Lendo agora
Philodendron Pacová: como cuidar dessa planta de sombra

Philodendron Pacová: como cuidar dessa planta de sombra

A imagem mostra uma montagem com 3 fotos de pacovás em vasos de cores diferentes. O primeiro é cinza, o segundo branco e o terceiro marrom. As duas primeiras imagens são da Floridis e a terceira da loja Plantei.

A Philodendron martianum, que atende pelos nomes de pacová ou babosa-de-pau, é fácil de identificar porque tem uma coloração inconfundível: suas folhas alongadas surgem em verde-bandeira, em uma única tonalidade. 

A seguir, você confere um conteúdo exclusivo com tudo o que você precisa saber para cuidar da pacová e mantê-la bonita e saudável! 

A imagem mostra uma pacová, planta de folhas grandes e verdes, plantada em um vaso branco. O vaso está em um ambiente interno, e o reflexo aparece no espelho. Imagem: Floridis.
A pacová é ideal para ambientes internos, porque gosta de luz indireta. Imagem: Floridis.

Substrato e ambiente

A pacová , assim como outras plantas do gênero Philodendron, gosta de substratos ricos em matéria orgânica e com boa umidade.

Para o cultivo em vasos, prepare um mix com uma parte de terra vegetal e acrescente húmus de minhoca. Em canteiros, limpe e revolva o solo e, se for necessário, acrescente alguma fonte de matéria orgânica.

Lembre-se que a preferência por ambientes úmidos é diferente de encharcar o solo. Por isso, faça de uma a duas regas semanais e sempre verifique se a água escoa com facilidade pelos furos do vaso. 

Atenção: a pacová é uma planta tóxica para pets, portanto, cultive em ambientes altos ou fora do alcance dos animais. 

Conheça os kits completos para cultivar plantas em ambientes internos e externos. Compre online, receba em casa e crie sua selva urbana!

Onde colocar a pacová?

Por ser uma planta de sombra ou de meia-sombra, precisa ser posicionada em áreas de luz indireta.

É uma das folhagens mais populares para ambientes internos, como salas e escritórios de apartamentos, que costumam ter essas condições de luminosidade. O vaso deve ser posicionado perto das janelas, em ambientes com boa ventilação, mas longe das saídas do ar condicionado. 

Nas áreas externas que recebem luz solar direta, podem ser colocadas nos espaços protegidos por outras plantas ou pela sombra de cercas vivas e muros. 

A imagem mostra uma pacová, planta de folhas grandes e verdes, plantada em um vaso marrom. O vaso está em um ambiente externo, sob um tapete cinza, com fundo de madeira.
A Philodendron martianum, conhecida como pacová, é uma planta resistente, perene e fácil de cultivar. Imagem: Plantei Garden Center.

Cuidados com adubação e podas

A adubação é um cuidado essencial com todas as Philodendron, principalmente com as que são cultivadas em vaso. 

“A pacová responde bem a adubação por fertirrigação, por granulados ou farelados. Ela adora uma adubação foliar, que traz mais brilho para suas folhas”, explica Daniel Barreto, biólogo da Plantei Garden Center

Nesse caso, o mais importante é verificar qual a dose indicada pelo fabricante e nunca exceder o recomendado, caso contrário, as folhas podem queimar. 

A imagem mostra uma pacová, planta de folhas grandes e verdes, plantada em um vaso cinza. O vaso está em um ambiente interno, perto de uma janela com cortinas. Imagem: Floridis.
Indicada para áreas internas, a pacová é uma planta elegante que se destaca em vasos grandes e altos. Imagem: Floridis.

“Se optar pela adubação foliar, faça uma boa limpeza nas folhas antes de começar. Passe um pano úmido em cada uma das folhas e retire a poeira, assim elas vão absorver mais nutrientes durante o processo”, orienta. 

Se a planta crescer muito para o espaço que você tem disponível, faça podas escolhendo as touceiras que estão mais cheias. A pacová costuma ter raízes superficiais, por isso, nunca corte as que estão saindo para fora do vaso.

A vantagem das podas é que as mudas que forem retirados podem ir para vasos novos no seu jardim ou para presentear.

Conheça os tripés e suportes de chão para vasos! Clique aqui e decore e cultive com estilo.

Como fazer mudas de pacová?

“O primeiro passo para fazer mudas de pacová é escolher um vaso que está cheio e retirar as mudas menores. Escolha os que já estão com raízes aéreas”, explica Barreto. 

Escolha um vaso com furos no fundo e coloque uma camada de argila expandida, para auxiliar com a drenagem. Prepare o substrato usando um mix de terra vegetal e húmus de minhoca.  

Veja também
clusia formando cerca viva

Preencha todo o vaso com o substrato, até praticamente a borda. Em seguida, borrife água até encharcar bem. 

“Faça pequenas covas no substrato, de 3 a 5 centímetros. O tamanho deve ser suficiente para colocar as mudinhas de pacová que você retirou na posição vertical”, orienta.

O biólogo explica que nem todas as raízes precisam ser acomodadas dentro da terra. Como a pacová precisa de raízes capilares, algumas delas podem ficar na superfície do vaso. “Elas auxiliam muito na boa formação das novas mudas”. 

Assista os vídeos:

Resumo: como cuidar da pacová

Gostou de aprender mais sobre a pacová?

Confira um resumo com nossas principais dicas e salve o nosso blog nos favoritos para consultar sempre que tiver dúvida!

  • Ambiente: interno ou externo
  • Tipo de vaso: vasos comuns, autoirrigáveis ou de fibras naturais
  • Substrato: terra vegetal e composto orgânico
  • Luminosidade: sombra ou meia-sombra
  • Regas: moderadas, de uma a duas vezes por semana
  • Adubação: rica em nitrogênio
  • Podas: somente para conter o crescimento
  • Onde encontrar: clique aqui, compre online e receba em casa!

Conheça a Plantei Garden Center

A Plantei Garden Center é especializada em casa & jardim e, desde 2013, oferece ao público uma grande variedade de produtos para facilitar o cultivo, a manutenção e a ornamentação de ambientes com plantas. 

Visite nossa loja física em Salto Grande (SP) ou acesse a loja virtual, compre online e receba em casa! 

A imagem mostra vasos autoirigáveis médios e jardineiras autoirrigáveis da marca Raiz.


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo