diarreia, vômitos e dores abdominais. Se ingeridas em grandes quantidades, pode afetar o sistema nervoso, levando a problemas de habilidades motoras, como a falta de coordenação.

As plantas tóxicas para cães e gatos devem se manter fora do alcance dos pets. Caso apresentem algum dos sintomas descritos acima, é importante levá-los a uma consulta com um veterinário de confiança e informar as espécies de plantas que possui em casa. Dessa forma, ele poderá identificar facilmente qual pode ser a causa da intoxicação.

Plantas não-tóxicas para cães e gatos

Agora que você sabe quais plantas podem fazer muito mal aos seus companheiros de quatro patas, que tal conhecer as espécies seguras para ter em casa? São elas:

  • Bromélia
  • Orquídea
  • Camomila
  • Capim-limão
  • Alecrim
  • Lavanda
  • Girassol
  • Tomilho
  • Bambu
  • Erva-do-gato
  • Hortelã
  • Manjerona
  • Suculenta zebra

Viu só? Existem diversas plantas pet friendly para você decorar seus cantinhos sem se preocupar! Até porque, plantas e animais são uma dupla infalível, não é mesmo? Ambos melhoram, e muito, a vida de quem os tem por perto!

Assine gratuitamente nossa newsletter e receba, diretamente em seu e-mail, conteúdos semanais sobre plantas, jardinagem e decoração. É só preencher o formulário abaixo!


Comments

comments

View Comments (17)

Leave a Reply

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar ao topo