Lendo agora
Microverdes: como cultivar e produzir?

Microverdes: como cultivar e produzir?

microverdes

Os microverdes são mais que uma nova tendência da horticultura. Além de serem altamente nutritivos e apresentarem um visual singular, sua produção exige pouco espaço, podendo ser cultivados em qualquer ambiente — da casa ao apartamento.

Muito consumidos internacionalmente, eles equilibram e adicionam sabores intensos e diferenciados às refeições, fazendo sucesso entre crianças e adultos.

Leia o artigo e saiba o que são e como cultivar os famosos microverdes!

O que são microverdes?

Os microverdes, também conhecidos como microgreens, são plantas recém-nascidas, que passaram da fase do broto, mas ainda não são consideradas baby leaf.

Elas são colhidas entre 7 e 21 dias após a germinação, quando as primeiras folhas estão totalmente desenvolvidas e as folhas verdadeiras já estão presentes.

microgreens

No Brasil, eles já fazem parte do cardápio da população que aprecia gastronomia e se preocupa em ter uma alimentação saudável. Alguns estabelecimentos, como restaurantes, bares e hotéis do país, utilizam os microverdes para agregar valor aos produtos, que vão de saladas a drinks elaborados.

Além de apresentarem as vantagens de um ciclo de cultivo rápido, que exige o mínimo de espaço, seus benefícios são gigantes! Por serem plantas jovens, concentram grandes quantidades de bioativos, como vitaminas, oxidantes e minerais.

Alguns deles, como o manjericão, possuem 40 vezes mais nutrientes do que quando estão em sua fase adulta, já pensou?

Principais variedades

microplantas

São muitas as variedades de microverdes que podem ser cultivadas em casa. Confira algumas delas:

  • Acelga
  • Alho-poró
  • Agrião
  • Beterraba
  • Cebolinha
  • Cenoura
  • Coentro
  • Couve
  • Ervilha
  • Girassol
  • Manjericão
  • Mostarda
  • Rabanete
  • Rúcula
  • Brócolis
  • Cebola
  • Repolho

sementes de microverdes

loja plantei

Como produzir microverdes?

O cultivo de microverdes é rápido e descomplicado. As sementes podem ser cultivadas em qualquer recipiente, porém as bandejas de germinação são as mais indicadas por possuírem células que facilitam o desenvolvimento e a colheita das plantas.

microverdes
A primeira imagem mostra o cultivo de microverdes em bandejas de germinação e a segunda mostra o cultivo em água. Imagens: enviadas por clientes da Plantei Garden Center.

Preparando as bandejas

Complete as células da bandeja de germinação com substrato e use preferencialmente um que seja leve e fofo.

Substrato é uma mistura homogênea de diferentes componentes que reproduzem as condições de uma terra natural e proporcionam estabilidade à planta.

Sua principal função é levar água e nutrientes para a planta, fornecendo elementos necessários para que os microverdes desenvolvam seu sistema radicular e tenham um crescimento saudável.

Clique aqui e confira opções de substrato.

Microverdes na fibra de coco

Uma outra forma de cultivar microverdes para consumo em pequenos espaços é utilizando mantas ou placas de fibra de coco, que são extraídas do fruto.

Trata-se de uma opção natural e biodegradável, que funciona como um substrato para o desenvolvimento dos microverdes.

fibra de coco para microverdes

loja plantei

O uso da manta permite que o espaço de plantio seja definido de acordo com as suas necessidades, já que ela pode ser cortada em tamanhos menores para adequar-se ao espaço disponível em sua casa. 

Depois de cortá-la, a fibra de coco deve ficar imersa em água oxigenada 10 volumes por 1 hora. Em seguida, faça a lavagem em água corrente, assim, possíveis microorganismos são eliminados. 

Em seguida, espalhe as sementes de microverdes pela manta. Escolha opções sem tratamento com fungicidas e inseticidas. 

Nos primeiros 5 dias, mantenha as mantas com microverdes em um local escuro. Depois, coloque-as em um local bem iluminado por, aproximadamente, 4 dias, porém, sem incidência de sol direto. As regas devem ser diárias. 

A colheita pode ser feita com uma tesoura de poda. O período indicado varia de acordo com  o ciclo de cultivo da variedade de microverde escolhida, mas, geralmente, acontece em 3 semanas após o plantio. 

Veja também
lágrima-de-cristo

Semeando microverdes

Coloque as sementes de cada variedade em uma fileira de células da bandeja. O segredo é não enterrá-las, e sim colocá-las de maneira superficial sobre o substrato.

Cubra as sementes com um pouco de substrato, sem enterrá-las. Utilize um borrifador para fazer a rega, que também deve ser feita de forma superficial, sem encharcar as sementes.

kit para produzir microverdes

loja plantei

Deixe as bandejas de germinação no escuro durante três dias para facilitar o desenvolvimento dos brotos.

Após três dias, coloque as bandejas em um local com luz indireta ou com um pouco de claridade – nunca em iluminação direta ou sol pleno.

Pronto! Agora é só aguardar. Os microverdes podem ser colhidos de 7 a 21 dias depois de serem semeados.

bandejas de microverdes
Variedades de microverdes cultivados em sementeiras e substrato. Imagens: enviadas pela Renata, cliente da Plantei Garden Center.

Depois de colhidos, você pode aproveitar o substrato das bandejas de germinação para fazer o replantio dos seus favoritos!

Lembre-se que a quantidade de sementes de microverdes presentes nos pacotes pode variar de acordo com a espécie. As variedades com sementes mais graúdas, por exemplo, irão apresentar menor quantidade.

Assista ao vídeo da equipe Plantei ensinando o passo a passo para produzir microverdes:

Kit para microverdes

Agora que você já sabe como plantar os famosos microgreens, que tal começar sua própria hortinha? Nós, da Plantei Garden Center, criamos um kit com tudo o que você precisa para cultivá-los e saboreá-los!

Sementeiras, tesoura para colheita, borrifador, plaquinhas de identificação, substrato e, é claro, sementes de microverdes de várias espécies!

Gostou de aprender mais sobre os microverdes? A Plantei, maior garden center online do Brasil, reuniu tudo o que você precisa para cultivá-los. Clique no banner abaixo para conferir!

microverdes

Comentários (2)
  • Realmente muito legal. Adoro plantas e seria muito legal cultivar o que vamos comer. Mais saboroso e por que não, mais “divertido”.
    Mas… Como utilizar os microverdes na culinária??? Faltou vocês darem dicas disso…

    • Olá, Márcia!
      Os microverdes são demais, mesmo. Deliciosos de cultivar e comer!
      Há diversas receitas com os microgreens, mas basicamente eles podem substituir qualquer tipo de folha, em saladas, lanches, ou complementando algum prato especial.

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo