Lendo agora
Como fazer uma horta suspensa?

Como fazer uma horta suspensa?

Como fazer uma horta suspensa?

Cultivar temperos, pimentas e ervas aromáticas é uma forma de ter ingredientes fresquinhos sempre à mão na hora de cozinhar. Se não falta vontade para começar, mas a ausência de espaço é um problema, aposte na horta suspensa! 

Com estruturas verticais, vasos médios e as nossas dicas você pode transformar um pequeno espaço ou parede vazia em um cantinho produtivo e lindo! Quer saber como? Continue a leitura, escolha suas hortaliças favoritas e mãos à terra! 

Como fazer uma horta suspensa?

Há inúmeras formas de montar uma hortinha e você pode definir os materiais de acordo com recursos disponíveis e as hortaliças que você pretende cultivar.

Se a ideia é ter temperos, ervas aromáticas e pimentas, por exemplo, que se adaptam ao espaço em que estão e podem se manter de pequeno porte, os vasos médios dão conta do recado. Mas, se você quer ir além e cultivar folhosas, como alface e couve, foque em vasos maiores. 

Horta suspensa com vasos autoirrigáveis da Linha Gourmet (Raiz) disponíveis na Plantei Garden Center.
Horta suspensa com vasos autoirrigáveis da Linha Gourmet disponíveis na Plantei Garden Center. Imagens: Raiz.

Antes de começar, leia atentamente as informações abaixo, porque elas são essenciais para uma boa colheita:

Precisa de sol? Sim! Todas as hortaliças precisam de luz solar direta por, aproximadamente, 4 horas por dia. Para algumas variedades, a duração sobe para 6 horas. Por isso, fique atenta(o) ao local em que a hortinha suspensa será posicionada.

Atenção ao peso na parede ou teto. Lembre-se de utilizar materiais resistentes, caprichar na instalação da estrutura e pesquisar sobre o peso suportado pelos vasos. Após as regas, por exemplo, eles ficam mais pesados e se a estrutura não for firme, poderá ceder.

Produção de hortaliças em jardineiras suspensas.
Produção de hortaliças em jardineiras suspensas. Imagens: Acqua Planta.

 🌱 Dica da Plantei: além de ajudar no desenvolvimento das plantas, a camada de drenagem com argila expandida deixa os vasos mais leves!

Época de plantar! As hortaliças têm suas preferências quanto ao tipo solo, clima, luminosidade e frequência de regas. Por isso, verifique o calendário de plantio para a sua região e leia atentamente as recomendações que estão nas embalagens das sementes.

Achou muito complicado? Pergunte no viveiro ou garden center da sua cidade quais são as hortaliças da época e adquira mudas saudáveis e firmes.

A boa notícia é que os temperos mais comuns podem ser cultivados em qualquer época do ano, em todas as regiões do Brasil (clique aqui para saber mais). 

Estrutura de varanda de apartamento com ervas aromáticas penduradas em vasos coloridos.
Aproveite a própria estrutura do seu espaço para cultivar ervas aromáticas sem ocupar o chão.

Depois de pensar nesses aspectos, é hora de escolher os materiais para começar. Você pode utilizar itens que já tem em casa ou escolher um kit pronto e instalar na sua casa. 

Confira algumas dicas: 

  • Compre um kit completo para montagem de hortinhas;
  • Reaproveite garrafas, frascos e pallets;
  • Fixe jardineiras diretamente no muro; 
  • Coloque prateleiras de vidro ou madeira na cozinha;
  • Utilize aparadores ou floreiras nos espaços abertos;
  • Aproveite cercas e grades de proteção para pendurar os vasos.

 

Qual o melhor vaso para horta suspensa?

Se a horta suspensa for fixada à parede, é importante que o vaso tenha o tamanho compatível com suporte que vai acomodá-lo. Mas, se a ideia é pendurá-los no teto, verifique se são leves e se há bordas para encaixe das alças

Treliças de madeira para hortas suspensas com vasos. Imagem 1: vasos na cor terracota; Imagem 2: vasos personalizados com os nomes dos temperos.
Treliças de madeira para hortas suspensas. Imagens: Raiz e Plantei Garden Center.

Nós recomendamos os vasos autoirrigáveis para hortas suspensas porque otimizam os cuidados com as regas, impedem a queda frequente de água no chão e a proliferação de mosquitos. Para quem não dispõe de muito espaço, são fatores que facilitam a rotina e estimulam a continuidade do projeto! 

Vasos e jardineiras para montar hortas suspensas e verticais.

As jardineiras de parede são excelentes para cultivar folhagens ou pimentas em maior quantidade. Capriche na estrutura em que elas serão colocadas e observe o peso máximo suportado pelos vasos que escolher.

🌱 Dica da Plantei: os modelos da Acqua Planta têm função autoirrigável, que distribui a umidade para a planta de forma uniforme e são resistentes à impactos.

Horta suspensa em jardineiras de parede. Imagens: Acqua Planta.
Horta suspensa em jardineiras de parede. Imagens: Acqua Planta.

Como prepará-los?

Todos os vasos precisam ter furos! Eles garantem que a água escoe com facilidade, impedindo que as raízes sejam prejudicadas. 

Faça uma camada de drenagem no fundo, utilizando argila expandida ou pedrinhas de construção. Em seguida, coloque o substrato para o plantio ou mix de terra vegetal e composto orgânico preenchendo até a metade do vaso.

Imagem 1: sementes de ervas e temperos, como sálvia, alecrim, manjericão. Imagem 2: montagem do vaso autoirrigável com camada de argila expandida.
A argila expandida é utilizada para fazer a camada de drenagem. Imagens: @marielimallmann.

Posicione a muda do tempero ou erva aromática escolhida no centro do vaso e vá colocando mais substrato até chegar à borda. Depois, faça uma rega e veja se escoa com facilidade. 

Assista o vídeo para entender melhor:

Caso o plantio seja feito por sementes, utilize sementeiras ou recipientes pequenos e faça o transplante posteriormente, quando as ervas escolhidas já estiverem mais firmes. No caso dos vasos autoirrigáveis, a irrigação precisa ser por cima no início, até as raízes da planta alcançarem a raiz artificial. 

🌱 Dica da Plantei: você já conhece os nossos kits de sementes? Criamos combinações incríveis para facilitar a rotina! 

Substrato Carolina: para uso doméstico e profissional.

Suporte para hortas suspensas

A vantagem das treliças de parede próprias para hortas suspensas é que elas vêm com espaço para suportes dos vasos. Então, você pode movê-los com praticidade, seja para as regas, trocas ou para criar novas composições! 

Restos de madeira, pallets ou estruturas de ferro que não são mais utilizadas, como janelas antigas e grades também são ótimas alternativas. Lembre-se higienizá-las corretamente e utilizar uma tinta resistente à ação do tempo, já que ficarão expostas ao sol.

As floreiras de madeira ou metal são estruturas de chão, mas que não ocupam toda a base do espaço. Elas podem acomodar vasos médios ou sementeiras e, por isso, são ideais para quem cultiva microverdes em maior quantidade! 

Veja também
Folhagem rosa e verde: aglaonema Karat, maranta tricolor e ficus elastica ruby.

As prateleiras são boas opções para aproveitar as grades das varandas. Os vasos podem ser colocados em cima delas ou encaixados, a depender do modelo escolhido. Há opções em madeira, plástico ou ferro e você pode escolher a que combina mais com o estilo da sua casa ou jardim! 

Prateleiras para jardineiras e vasos ajudam a compor a decoração nas varandas de apartamentos ou de espaços corporativos.
Prateleiras para jardineiras e vasos ajudam a compor a decoração nas varandas de apartamentos ou de espaços corporativos.

🌱 Dica da Plantei: os vasos da Linha Gourmet são autoirrigáveis, anti-dengue e otimizam os cuidados com os temperos. Você pode posicioná-los na bancada da cozinha ou em prateleiras acima da pia, desde que o local receba bastante luminosidade! 

Para aproveitar as colunas de espaços abertos, aposte na mão francesa e nos vasos suspensos. Além de ficarem mais firmes e menos suscetíveis à quedas nos ventos, deixam o espaço mais bonito! 

Onde comprar? Clique nos links e confira as opções disponíveis na Plantei Garden Center!

Treliças de parede de ferro e madeira

Alça para vasos suspensos

Mão francesa ou suporte de madeira

Prateleira de ferro

Suporte e jardineira de fibra de coco

Para comer com os olhos: a amor-perfeito é uma flor comestível que pode ser cultivada em vasos suspensos e jardineiras. Utilize em drinks, bolos e biscoitos.
Para comer com os olhos: a amor-perfeito é uma flor comestível que pode ser cultivada em vasos suspensos e jardineiras. Utilize em drinks, bolos e biscoitos.

Já conhece a Escola Plantei?

Gostou das dicas? Você quer começar a cultivar temperos em casa, mas não sabe por onde começar? Ou já tentou cultivar, mas não conseguiu manter as hortaliças vivas? Acontece!

Nós criamos um material completo sobre esse assunto explicando como escolher o local para colocar seus vasos, como fazer o plantio de sementes e de mudas, quais os cuidados mais importantes e como escolher as variedades certas. Visite a Escola Plantei e confira os tutoriais de plantio! 

escola plantei - horta em vasos

Comentários (0)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo