Lendo agora
Como fazer um jardim vertical?

Como fazer um jardim vertical?

como montar jardim vertical

Os jardins verticais estão entre as opções mais procuradas nos últimos tempos!

Além de ajudar na composição da decoração dos ambientes externos, trazendo mais aconchego e sensação de bem-estar, também são ótimas opções para ambientes internos, porque minimizam os ruídos do ambiente, tornando-se uma espécie de barreira acústica.

As inspirações para compor um jardim vertical são muito variadas! A imaginação pode correr solta para trazer mais vivacidade para os espaços abertos e também um pouquinho da natureza para dentro de casa.

Quer saber como montar seu jardim vertical? A gente te ajuda! Continue a leitura e aproveite as nossas dicas para fazer o seu cantinho verde!

Jardim vertical externo

A primeira dica para montar jardins verticais nas áreas externas é escolher um lugar. Para isso, observe a incidência de luz no espaço antes de escolher as variedades de plantas.

Veja também se a luz é direta ou indireta, pois isso impacta no desenvolvimento dos cultivos.

Os vasos podem ser fixados diretamente na parede ou em treliças – de madeira ou aço – por meio de argolas ou nichos adaptados para acomodá-los.

treliça de madeira para jardim vertical
Treliças e vasos de parede disponíveis na loja virtual Plantei. Clique na imagem e confira no site!

Se o quintal possui canteiros pequenos, plante as hortaliças em vasos e coloque-os em estruturas verticais na parede, assim seu espaço verde será ampliado. Cebolinha, hortelã, camomila, coentro, salsinha, orégano, erva-cidreira e alecrim são boas opções para se ter em casa. E se você é fã de temperos diferentes, clique aqui e veja algumas dicas.

Algumas PANCs também se adaptam bem ao cultivo em vasos, como a peixinho da horta e a ora-pro-nóbis. Uma outra possibilidade é fazer um jardim vertical temático, escolhendo somente uma variedade, como pimentas ou flores comestíveis.

jardim vertical
Vasos autoirrigáveis e suportes disponíveis na loja virtual Plantei. Clique na imagem e confira no site!

Se você aprecia flores, opte por kalanchoe, violetas, crista de leão, crisântemo e begônia. Elas são relativamente fáceis de cuidar e estão entre as melhores plantas para se ter em um jardim vertical, tanto pela beleza quanto pela resistência.

Quer inspirações para decorar seu quintal e transformá-los num espaço aconchegante? Clique aqui e veja nossas dicas!

itens jardim vertical

Como montar uma parede verde vertical?

Para montar uma parede verde vertical com plantas pendentes, escolha opções que se adaptam bem à incidência de luz do espaço disponível e ao clima da sua região. 

A flor de cera, a aspargo-pluma, as heras e a trapoeraba-roxa, por exemplo, são espécies de plantas que apreciam o sol pleno. 

vasos suspensos

loja plantei

E se a parede que você escolheu para montar seu jardim vertical recebe meia-sombra, também há várias opções para escolher: samambaia, avenca, flor de maio, tostão, jiboia, peperômias, heras e corações emaranhados.

Jardim vertical na varanda do apartamento

Geralmente as sacadas são espaços com maior incidência de luz e ventilação dentro de apartamentos. Mesmo pequenas, podem abrigar um belo jardim vertical de flores ou temperos. 

Primeiramente, observe as condições de iluminação do seu espaço – sol pleno, meia-sombra ou sombra – e, em seguida, escolha as variedades que se adaptam melhor a essas condições! 

jardim vertical com temperos e ervas
Jardins verticais com temperos e ervas cultivados em vasos autoirrigáveis. Imagens: Plantei Garden Center.

Confira as dicas do que plantar:

Os temperos e ervas são ótimas opções para cultivar em jardins verticais de apartamentos, seja em paredes ou em suportes. Além de aproveitar o espaço e trazer mais vida aos ambientes, você pode utilizá-los no preparo de pratos salgados, em saladas, sucos ou chás.

As melhores plantas para jardins verticais montados em vasos são as que possuem raízes mais curtas e não precisam de tanto espaço para se desenvolver, como a cebolinha e o orégano.

Essas hortaliças produzem bem quase todo o ano e precisam de 4 horas de sol por dia. Neste artigo explicamos o passo a passo para ter uma horta em apartamento e sugerimos várias opções para plantar! 

ebook horta em pequenos espaços para iniciantes pdf gratis

Além de cultivar temperos em vaso, você também pode plantar microverdes, que são pequenos, apresentam um ciclo rápido e são muito nutritivos!

E se você mora em apartamento e quer fazer um jardim vertical com folhagens e plantas pendentes, confira este artigo! Lá você vai encontrar informações ricas sobre como cultivar plantas incríveis, como a jade, petúnias, avenca e muito mais! 

Como fazer um jardim vertical gastando pouco?

São várias as possibilidades em como economizar na hora de montar o seu jardim! Mas, lembre-se: a escolha do local é a primeira decisão a ser tomada para não ter prejuízos.

Erros como adquirir uma espécie de sol pleno e colocá-la na sombra (ou o contrário) ou comprar plantas que precisam de muito espaço para crescer podem transformar o sonho da parede verde em um pesadelo.

Para não correr esse risco, faça o download gratuito do nosso ebook “Qual a planta certa para cada ambiente”! 

plantas de sol e plantas de sombra

Uma opção para baratear o custo é utilizar algo que você já tenha na sua casa, como, por exemplo, um pallet de madeira ou pinus, uma grade (de portão ou janela antiga) de metal, uma escada sem uso ou outras estruturas resistentes que podem ser fixadas na parede ou que se sustentem em pé. 

Dica importante: se você optar por reaproveitar estruturas, certifique-se de que ela esteja em bom estado de conservação! Se possível, impermeabilize a madeira ou a estrutura com uma pintura anti-corrosiva, para garantir mais durabilidade ao suporte, principalmente se ficar em área externa.

vasos de parede com flores
Vasos de parede autoirrigáveis com folhagens e flores. Imagens: Acqua Planta.

Você também pode aproveitar potes e recipientes de alimentos que não tenham mais uso para o plantio. Lembre-se de fazer furos no fundo, porque é essencial que a água das regas possa escorrer e não fique acumulada no fundo e solte a criatividade para pintá-los e decorá-los! 

Uma outra possibilidade de fazer um jardim vertical gastando pouco é comprar kits completos (clique aqui e veja opções da Plantei Garden Center com frete grátis 💚) porque normalmente são mais baratos do que comprar os itens individualmente.

horta vertical

E para quem não pode ou não quer furar as paredes de imóveis alugados e futuramente gastar com reparos, a dica é apostar nos suportes de chão! Além da praticidade, você ainda otimiza o espaço, já que alguns modelos comportam até 10 vasos e têm altura regulável entre eles.

Como escolher vasos para jardim vertical?

Dependendo do espaço e da estrutura que você utilizar para montar o jardim vertical, leve em consideração o peso dos vasos e certifique-se que eles estão bem firmes na base. Os de plástico são uma boa opção, já que são mais leves para fixar na parede. 

Na hora de escolher os vasos para o jardim vertical, combine beleza e praticidade! 

Veja também
plantar onze horas

Confira as dicas: 

  • Funcionalidade 

A vantagem dos vasos autoirrigáveis é que são práticos, fáceis de limpar, possuem sistema anti-dengue e as regas podem ser feitas a cada 10 dias (dependendo do clima da região e da capacidade do reservatório). São ótimas opções para quem viaja muito e quer ter uma hortinha em casa. 

O sistema presente no vaso é composto por cordões que funcionam como uma raiz artificial, mantendo o vaso úmido por vários dias. Na Plantei Garden Center você encontra vasos autoirrigáveis em diferentes cores e tamanhos para colocar em suportes, no chão ou  fixar diretamente na parede

vasos coloridos para plantar

  • Cores

Defina uma única tonalidade para os vasos, que combine com a estrutura ou faça contraste com o verde das folhas. Você pode escolher uma cor que funcione como um ponto de destaque no ambiente ou fazer composições variadas a partir dos tipos de cultivos.

jardim vertical em vasos
Para otimizar o tempo de cuidado com os cultivos, utilize vasos autoirrigáveis em seu jardim vertical. Imagens: Plantei Garden Center (clique e veja na loja)
  • Design

Os suportes de parede para plantas podem ser encontrados em diferentes estilos e, se usados na parte interna da sua casa, compõem a decoração do ambiente. As opções de madeira combinam com áreas gourmets e espaços de lazer rústicos. As treliças vintage e de aço dão um charme especial para as cozinhas de estilo industrial. 

Como escolher mudas ou sementes? 

Uma outra forma de fazer um jardim vertical barato é comprando as mudas ou sementes certas. Pensando nisso, listamos algumas dicas preciosas. Confira! 

Ao optar pelo plantio a partir das sementes, observe com atenção o local de origem da variedade para saber se a planta vai se adaptar bem à sua região e ao clima local.

flores para jardim vertical
Folhagens pequenas como a coleus e flores como boca-de-leão, cravina, cravos e begônias são ótimas opções para semear em vasos.

Verifique qual a estação do ano mais indicada para o plantio no seu estado e atente-se a profundidade e espaçamentos indicados. Temos artigos que explicam o passo a passo sobre o plantio por sementes. Confira:

comprar sementes de flores e temperos online

Ao montar seu jardim vertical com mudas, observe se elas estão saudáveis antes de adquiri-las. Verifique se há incidência de pragas, se o caule está firme e a coloração das folhas, que não devem estar murchas ou amareladas.

Se você vai comprar plantas em lojas virtuais, verifique os comentários nas redes sociais, a reputação no Reclame Aqui e, caso tenha alguma dúvida específica, entre em contato com o serviço de atendimento ao cliente. 

sementes de flores comestiveis

Mudas de flores, folhagens ou temperos comprados em viveiros estão em ambientes protegidos, com regas e iluminação regulada, portanto, não as coloque diretamente no sol nos primeiros dias, mesmo que a variedade aprecie estas condições. Elas precisam ser ambientadas pouco a pouco. 

Gostou das nossas dicas sobre a montagem de jardins verticais?

Na loja virtual Plantei você encontra tudo o que precisa para começar: sementes, mudas, vasos autoirrigáveis ou comuns, treliças de madeira, suportes para vasos e muito mais!  

 

Comments

comments

Comentários (0)

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo