Lendo agora
6 plantas para fazer uma cerca viva

6 plantas para fazer uma cerca viva

clusia formando cerca viva

As cercas vivas são opções criativas para deixar ambientes com mais privacidade, mas sem perder aquele toque especial de proximidade com a natureza e sensação de frescor.

Uma outra vantagem é isolar ambientes, principalmente no caso de chácaras de lazer, já que podem ser usadas para dividir espaços em canteiros abertos de propriedades, como, por exemplo, um redário, um lugar aconchegante com espreguiçadeiras e até hortas.

Para acertar na escolha, pesquise sobre os tipos de folhas e a formação dos galhos antes de adquirir as plantas, porque elas podem formar uma cerca viva de cobertura parcial ou total. Além disso, atente-se ao ciclo de crescimento, se é lento ou rápido e, também, a quantos metros de altura podem chegar.

A seguir, listamos 5 plantas indicadas para cerca viva e explicamos quais suas principais características e necessidades de cultivo. Lembre-se de escolher uma opção que seja coerente com as condições de luminosidade presentes no seu espaço!

1 – Clúsia 

A clúsia, popularmente conhecida como mangue-da-praia ou abano, é um tipo de arbusto recomendado para locais que recebem sol pleno ou sombra parcial. Como aprecia clima tropical e tolera maresia, é bem comum vê-las na ornamentação de residências litorâneas.

São altamente recomendadas para cerca viva, já que demandam baixa manutenção, crescem rapidamente e são resistentes às pragas. Geralmente, chegam a até 4 metros de altura. 

clusia formando cerca viva

As folhas são lisas e brilhantes e, durante o outono, acontece a floração, tornando-a ainda mais ornamental. Por esse motivo, também podem ser cultivadas em centros de canteiros, como arvoretas ou até mesmo em vasos. 

Os cuidados, em geral, são simples: cultive-a em substrato rico em matéria orgânica, faça regas frequentes e planeje podas de limpeza e formação quando necessário. A adubação é essencial para a produção das flores e bom desenvolvimento. 

Compre online e receba em casa:

Conheça os substratos para uso doméstico e profissional da marca Carolina Soil disponíveis na Plantei Garden Center. Compre online e receba em casa!

2 – Coroa-de-cristo

Uma opção popular para cerca viva que combina ornamentação e proteção é a coroa-de-cristo (Euphorbia milii). Famosa pelos inúmeros — e afiados — espinhos que acompanham o caule, é uma planta bem resistente que chega a até 2 metros de altura. 

Para se desenvolver bem, demanda luz solar direta. Por ser uma planta perene e resistente a seca, também é considerada de baixa manutenção. Outra vantagem de tê-la nos canteiros é a beleza das pequenas flores, que surgem durante a primavera ou verão ou, em algumas regiões, durante o ano todo. 

coroa de cristo

Quanto às podas, atenção redobrada: a coroa-de-cristo produz um látex leitoso tóxico que irrita a pele e os olhos. Utilize luvas e evite o plantio em ambientes frequentados por crianças ou pets. 

🌱 Dica da Plantei: leia o artigo “Como cultivar a coroa-de-cristo?” e aprenda sobre o substrato ideal, frequência de regas recomendada e aprenda como multiplicá-la! 

Compre online e receba em casa:

 3 – Primavera Bougainvillea 

Se você busca uma opção de planta para cerca viva que seja colorida, uma das melhores opções é a primavera Bougainvillea. As folhas surgem em uma variedade significativa de cores — rosa, branco, vermelho, amarelo e laranja — e você pode escolher uma delas ou fazer combinações para mesclar suas favoritas. 

Isso mesmo, as cores são das folhas, não das flores! Daniel Barreto, biólogo da Plantei Garden Center, explica que “a parte da planta com cores mais chamativas são as folhas modificadas, conhecidas como brácteas. A flor em si é aquele pontinho cor creme bem claro ou branco que está no centro das bráctea”.

primavera bougainvillea

É recomendada para locais de sol pleno, mas, por ser uma planta cosmopolita, se adapta bem em diversos ambientes.

As regas são moderadas: somente quando o substrato secar por completo, o que geralmente acontece uma vez por semana (em solos secos) e, nos demais tipo, a cada 15 dias. A adubação é essencial para mantê-la sempre saudável: utilize húmus de minhoca combinado à areia e esterco de frango (1 parte de 10) na mistura.

🌱 Dica da Plantei: leia o artigo “Como fazer mudas de primavera?” e aprenda o passo a passo para fazer novas plantas a partir de estacas. 

Compre online e receba em casa: 

4 – Podocarpo ou Podocarpus

Um toque de verde faz toda a diferença em qualquer ambiente! A podocarpo é uma ótima planta para cultivar em jardins de canto muros ou nos corredores, já que as raízes não são agressivas e não há produção de espinhos. 

Veja também
Ficus Elastica Burgundy

Popularmente conhecida como “pinheiro-de-buda”, é indicada para locais de sol pleno ou de meia-sombra. As temperaturas mais elevadas ajudam no desenvolvimento da planta, que é de crescimento lento, mas pode chegar a mais de 8 metros de altura.

Os cuidados exigem atenção: solo rico em matéria orgânica e regas diárias. As podas são necessárias para conduzi-las de acordo com a preferência e retirar galhos secos ou mal formados. 

Compre online e receba em casa:

5 – Buxinho

Um dos arbustos mais populares para jardins de espaços residenciais ou comerciais é o buxinho (Buxus Sempervirens). Essa planta também aprecia o sol pleno e se desenvolve melhor nessas condições. Porém, se o espaço receber sol parcial, também é recomendada. 

O porte varia de 2 a até 5 metros de altura, mas o crescimento é lento. É uma característica vantajosa para quem procura uma opção que não demanda poda frequente, porém, se a ideia é tornar um ambiente mais privativo, vale apostar em outra opção.  

Compre online e receba em casa:

6 – Lágrima-de-cristo

A lágrima-de-cristo (Clerodendron thomsonae) é uma planta trepadeira que produz uma florada incrível, por isso é bastante utilizada em cerca vivas para espaços em que se busca combinar funcionalidade e beleza. 

Você pode encontrar com inflorescências predominantemente brancas, com centro avermelhado ou totalmente vermelhas. Ambas vão deixar qualquer jardim ainda mais bonito!

lágrima-de-cristo

Conheça a Plantei Garden Center

Gostou das nossas dicas? Na Plantei Garden Center você encontra tudo o que precisa para o paisagismo da sua chácara ou jardim! 

São centenas de opções em mudas de plantas pendentes, trepadeiras, ornamentais, arbustivas, perenes, comestíveis, etc — para escolher e deixar seu espaço ainda mais acolhedor!  

Mudas frutíferas saudáveis e bem desenvolvidas. Confira agora na Plantei Garden Center!


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo