Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Como cultivar coroa-de-cristo

      A coroa-de-cristo é um arbusto que pode atingir até 2 m de altura. Os ramos são suculentos e possuem muitos espinhos afiados de até 3 cm de comprimento. Quando cortada ou ferida, a planta segrega um látex leitoso tóxico irritante.

      Por tal motivo, quando se faz necessário o corte da planta, é preciso proteger a pele do corpo e os olhos.

      A planta também é conhecida por outros nomes como coroa-de-espinhos, dois-amigos, dois-irmãos e bem casados. Os três últimos nomes populares são atribuídos ao fato das inflorescências possuírem duas brácteas vistosas que atraem a atenção para a minúscula flor feminina no centro, que é circundada pelas flores masculinas reduzidas a simples estames (este tipo de inflorescência é denominado um ciátio).

      Super resistente e de fácil cultivo, a planta é utilizada não apenas como planta ornamental em jardins e vasos, mas também como cerca viva, devido a presença dos numerosos espinhos.

Nome científico: Euphorbia milii.

Origem: Madagascar.

Clima: É uma planta de clima tropical ou subtropical, que não suporta bem temperaturas próximas de 0°C.

Iluminação: Luz solar direta.

Irrigação: É uma planta resistente a seca, mas cresce melhor se não faltar água. Por outro lado, o excesso de água prejudica esta planta.

Solo: É bastante tolerante quanto ao solo, desde que seja bem drenado. O ideal é um solo bem drenado, leve e moderadamente fértil.

Época de floração: Principalmente primavera e verão, mas pode florescer durante o ano todo quando as condições de cultivo são as ideais.

Ciclo de cultivo: Plantas perenes.

eup_milii005

Propagação: 

Por estaquia – Pedaços retirados do meio de um ramo normalmente não enraízam, portanto são usadas apenas as extremidades com folhas. As pontas de ramos podem ser cortadas com cerca de 10 cm de comprimento e devem ser deixadas em local sombreado por alguns dias para que o corte seque completamente antes do plantio. Os pedaços de ramos são então plantados em vasos com solo úmido. O enraizamento demora cerca de um mês. Este é o método de propagação usado para obter plantas idênticas as plantas-mãe, especialmente no caso de plantas que são híbridas.

Por sementes – o plantio por sementes é realizado principalmente para a obtenção de novas variedades. As sementes podem ser semeadas em sementeiras, bandejas ou pequenos vasos. A germinação das sementes normalmente ocorre em uma ou duas semanas. As mudas estarão prontas para o transplante para vasos maiores ou para o local definitivo quando estiverem com 4 a 6 folhas verdadeiras.

Espaçamento recomendado entre plantas: 25 a 60 centímetros, dependendo do tamanho da variedade.

 

Comments

comments

Posts relacionados

16 respostas para “Como cultivar coroa-de-cristo”

  1. Maria Antonieta Pecher disse:

    Fiquei satisfeita com a compra que fiz com vocês.Mas gostaria de saber se vocês possuem mudas de ibisco ( que faz sucos , geleia e conserva) Se tem quero adquirir ou melhor comprar.

  2. Jaqueline Pilger disse:

    Gostaria de eliminar essa planta do meu jardim, gostaria de saber como?

  3. Solange disse:

    Bom dia. Os meus pés de coroa de Cristo ficaram com um pulgão branco, arranquei tudo e replantei mudas sadias, porém elas não pegaram. Coloco um pouco de água a cada dois dias, mas elas estão apodrecendo. Pode me ajudar?

  4. Como planta espinhosa e toxica nao recomendo seu uso desta forma, pode ocasionar ferimentos em pessoas e criancas. Pode, no entanto, fazer parte de projetos de jardins rurais, para deter animais domesticos ou selvagens.

  5. JOSE DOS SANTOS MORATELI disse:

    Fiquei satisfeito com a explicação do plantio da Coroa de Cristo por estanquia. Já​ estou com as mudinhas. Vou tentar, depois eu reporto. Muito obrigado.

  6. Denise disse:

    Há espécies que crescem e atingem menor tamanho? Como e quando é a poda?
    Obrigada.

  7. Miralda silva disse:

    Olá comprei uma muda de coroa de cristo a um ano atrás e veio cheia de flores. Depois que chegou em casa caiu todas as flores e ficou em com bastante folhas e desenvolvida mas não floreceu mas. O que fazer?

  8. Anali Sanches disse:

    Sou apaixonada pela coroa de Cristo estou colecionando as minhas anos ficam sem flores, ficam no sol direto e na chuva e ate agora não perdi nenhuma ,gostei da postagem de vcs

  9. beatriz disse:

    pode ser por ecesso de agua pois , elas são plantas de seca deve molhar duas vezes por semana

  10. Gelvania de Lourdes da costa disse:

    A coroa de Cristo pode ser plantada na sombras

  11. WADERLI SIMAS VARGAS disse:

    Amei a explicação foi muito útil para mim vou fazer uma cerca na chácara e espero dar certo. Parabéns

  12. Thiago Sales disse:

    Amigos, bom dia!
    Gostaria de saber se esta planta tem boa tolerância para luminosidade média. Sera plantada embaixo de árvores, para fazer um espécie de cerca viva, bloqueando entrada de animais e pessoas.

  13. Gracileia Oliveira disse:

    bom dia essa planta coroa de Cristo é tóxica ? se o meu cachorro tentar comer ou morder os espinhos se torna perigoso para ele?

  14. Carmen Portilho Pettená disse:

    Tenho coroa de cristo como cerca viva ha 30 anos, agora algumas os caules estão ficando esbranquissados e pouca força, parecem estar morrendo, como fazer para recuperá-los?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio