Lendo agora
Decoração de varanda com plantas: 7 ideias incríveis

Decoração de varanda com plantas: 7 ideias incríveis

A imagem mostra vasos decorativos para varanda.

A varanda é um dos nossos espaços mais aconchegantes de casas e apartamentos: é utilizada para descanso ou lazer, ajuda a arejar as áreas internas e ainda dá para receber visitas e amigos para confraternizar! 

E um ambiente tão versátil assim também merece capricho na decoração, principalmente com o cultivo de plantas. Confira as dicas! 

1 – Jardins verticais 

Os jardins verticais são tendência na decoração e quando pensamos nas varandas eles fazem ainda mais sentido!

A imagem mostra uma estrutura para jardim suspenso com 9 vasos de flores-de-maio.

São ótimas opções para trazer um toque diferenciado ao ambiente e ainda ganhar mais espaço. Podem ser construídos em diferentes formatos e materiais: nas treliças próprias para jardins, com o reaproveitamento de paletes, em suportes de chão para vasos ou com estruturas suspensas, como o da imagem. 

itens e suportes para jardim suspenso

Plantas para jardim vertical 

Na varanda gourmet, cultive os temperos de raízes curtas, como manjericão, hortelã, cebolinha, sálvia, coentro e salsinha. São fáceis de cultivar em vasos e você garante ingredientes fresquinhos para dar aquele sabor especial nas receitas.

Em varandas de frente recomendamos plantas leves, de pequeno porte e que se desenvolvam bem em vasos sem necessitar de trocas frequentes.

Uma boa opção é a flor-de-maio, que demanda pouca manutenção e produz flores durante o outono. Para quem busca beleza ornamental, recomendamos a aquisição de orquídeas de variedades diferentes, para que o período de floração não coincida e sempre haja um exemplar florido. 

2 – Suportes e aparadores

Em varandas maiores, aposte nos aparadores e suportes para deixar o espaço com um visual diferenciado. Confira os diferentes formatos e dicas: 

  • Estante: recomendado para quem quer colocar coleções de plantas, como suculentas e cactos ou dar destaque para vaso grande;

A imagem mostra um aparador próximo à janela, com um vaso bacia. Dentro do vaso há antúrios vermelho.

  • Suporte triangular: com dois andares, é ideal para quem busca uma decoração industrial e precisa de espaço para vários cultivos;
  • Suporte retangular: é o melhor modelo para plantas pendentes, como jiboia, hera e peperomia scandens. 

A imagem mostra uma varanda decorada com plantas, que estão em aparadores.

3 – Uma variedade, muitos tons 

Crie uma composição com uma única planta, mas agregando as variedades. Há centenas de plantas que possuem características diferentes em relação ao tamanho, tipo e coloração das folhas e flores.

Confira algumas opções:

Marantas e calatheas

  • Tricolor
  • Pavão
  • Leuconeura
  • Cascavel
  • Burle Marx 

Dicas de cultivo: como são plantas típicas de florestas tropicais, apreciam bastante umidade e temperaturas altas. Mantenha o substrato úmido: duas regas moderadas por semana costumam ser suficientes.

Samambaias

  • Americana
  • Paulistinha
  • Havaiana
  • Esmeralda
  • Holandesa
  • Mini-samambaia havaiana 

A imagem mostra dois tipos de suportes para vasos,com palmeiras e marantas dentro.

4 – Vasos de chão

Além do frescor, os vasos de chão de porte médio ou grande com folhagens verdes deixam o ambiente mais bonito.  

Há várias plantas de maior porte que são fáceis de cuidar em vasos:  costela-de-adão, palmeira raphis, lírio-da-paz, comigo-ninguém-pode e a espada-de-são-jorge.

A imagem mostra vasos decorativos com folhagens: costela-de-adão, comigo-ninguém-pode, palmeira raphis, lírio da paz, entre outras.

Capriche na escolha do design do vaso. Há modelos para todos os gostos e estilos de varanda, que valorizam os cultivos e combinam com as cores e materiais dos mobiliários.

Veja também
plantas para mesa de trabalho

Os modelos origami e de cores lisas combinam com varandas modernas, como espaço gourmet ou de estilo industrial. Mas se a intenção for trazer mais aconchego, escolha os tramados e/ou de fibras. 

Confira algumas opções:

6 – Decoração em mesas de centro 

Decorar as mesas de centro de varandas com plantas que dão flores é uma ótima opção para ornamentar o espaço. Além de funcional, a varanda fica mais bonita e aconchegante!

A imagem mostra uma varanda, com uma mesa de centro, no qual há um suporte com espaço para 6 vasos pequenos. Dentro deles já violentas em cores diversas: roxo, branco, rosa e azul.

Petúnias, kalanchoe e violetas são boas escolhas de flores para cultivo em vasos. E anote a dica: cultive em vasos autoirrigáveis para otimizar o tempo com manutenção e evitar vazamentos nas superfícies durante as regas. 

A imagem mostra 3 vasos na cor marsala com petúnias sobre mesa de centro em varanda.

Inspire-se! 

Gostou das nossas dicas sobre decoração de varandas? Aqui no blog da Plantei você encontra vários artigos sobre a integração de plantas nos ambientes, como escritórios, salas, cozinhas e até banheiros!

Confira:

A imagem mostra 3 tipos de medidores de umidade e pH.

Comments

comments

Comentários (0)

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo