Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Plantas ornamentais para sala: como escolher + inspirações

Se tem algum cômodo da casa que deve ser sinônimo de aconchego é a sala de estar. Para isso, as plantas ornamentais são a resposta! Além de trazer cores e texturas para a decoração, os cuidados com os cultivos garantem diversos benefícios à saúde.

Para escolher plantas ornamentais para sala e garantir uma boa harmonização, a dica é se basear no estilo predominante, na iluminação e no tamanho do ambiente. Quer saber mais? Continue a leitura!

Natural ou artificial: qual escolher?

A decoração com plantas naturais está em alta, já que traz a natureza para dentro de casa e promove momentos terapêuticos por meio da jardinagem doméstica. Por outro lado, é comum que, por falta de tempo ou conhecimento, surjam também soluções mais fáceis para a ornamentação.

O vaso autoirrigável, por exemplo, garante a umidade ideal para o desenvolvimento das plantas — opção certeira para quem viaja bastante ou ainda não tem habilidade com cultivos.

Outra alternativa são as plantas artificiais, que exigem poucos cuidados e proporcionam um visual incrível. A dica é combiná-las com pedras, cascalhos ou cascas de pinus, tornando a produção mais natural.

qual planta combina mais com sua casa

Tipos de plantas para sala de estar

Não há regras quando o assunto é decoração, mas alguns tipos de plantas costumam ser mais indicados para sala de estar. Antes de escolher as espécies, considere a iluminação do espaço: caso não receba luz solar, a melhor opção é investir em cultivos que não precisam de exposição frequente ao sol.

plantas ornamentais para sala

As plantas ornamentais purificam o ar e adicionam aconchego aos ambientes. Fotos: Casa de Valentina, Mobly, Simples Decoração e Histórias de Casa.

Confira uma lista de espécies que crescem com saúde na sombra e na luz indireta:

  • Aglaonema
  • Violeta
  • Lírio-da-paz
  • Zamioculca
  • Areca
  • Antúrio
  • Jiboia
  • Mini-cacto
  • Orquídea
  • Echeveria
  • Palmeira-leque

Plantas para sala de apartamento ou para ambientes internos pequenos também devem suportar as mesmas condições, como a baixa iluminação e pouca ventilação. Caso o espaço tenha ar-condicionado, busque por cultivos resistentes às baixas temperaturas.

Plantas na sala: como decorar

guia de planta para ambientes

Vasos de plantas para salas grandes devem ser proporcionais ao espaço disponível, mas sem causar conflito com outros elementos importantes na composição, como o sofá e a televisão.

Busque por vasos redondos, ovais ou quadrados que combinem com o estilo da decoração. A matéria-prima, cor, textura e o acabamento do produto vão influenciar diretamente no resultado do visual.

Para ambientes mais despojados, com referências campestres, opte por texturas que remetam ao rústico e natural, como cestos e cachepôs de vime, cerâmica ou palha. Adicione hangerssuportes suspensos para plantas — de macramê para complementar a composição!

plantas ornamentais para sala

Ambientes rústicos pedem elementos artesanais, como vasos e suportes de madeira, palha, vime, macramê e cerâmica. Fotos: Decoradoria55, Histórias de Casa, Posh Pennies e Wohnklamotte.

Salas com decoração contemporânea possuem elementos modernos que harmonizam perfeitamente com vasos decorativos brilhantes e foscos, dando o toque final de sofisticação. Invista em grandes folhagens, como pacovás, calatheas, crótons, espadas-de-são-jorge e aglaonemas, para garantir uma mistura de tons e texturas.

Utilize vasos pequenos, grandes, longos e rasos para criar uma composição ainda mais interessante e equilibrada. Para escolher a planta ornamental para a sala, a dica é respeitar a paleta de cores definida, responsável pelas sensações que o espaço deseja promover.

Outra opção é adicionar pontos de cor em salas de tons sóbrios, como preto, branco, bege, azul e marrom. Aposte em vasos, plantas ou flores de cores contrastantes para se destacar no local de descanso.

plantas ornamentais para sala

Escolha plantas ornamentais que harmonizem com a paleta de cores usada na decoração da sala. Fotos: Bloglovin’, Casa de Valentina, MTV home design e Wayfair.

Viu, só? Seja natural ou artificial, adicionar plantas à decoração da sala é apostar em bem-estar. Além de deixar o ambiente bonito, florido e perfumado, a variedade de opções possibilita composições com a sua personalidade.

Acesse a loja virtual da Plantei, maior garden center online do país, e confira as melhores plantas e vasos para decorar! Clique no banner abaixo e aproveite.

plantas ornamentais para sala

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio