O que plantar em cada estação do ano?

3 Comentários

     Todo mundo sabe que cada estação do ano possui sua característica e isso pode ser um fator importantíssimo que influenciará totalmente na hora de ditar qual espécie você deve cultivar em uma determinada época.

     Por isso é importante demais conhecer sobre as espécies antes do plantio e descobrir se elas serão plantadas em uma estação favorável.

     Falaremos sobre quais plantas são específicas para cada estação do ano.

     Pesquisar sobre as flores ideais para cada época do ano tem um objetivo simples e claro: Cultivar espécies que estão na época correta de seu desenvolvimento e deixar o jardim mais bonito. Além disso, com plantas crescendo em estações propícias é possível atrair polinizadores que transformarão o seu jardim em um verdadeiro habitat natural para estes insetos.

     Sendo assim, é preciso analisar bem as plantas que pretende plantar e verificar qual delas se adapta a temperaturas mais baixas no inverno, quais ficarão bonitas no outono com suas folhas caídas ou quais se desenvolverão bem no verão em altas temperaturas.

     O que não falta são flores que podem ser cultivadas. Sabendo qual é a melhor para cada estação o seu plantio fica mais seguro e a chance de tornar seu jardim colorido será, sem dúvidas, muito maior.

     Para saber quais flores se adaptam melhor a uma determinada estação do ano, confira abaixo um calendário das flores.

     Perceberá que existem incontáveis espécies para escolher, mas é importante respeitar os critérios de cultivo de cada uma delas. Por mais que as estações favoreçam o crescimento destas flores, não se esqueça de pesquisar sobre a espécie e averiguar quais são os cuidados que devem ser tomados em seu cultivo.

1. Primavera

     A primavera é a estação das flores. Sendo assim, é nesta época que a grande maioria das plantas costuma florescer. Por ser tratar de uma época propícia as opções de cultivo crescem e os polinizadores começam a aparecer no jardim com frequência. Confira algumas espécies ideais para essa estação.

Citros em geral: Eles se desenvolvem bem na primavera mas um fato curioso é que alguns também crescem bem durante o inverno.

Marronia: É uma arbustiva com flores amarelas ideal para ornamentação de jardins

Buxo: Ornamental e muito utilizado como cerca viva, possui flores brancas que se destacam

Lâmia: Ela é uma herbácea rasteira que costuma apresentar lindas flores, mas somente na primavera

Plantas aromáticas: São ótimas espécies para serem cultivadas durante a primavera, mesmo que algumas deem flores e outras não

Frutíferas como: Pessegueiro; Mirtilo; Pereira

Rosas do Deserto: Plantas de sol pleno elas florescem na primavera e se adaptam facilmente ao clima quente

2. Verão

     O verão é a estação quente onde o sol se faz presente com grande intensidade na maior parte do tempo.

     Nessa categoria, as flores mais comuns apreciam os raios solares em quase todo seu período e precisam deles para seu pleno desenvolvimento.

     No verão as flores costumam ser mais resistentes e passam a durar mais por causa da atividade fotossintética. Além da já citada presença de polinizadores.

     Algumas plantas indicadas são:

Margaridinhas: Bastante coloridas e pequeninas elas fazem sucesso. Podem variar na tonalidade de espécie para espécie. São uma ótima aposta para a estação.

Artemísia: As flores brancas preenchem um belo arbusto de pequeno porte, perfeito para decoração

Buddleja: Flores brancas e violetas, totalmente ornamentais e de ótimo desenvolvimento durante o verão

Amor-agarradinho: Arbusto de porte médio a planta apresenta na maioria das vezes flores rosas, mas é possível encontrar cultivares com flores brancas também

3. Outono

     Poucas espécies conseguem florescer nesta época e por isso a lista de plantas indicadas é sempre mais escassa.

     O Outono costuma ser uma época do ano muito equilibrada e por isso não exige abundância de flores. O que importa nessa estação são as incontáveis folhas que acabam enfeitando o jardim e combinando com a grandes maioria de espécies florais.

Algumas flores indicadas:

Girassol: Os girassóis costumam ser muito utilizados no Outono, afinal, combinam bastante com o clima. Se bem cultivados, florescem em abundância tornando o ambiente num lugar mágico de tão lindo

Dálias: No Outono elas se desenvolvem bem e produzem lindas e numerosas flores

Capuchinhas: As Capuchinhas são flores amarelas mas que também possuem algumas tonalidades em vermelho ou laranja. Combinam muito com a estação

Campanulas: Essas flores de formato exótico lembram campainhas e são perfeitas para o cultivo durante o Outono

4. Inverno

     As plantas que se adaptam facilmente ao inverno geralmente apresentam grande resistência à baixas temperaturas. Além disso se desenvolvem melhor longe de raios solares.

     Algumas espécies suportam até mesmo as temidas geadas em algumas partes do país. E pra que acha impossível encontrar polinizadores em seu jardim durante essa estação, saiba que não é. Eles podem aparecer

     Opções que você pode ter:

Camélias: Seja em mudas para arbustos ou apenas as flores em si de colorações variadas, as Camélias vão bem no inverno e podem enfeitar o jardim

Citros em geral: Eles podem até não florescer nessa estação, mas são ótimas plantas para o inverno

Azaléias: Os arbustos com cores variadas crescem bem na estação fria e trazem uma beleza surreal ao jardim

Marmelinho de jardim: Lindas, pequeninas, coloridss e perfeitas para a estação

Cerejeira-do-japão: A belíssima espécies floresce muito bem durante o inverno e se destaca graças à suas intensas e apaixonantes cores

     Gostou de conhecer algumas espécies ideais para cada estação? Então agora é hora de separar os materiais ideais para as flores de primavera. Em nossa loja você encontra tudo que é preciso para cultivar com eficácia e tranquilidade. São incontáveis itens que vão de sementes à adubos. Clique aqui e conheça.

     Mãos à terra! 💚

3 respostas para "O que plantar em cada estação do ano?"

  • otimas dicas, uma curiosidade, para a plantação de lavanda, melhor tipo de solo, como extrair o óleo ou ter contato com quem faz isso, enfim dicas para produção em escala que possam suprir uma quantidade minima para extração e venda do óleo.

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *