Lendo agora
5 dicas de decoração com plantas

5 dicas de decoração com plantas

Você sabia que não precisa de uma casa com jardim para ter contato com a natureza?

Uma decoração com plantas naturais, daquelas cheia de plantinhas, já é o suficiente para trazer mais naturalidade ao décor e para a vida dos moradores. Esse tipo de décor cria um ambiente mais acolhedor e mais leve, o que é essencial para quem trabalha em home office.

As plantas têm características terapêuticas e auxiliam na purificação dos ambientes,  o que impacta positivamente na qualidade de vida.

Então, nada melhor do que criar um escritório que te abrace nas longas horas de trabalho remoto e te deixe ainda mais concentrado, não é mesmo?

sala decorada com plantas

Mas, antes de inserir muitas flores e folhagens dentro de casa, é importante saber qual o papel de cada uma delas para explorar os potenciais da natureza de uma forma consciente, adequada e respeitosa.

Diferentemente dos adornos decorativos que acrescentamos à decoração, as plantinhas precisam de atenção e cuidado para se manterem vivas e saudáveis.

Então, uma decoração é uma forma de você se conectar ainda mais com o espaço em que vive, estreitar os laços com a natureza e focar no seu bem estar.

Preparamos várias dicas para te ajudar a criar um cantinho agradável para você e para as plantas. Confira! 

Como escolher plantas para decoração?

Ao criar uma decoração com plantas é essencial conhecer um pouco mais sobre o mundo da vegetação, você será responsável por criar um ambiente confortável para o desenvolvimento e florescimento das plantas. 

Então, atente-se a necessidade de cada um dos tipos de plantas. É essencial que você não se desdobre para realizar o cuidado com a vegetação. Então, se você tem uma demanda de trabalho extremamente intensa, opte por plantas fáceis de cultivar, como os cactos.

plantas nos ambientes internos

Depois, verifique a adequação do ambiente, as plantas que precisam de muita luminosidade precisam ser posicionadas em pontos de iluminação da casa. E aquelas que precisam evitar o contato com a luz, precisam estar nas sombras do ambiente.

Os locais precisam ser escolhidos estrategicamente para potencializar a sua rotina e possibilitar uma vida saudável para a vegetação.

Vasos de plantas decorativas 

Os vasos decorativos para plantas são grandes aliados quando o assunto é decoração com plantas. Eles te ajudam a elaborar uma identidade para os cômodos e também são responsáveis por acolher as flores e plantas. 

Em cômodos com estilos indústrias, por exemplo, os vasos e cachepots feitos em cimento harmonizam perfeitamente. Eles têm uma aparência crua, o que casa muito bem com as características dessas estética. 

Já em cômodos rústicos os vasos de cerâmica e com aspectos mais naturais tendem a criar uma melhor relação com o ambiente. Modelos de vasos é o que não falta, de modo que você tem uma infinidade de opções para criar uma decoração que gosta e que representa os moradores da casa.

vasos vogue

Além das estética, os vasos decorativos também contam com diferentes tamanhos. Para acertar na escolha da dimensão do recipiente, leve em consideração o espaço em que você vai colocar a planta. 

Em lugares pequenos, recomenda-se que não se faça a escolha de vasos muito amplos ou que atrapalhem a circulação.

Já em cômodos extensos, não há problema algum em optar por vasos grandes e que acabam ocupando um pouco mais de espaço. Na verdade, em cômodo com muitos locais vazios e monótonas essa é uma ótima forma de ocupá-lo com coerência. 

plantas pendentes na sala

Uma ótima dica para ambientes compactos é apostar no cultivo de plantas em vasos pendentes, assim, você evitar que o local seja decorado de forma inadequada.

Lembre-se, o foco é transformar a sua casa no ambiente mais acolhedor possível.

Decoração de Home Office

Como decorar o home office pode ser mais fácil do que parece! O seu local de trabalho precisa ser acolhedor, mas também precisa te incentivar a produzir e realizar as tarefas profissionais.

É fundamental que ele seja confortável e que tenha todos os elementos essenciais para tornar a sua rotina mais prática.

Então, aposte em móveis funcionais e não se apegue somente à beleza. Aposte nos organizadores para escritórios, assim, você consegue manter cada coisa em seu lugar e evitar que o cômodo fique bagunçado.

vasos pequenos

Se você tiver um escritório em casa que não seja integrado com nenhum outro espaço, aposte em uma decoração leve, aconchegante e que transborde inspiração.

Veja também
vasos para varanda

Caso a sua rotina de trabalho seja muito cheia, aposte nas vegetações que demandam um menor nível de atenção, as jiboias e espadas de são jorge costumam ser as mais recomendadas.

 E as plantas podem ser inseridas em diferentes locais:

  • Estantes: contam com diferentes compartimentos e você pode até variar as espécies de plantas em cada nicho;
  • Prateleiras: é uma ótima forma de mesclar as plantinhas com quadros decorativos;
  • Escrivaninha: recomenda-se colocar um vaso pequeno sobre a mesa de trabalho para não tirar sua concentração ou poluir visualmente o espaço;
  • Chão: os vasos de chão podem ser grandes e ficar ao lado da porta, mesa, janelas e móveis;
  • Jardim vertical: para deixar o ambiente ainda mais orgânico. Neste caso, plantas pendentes são as que mais combinam. Clique aqui e veja inspirações para montar o seu! 

vasos nutriplan

Decoração com plantas na sala

Se você tem um escritório integrado à sala de estar, aposte em móveis que conseguem delimitar os espaços e faça com que tudo esteja em constante harmonia.

As plantas para decorar a sala de estar podem variar, mas os cactos, palmeiras, lírios, arbustos e samambaias são, de longe, as favoritas. Elas são ótimas para decorar o ambiente esteticamente e para criar um ambiente mais puro e com vida.

Neste caso, é possível expandir a decoração com plantas no ambiente. É muito comum que vasos grandes ocupem as laterais dos racks e estantes. E você pode também decorar a lateral da sua mesa de trabalho com algum tipo de vegetação, principalmente se você tiver em uma sala grande.

home office e decoração

Em ambientes menores se limite a decorar a sua mesa de trabalho. Uma ótima solução é colocar uma variedade de hera sobre o móvel, já que elas se adaptam bem em ambientes de meia-sombra e sol pleno.

Quarto decorado com plantas

Em escritórios integrados ao quarto, opte por uma decoração mais leve, que te inspire a trabalhar, mas que também não atrapalhe o seu sono.

Lavandas, heras, palmeiras e bambus da sorte casam muito bem com esse cômodo e potencializam a sensação de relaxamento e conforto.

Lembrando que o quarto costuma ser um local mais escuro que os outros lugares da casa e que é essencial que as plantinhas que precisam de luminosidade recebam a luz necessária.

Gostou dessas dicas de como ter um home office mais verde? Continue navegando pelo nosso blog para conferir mais dicas!

Além dos artigos temos materiais gratuitos disponíveis para download gratuito, como o ebook “A planta certa para cada ambiente”. Clique aqui e baixe agora! 

cupom - loja plantei

Comentários (0)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo