Lendo agora
Plantas no Inverno: 7 cuidados essenciais

Plantas no Inverno: 7 cuidados essenciais

plantas no inverno

Diferentes estações do ano requerem diferentes cuidados com as plantas da casa. No inverno a importância dos cuidados é ainda maior, já que as plantas se tornam sensíveis nessa época do ano.

O Brasil, sendo um país muito grande, apresenta diferentes invernos. Alguns são secos, outros são úmidos, alguns demoram bastante para passar e outros não possuem mais que algumas semanas de frio.

Em especial naqueles que ocorrem ventos e temperaturas baixas durante a noite, é fundamental proteger as plantas dessas intempéries, portanto, confira as nossas dicas!

plantas no inverno

Como o frio danifica as plantas?

Primeiramente é necessário saber como o frio machuca a planta. Os vegetais possuem 80% de seu peso constituído por água. Este elemento influencia o crescimento, desenvolvimento e reprodução das plantas.

As baixas temperaturas afetam o fluido, congelando-o e consequentemente as células das plantas.

Em climas mais frios onde ocorrem geadas, a fina película de gelo que se forma com a queda da temperatura acaba cobrindo toda a planta e faz com que a radiação solar tenha seus efeitos amplificados, queimando sua superfície.

cuidados com plantas no inverno

O vento também faz com que a temperatura sentida pela planta seja menor ainda que a temperatura do ambiente.

A quantidade de frio que um vegetal tolera depende de sua espécie. Plantas mediterrâneas toleram temperaturas entre 10 e 12ºC, já plantas tropicais entre 20 e 22ºC.

As que são adaptadas à ambientes frios chegam a aguentar até -5ºC sem apresentar problemas.

Quer manter suas plantas saudáveis e vigorosas durante os períodos de frio?

Leia 7 dicas de cuidados e aprenda!

1. Traga suas plantas para dentro

Flores em vasos e plantas suspensas podem ser trazidas para dentro de casa. Coloque as que necessitam de sol mais perto da janela, mas lembre-se que temperaturas extremas deixam as janelas bem frias, o que também pode danificar sua planta.

Antes de trazê-las para dentro de casa certifique-se que as plantas não possuem pragas, estejam limpas e sem ramos ou folhagens mortas ou doentes.

2. Cubra o solo com folhas

A chamada “cobertura morta” mantém o solo quente e retém a umidade. Essa dica vale para arbustos, folhagens e também para gramados.

Especialmente nos gramados, evite regar constantemente, fazendo isso apenas quando as folhas começarem a se enrolar.

Conheça os substratos para uso doméstico e profissional da marca Carolina Soil disponíveis na Plantei Garden Center. Compre online e receba em casa!

3. Cubra as plantas à noite

Esta dica é direcionada à plantas tropicais, que são bem sensíveis a temperaturas baixas.

Os cobertores previnem a formação da geada e inibem a ação do vento e podem ser feitos com lonas ou tecidos de TNT. Não se esqueça de retirá-las durante o dia, para que recebam iluminação.

4. Faça uma estufa

estufa de plantas para inverno

Barreiras totalmente sólidas inibem completamente a ação dos ventos gélidos.

As estufas ou casinhas são boas soluções para hortas e pequenos jardins que podem ser manipulados.

5. Regue o solo, não as folhas

Faça isso pela manhã, pois a rega pela tarde e pela noite deixa o solo muito úmido favorecendo o aparecimento de pragas. Molhe o solo, não as flores ou folhas.

Regar no período correto também causa o derretimento da geada antes da incidência do sol e a consequente queimadura. Nesse caso, vale regar as folhagens.

6. Forneça uma fonte de calor

Lâmpadas ou um melhor posicionamento em relação ao sol são formas de fornecer uma fonte de calor para sua planta.

Realizar a poda de galhos mortos, mal formados ou doentes também melhoram a incidência solar sobre a planta.

Flores amarelas em vaso. Crédito da imagem: Julian Hochgesang

7. Escolha plantas de inverno

As plantas “de inverno” possuem maneiras de criar uma “bolsa de ar” em seu exterior, aguentar uma maior formação de gelo intracelular e tem suas folhas com uma menor área de exposição.

Camélia, amor-perfeito, boca-de-leão e hamamélis (ou flor-do-inverno) são algumas sugestões de plantas para cultivo em climas frios.

Outras flores para plantar no inverno são capuchinha e dália (junho), gerânio e petúnia (julho) e gérbera e margarida africana (agosto).

Veja também:

hortaliças para plantar no inverno

Continue aprendendo!

Ao adquirir uma planta nova, não se esqueça de pesquisar sobre suas características e cuidados no cultivo em todas estações. Aqui no nosso blog temos artigos com inúmeras dicas de cultivo para flores, hortaliças e árvores!

Mantenha os cuidados de temperatura todo o ano através das previsões do tempo. Não é apenas no inverno que as temperaturas podem cair e o melhor é não ser surpreendida(o)!

Quer aprender mais sobre plantas? Acesse nossa página de materiais gratuitos e faça o download de guias e ebooks!

jardim vertical

Comentários (3)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo