Lendo agora
Lírio-da-paz: como cuidar e fazer mudas

Lírio-da-paz: como cuidar e fazer mudas

lírio-da-paz com flores

O lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii) é a opção perfeita para quem quer ter folhagens com verde exuberante nos canteiros dos jardins ou mesmo em vasos, nos ambientes externos e internos.

Essa planta é fácil de cultivar e se desenvolve rapidamente, principalmente em locais com temperaturas mais altas. Outra vantagem é que a floração acontece várias vezes ao ano.

Neste artigo explicamos mais sobre as preferências do lírio-da-paz  e o passo a passo para cultivá-lo. Boa leitura!

Preparo do solo 

A preferência do lírio-da-paz é por solos férteis e ricos em matéria orgânica. Para prepará-lo, utilize terra vegetal, areia grossa e húmus de minhoca ou outro composto orgânico. 

Luminosidade

Como essa é uma planta que não precisa de sol frequente, a escolha do local fica mais fácil. 

O plantio deve ser feito em locais de meia-sombra, que recebem poucas horas de sol direto, mas luz em abundância. A incidência de luminosidade é um fator essencial para o crescimento e floração da planta. 

lírio-da-paz
O lírio-da-paz é uma planta ornamental fácil de cultivar em vasos ou canteiros.

Regas

As regas do  lírio-da-paz devem ser abundantes, de duas a três vezes por semana. No verão, se as temperaturas da região de cultivo forem muito altas, é preciso regar ainda mais vezes.

Uma forma fácil de identificar a falta de água é quando as folhas ficam murchas e voltadas para baixo. Lembre-se de manter o substrato sempre úmido, porém, evite encharcá-lo para não danificar as raízes. 

Como fazer o lírio-da-paz florir?

As flores do lírio-da-paz são bastante características e aparecem com coloração branca durante quase todo o ano, desde que a planta receba os cuidados necessários.

Se a sua planta não apresenta flores, siga as dicas:

  • Posicione o vaso em um local que receba luz em abundância ou vá, aos poucos, acostumando a planta a receber o sol do início da manhã durante algumas horas;
  • Verifique as condições do substrato e adicione um pouco de húmus de minhoca. Adubos orgânicos, como o bokashi, também são ótimas opções para melhorar as condições e promover o equilíbrio biológico do solo. 

Cultivo de lírio em vaso 

O lírio-da-paz cresce de acordo com o espaço disponível. Por esse motivo, é uma planta muito apreciada para paisagismo em jardins de estilo tropical e canteiros. 

Além da beleza exuberante e da facilidade em cultivá-lo, adapta-se facilmente a diferentes condições: vasos grandes ou pequenos, em espaços internos ou externos. 

Nos cultivos em vasos, verifiquei se os furos não estão obstruídos e se a água escoa com facilidade. Durante o preparo, acrescente uma camada de argila expandida antes de adicionar o substrato. 

kits selva urbana

Como fazer mudas de lírio-da-paz?

O lírio-da-paz cresceu muito? Faça podas de limpeza, retirando as folhas secas e plante em um recipiente maior, preparado com substrato rico em matéria orgânica. 

Outra opção é retirar as touceiras para fazer mudas! Assim como cultivo, a propagação do lírio-da-paz também é simples.

lírio-da-paz
As flores do lírio-da-paz são bastante características e aparecem com coloração branca durante quase todo o ano.

Escolha uma touceira e separe as raízes do torrão “original” com bastante cuidado. Limpe as raízes de torrões compactados ou folhas. Então, coloque-as em outro recipiente, preparo com substrato para plantio rico em matéria-orgânica. 

Posicione o recipiente em um local que receba bastante luz e faça regas frequentes, mas sem encharcar o substrato. 

Lírio-da-paz na água

Se a sua selva urbana já está repleta de vasos, aposte no cultivo do lírio-da-paz na água. Essas folhagens vão trazer mais frescor ao ambiente e dar um toque especial para a decoração! 

Veja também
como plantar sementes de flores

Nestas condições, o crescimento da planta é bem lento.

Confira as dicas:

  • Escolha um recipiente de vidro, como jarro, garrafa ou pote e higienize com água e sabão; 
  • Retire uma muda saudável e limpe os torrões de terra com água corrente;
  • Coloque água até, aproximadamente, cobrir as raízes ou contados a partir de 5 centímetros; 
  • Posicione o recipiente com a planta em um local que receba bastante claridade. Em poucos dias as raízes começam a se desenvolver ali dentro. Depois de algumas semanas, novas folhas podem surgir.

Veja mais dicas acessando o artigo “Como cultivar plantas na água”. 

aparadores

Cuidados

As trocas de água devem ser frequentes, de aproximadamente três a quatro vezes por semana. O recipiente também deve ser higienizado a cada troca. 

Essas medidas ajudam na prevenção contra a proliferação do mosquito da dengue e contribuem com o desenvolvimento do lírio na água.

Jardim florido

Gostou das dicas sobre o lírio-da-paz? 

Aqui no blog da Plantei você encontra centenas de artigos sobre cultivo de flores, frutíferas, temperos, hortaliças, folhagens, plantas ornamentais e muito mais. Toda semana tem conteúdo novo para te ajudar a cultivar cada vez mais e melhor! 

cupom loja plantei

Comments

comments

Comentários (0)

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo