Lendo agora
Clusia: onde plantar e como cuidar

Clusia: onde plantar e como cuidar

clusia

A clusia (Clusia fluminensis) é uma planta resistente, versátil e de baixa manutenção, que se adapta bem a diferentes condições de solo e de luminosidade. 

Suas folhas surgem em formato de gota e podem ser integralmente verdes e brilhantes ou variegadas, com partes em verde e manchas amareladas. O tamanho máximo varia de 4 a 6 metros, por isso, é bastante indicada para fazer cercas vivas.

É popularmente conhecida como mangue-da-praia porque se adapta muito bem nas regiões litorâneas e é amplamente utilizada no paisagismo de condomínios e casas de praia. 

→ Continue a leitura, descubra qual o lugar certo do jardim para cultivá-la e adubá-la corretamente para garantir uma linda floração! 

Clusia (Clusia fluminensis): planta resistente com folhas verdes, brilhantes e em formato de gota.
A clusia (Clusia fluminensis) é uma planta resistente, versátil e de baixa manutenção.

Onde plantar a clusia?

A luminosidade ideal para a clusia é a meia-sombra – que significa que o local recebe de 4 a 6 horas de luz solar diária – ou sob sol pleno. Nesse caso, se a muda foi adquirida em lojas de jardinagem, faça uma aclimatação gradual.

Localize um local com essas condições de luminosidade no seu jardim e, depois, faça a limpeza do espaço e revolva o solo por, mais ou menos, 20 centímetros, até eliminar torrões. Para melhorar o ambiente, acrescente húmus de minhoca ou outro composto orgânico. 

🪴 Dica da Plantei: clique aqui e participe do nosso grupo VIP no Whatsapp. Receba descontos especiais e conteúdos exclusivos sobre plantas! 

Clusia como cerca viva

A clusia é uma ótima opção para formação de cerca viva porque é perene e tem crescimento rápido. A floração acontece no período do outono, deixando o ambiente em que ela está ainda mais bonito. 

É uma planta bem receptiva a podas de formação, seja para conter o crescimento ou para fins estéticos.

Conheça os substratos para uso doméstico e profissional da marca Carolina Soil disponíveis na Plantei Garden Center. Compre online e receba em casa!

Nos canteiros do jardim

Há diferentes formas de usar a clusia nos canteiros de jardins ou áreas de lazer: pode compor corredores de passagem do portão a residência ou estar nos cantos de muros ou de cercas.

Outro uso comum é como elemento central do espaço de cultivo, já que, por uma planta arbustiva, quando cresce, fica similar a uma pequena árvore. 

🌱 Dica da Plantei: os limitadores de solo são úteis para criar formatos circulares ou sinuosos e marcar áreas no jardim. 

Flores da clusia: têm pétalas brancas e centro rosa ou vermelho.
A floração da clusia acontece durante o outono.

Em vasos 

A mangue-da-praia se adapta facilmente ao cultivo em vasos. Se houver espaço disponível, escolha um modelo de vaso grande e alto, de, no mínimo, 20 litros, para destacar ainda mais a beleza da planta.

Os cuidados essenciais são similares aos de outras plantas do mesmo porte: faça furos no fundo do vaso, para a água das regas não ficar acumulada e coloque uma camada de argila expandida ou com pedrinhas de construção (brita). 

Prepare o substrato com terra vegetal e areia fina. O húmus de minhoca é opcional, mas seu uso garante a oferta de mais nutrientes e acelera o desenvolvimento da planta. 

O transplante da muda deve ser feito de forma cuidadosa, mantendo o máximo possível do substrato que está no entorno de suas raízes. Após o replantio, faça uma rega generosa. 

🪴 Dica da Plantei: como a clusia cresce consideravelmente e demanda vasos altos e grandes, utilize suportes com rodízios para facilitar a movimentação e a limpeza do local. 

Conheça os kits completos para cultivar plantas em ambientes internos e externos. Compre online, receba em casa e crie sua selva urbana!

Veja também
Monstera Obliqua Adansonii

Como cuidar da clusia?

Os principais cuidados com a clusia são as podas de limpeza, as regas e a adubação. 

“A clusia não é exigente quanto ao tipo de substrato, mas as regas devem ser frequentes. Em solos abertos, regue uma ou duas vezes por semana. Se o clima estiver úmido, faça somente uma rega por semana”, orienta Daniel Barreto, biólogo da Plantei Garden Center

A adubação deve ser rica em nitrogênio. “Você pode deixá-la saudável e bonita utilizando apenas esterco bovino a cada três meses. E, no caso dos vasos, se quiser mais comodidade, use pastilhas com fertilizante mineral uma vez por mês”, orienta Barreto.

Sempre que for necessário, faça podas de limpeza e retire os galhos com má formação e folhas que estão secas. Para estimular o surgimento de novos galhos, conter o crescimento ou deixar esse arbusto com o formato desejado, faça podas de formação uma vez por mês.

Como a clusia tem uma seiva tóxica, use luvas de jardinagem para evitar contato direto com a pele.

Onde comprar 

Clique nos links abaixo e encontre os itens e produtos que foram mencionados neste artigo! 

Conheça a Plantei Garden Center

A Plantei Garden Center é especializada em casa & jardim e, desde 2013, oferece ao público uma grande variedade de produtos para facilitar o cultivo, a manutenção e a ornamentação de ambientes com plantas. 

Visite nossa loja física em Salto Grande (SP) ou acesse a loja virtual, compre online e receba em casa! 

Rosas do deserto: mais de 150 cores para aumentar sua coleção! Compre agora no site da Plantei Garden Center e receba em casa.


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo