Lendo agora
Clorofito: cultive em canteiros ou vasos

Clorofito: cultive em canteiros ou vasos

Clorofito: planta com folhas alongadas e finas, que são predominantemente verdes com partes em branco.

A clorofito (Chlorophytum comosum) é uma planta de pequeno porte que tem folhas bem características: são alongadas, bem finas e podem ter coloração integralmente verde ou mesclar verde e branco. 

O uso mais comum é no paisagismo de jardins, principalmente em espaços reduzidos, como cantos de muro ou para demarcar corredores em gramados. 

A popularidade nas áreas externas não é um fator limitante, porque a planta aranha, como é popularmente conhecida, também sobrevive nas áreas internas, já que se adapta a meia-sombra. 

A seguir, você confere um conteúdo exclusivo com tudo o que você precisa saber para cuidar da clorofito e fazer com que ela dure muitos anos na sua casa! 

A imagem mostra uma mão segurando um clorofito dentro de um vaso, que é uma planta com folhas alongadas e finas, que são predominantemente verdes com partes em branco.
Clorofito ou planta aranha em vaso. Imagem: Plantei Garden Center.

A clorofito é de sombra ou sol?

Uma dúvida muito comum é se a clorofito é uma planta de sol ou de sombra. Ambas podem ser cultivadas a sol pleno, mas as que são integralmente verdes têm mais chances de se desenvolver bem nessas condições.  

“A clorofito com maior parte variegata ou branca geralmente é mais sensível à luz solar direta. As que têm as folhas com maior parte em verde toleram melhor a luz solar direta”, explica Daniel Barreto, biólogo da Plantei Garden Center. 

Substrato e preparo do canteiro

É uma planta de baixa manutenção, por isso, é comum vê-la nos canteiros dos jardins, principalmente nas bordas. Geralmente são plantadas lado a lado, em fila ou usadas para preencher espaços circulares. 

Em terrenos grandes, é uma ótima opção de planta para intercalar com corredores de flores ou folhagens coloridas. Uma outra possibilidade é criar corredores nos gramados usando clorofitos para fins estéticos. 

Para plantar em canteiros o primeiro passo é limpar o espaço disponível e revolver o solo a, mais ou menos, 20 centímetros. Faça covas com 15 cm de distância umas das outras para que as mudas tenham espaço para crescer. 

Se a terra estiver muito seca, acrescente algum composto orgânico, como esterco bovino, húmus de minhoca ou bokashi. Regue um dia antes do plantio. 

Conheça os substratos para uso doméstico e profissional da marca Carolina Soil disponíveis na Plantei Garden Center. Compre online e receba em casa!

Preparo do vaso

Para cultivo em vasos, escolha um modelo que tenha duas vezes o tamanho do recipiente em que a muda está. Faça furos no fundo, caso não haja e coloque argila expandida para criar uma camada de drenagem. 

O substrato pode ser feito com 50% de terra vegetal e 50% de algum composto orgânico, como húmus de minhoca. Coloque essa mistura até a metade do vaso, depois, transfira a muda com cuidado e preencha o restante, de modo que fique bem firme.

Faça uma rega generosa e observe se os drenos estão livres para a saída da água. Se estiver tudo certo, posicione o vaso em um local com claridade abundante, com ou sem presença de luz solar direta. 

Clorofito: planta com folhas alongadas e finas, que são predominantemente verdes com partes em branco.
A clorofito é uma planta de baixa manutenção que é amplamente usada em canteiros de jardim.

Frequência de regas

Como a planta-aranha gosta de solos úmidos, faça de uma a duas regas semanais. Essa média pode variar de acordo com a estação ou com as condições climáticas da sua região.

O mais importante é proporcionar umidade sem encharcar o substrato. No caso do plantio em vasos, toque com a ponta dos dedos ou use um palito de churrasco para ter certeza de que é hora de regar novamente. 

Manutenção

A adubação é uma etapa fundamental para manter qualquer jardim colorido e saudável! 

Veja também
abacaxi-roxo

A clorofito não tem exigências de nutrição específicas e os fertilizantes minerais balanceados, como o Forth Jardim, dão conta das suas necessidades.

Uma outra opção é usar uma fonte rica em nitrogênio, como ureia ou o esterco bovino, que pode ser colocado nos canteiros a cada três meses. 

Conheça os kits completos para cultivar plantas em ambientes internos e externos. Compre online, receba em casa e crie sua selva urbana!

Resumo: como cuidar da clorofito

Gostou de aprender mais sobre a clorofito?

Confira um resumo com nossas principais dicas e salve o nosso blog nos favoritos para consultar sempre que tiver dúvida!

  • Ambiente: interno ou externo
  • Tipo de vaso:
  • Substrato: terra vegetal e composto orgânico
  • Luminosidade: meia-sombra ou sol pleno
  • Regas: moderadas, de uma a duas vezes por semana
  • Adubação: rica em nitrogênio
  • Podas: retire as folhas secas ou danificadas
  • Onde encontrar: clique aqui, compre online e receba em casa!

Conheça a Plantei Garden Center

A Plantei Garden Center é especializada em casa & jardim e, desde 2013, oferece ao público uma grande variedade de produtos para facilitar o cultivo, a manutenção e a ornamentação de ambientes com plantas. 

Visite nossa loja física em Salto Grande (SP) ou acesse a loja virtual, compre online e receba em casa! 

O banner mostra fotos de flores bulbosas e apresenta o seguinte texto: "Bulbos fáceis de cultivar para ter um jardim mais florido".


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo