Lendo agora
Poinsettia: aprenda a cuidar da flor-do-natal

Poinsettia: aprenda a cuidar da flor-do-natal

flor-do-natal

Popularmente conhecida como flor-do-natal, bico-de-papagaio ou cardeal, a Poinsettia ganha destaque no jardim e nas decorações de final de ano. 

É comum vê-la em vasos pequenos, principalmente na decoração de mesas ou varandas e jardins. O tom vermelho vibrante das folhas é a marca registrada da planta, embora haja variedades em amarelo e rosa. 

Neste artigo explicamos como cultivá-la, quais as preferências e os cuidados para tê-las no jardim. Confira! 

flor-do-natal nas cores vermelho e branco

Como cuidar da poinsettia?

A flor-do-natal se desenvolve bem em locais de meia-sombra. Portanto, escolha um cantinho da sua casa que receba apenas o sol do início da manhã e seja muito bem iluminado durante o dia. 

Faça regas duas vezes por semana e sempre nas primeiras horas do dia. Verifique se a água escoa com facilidade pelo vaso, para não acumular junto às raízes. 

planta bico de papagaio na cor vermelha

No início da primavera faça uma poda de formação, retirando ramos em, aproximadamente, dois terços de volume. A seiva da Poinsettia é tóxica. Portanto, tome cuidado ao manuseá-la e utilize luvas protetoras quando for fazer as podas de manutenção. 

Cultivo em vasos

A flor-de-natal se adapta bem ao cultivo em vasos e jardineiras, embora também seja utilizada como planta ornamental em canteiros de jardins. Veja as dicas:

1) Prepare uma camada de drenagem no fundo do vaso ou recipiente escolhido. Use brita ou argila expandida. A manta de drenagem é opcional, mas auxilia na retenção de nutrientes;

2) Em seguida, prepare um mix com terra vegetal, areia e terra comum, na proporção de 1:1:1 ou utilize um substrato pronto para plantio. Preencha até a metade;

3) Retire a flor-de-natal do recipiente de origem com cuidado, mantendo o torrão de terra no entorno das raízes. Coloque a muda no centro do vaso e complete com o mix ou substrato;

4) Faça uma rega e verifique se a água escoa com facilidade pelos furos do vaso. Os substratos encharcados favorecem a existência de pragas, como as cochonilhas; 

5) Posicione o vaso em um local que receba o sol do início da manhã, longe de possíveis corredores de vento, sobretudo nas épocas mais frias. 

substrato para plantas

Flor-do-natal na decoração

Além de pratos típicos, as festas de final do ano demandam uma decoração especial!

As plantinhas naturais não só podem, como devem, estar presentes na composição das mesas. Assim servem como ornamentação para os ambientes, mas depois continuam embelezando jardins e varandas. 

Veja também

Há várias formas de utilizá-las integradas à decoração. Para mesas compridas, aposte em vasos pequenos e distribua-os intercalando poinsettias vermelhas e amarelas. Fios de luzes pequenas vão ajudar na ornamentação. 

Em mesas redondas, aposte em um arranjo central, que pode ser montado em um vaso médio. Capriche na escolha dos cachepôs! Aposte nos brancos ou dourados para criar contrastes com o vermelho das folhas. 

Se o uso for apenas decorativo, uma opção é colocá-la temporariamente em um recipientes de vidro, amparada por cascas de pinus. Aposte em vasos arredondados ou em cestos de tamanhos diferentes. 

Além de ser ideal para a decoração, a poinsettia vermelha também é uma ótima opção de presente de Natal. Pode ser dada como lembrancinha em comemorações de final de ano de empresas ou encontros familiares. 

Gostou das dicas? Confira outras dicas para arrasar na decoração!

conjunto de tripés para vasos decorativos

Comentário (1)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo